Sábado 20 de Abril de 2024

II Hip Hop Ocupa USP

A Juventude Negra Ocupa a Universidade Elitista e Racista

20 Apr 2009 | Na última sexta-feira, 17/04, o prédio de História da USP foi cenário de um ato político em forma de festival cultural: o II Hip Hop Ocupa USP.

GRANDE ATIVIDADE DAS EDIÇÕES ISKRA E DO GRUPO PÃO E ROSAS

Mais de 150 pessoas no lançamento do livro “Lutadoras. Histórias de mulheres que fizeram história” na PUC-SP

25 Mar 2009 | Na última quinta-feira, dia 19, mais de 150 estudantes e trabalhadoras (es) participaram da atividade de lançamento da edição brasileira do livro “Lutadoras. Histórias de mulheres que fizeram história”, segunda publicação da Coleção Mulher das Edições (...)

MOVIMENTO OPERÁRIO

Hoje, exibição do documentário "Fasinpat" no MIS de Campinas

11 Dec 2008 | O documentário da italiana Danielle Incalcaterra retrata os primeiros meses da gestão operária na fábrica Zanón, localizada em Neuquén, Argentina.

LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO

FaSinPat

08 Nov 2008 | O documentário da italiana Danielle Incalcaterra retrata os primeiros meses da gestão operária na fábrica Zanón, localizada em Neuquén, Argentina.

LANÇAMENTO DE FILMES E DEBATE

Hoje "Classe de luta, 1968: Brasil e França" na PUC-SP

30 Oct 2008 | 1968. Ano de explosões estudantis, operárias e culturais. Resgatar as importantes lições das movimentações radicalizadas que se desenvolveram em 68, desde o conhecido Maio Francês, as greves de Contagem e Osasco no Brasil, no momento em que estamos, marcado pelo início de uma crise (...)

CICLO DE FILMES GRUPO MEDVEDKINE

Imagens da Classe Operária na França de 1968

06 Aug 2008 | Neste ciclo exibiremos os filmes do Grupo Medvedkine, inéditos na língua portuguesa. Lançados no mês de junho na Argentina numa parceria entre ISKRA e CONTRAIMAGEN, chegam agora ao Brasil a partir de um trabalho militante de tradução feito pela (...)

QUANDO OS OPERÁRIOS TOMARAM O CINEMA EM SUAS MÃOS

O maio francês operário de 68 através dos filmes do grupo Medvedkine

31 May 2008 | Desde seu nascimento o cinema se desenvolve em meio a grandes tensões que cruzam nossa época. Arte ou mercadoria, entretenimento ou aporte cultural, em cada momento, e em cada capítulo da luta de classes, o cinema debateu seu lugar na (...)

CINEMA

"Persépolis": a Revolução veste o véu

14 Mar 2008 | Desde "Bicicletas de Belleville", não se vê um anime tão bem feito, de uma plasticidade extraordinária. O enredo é, na verdade a autobiografia de uma iraniana chamada Marjane Satrapi, que desenha e dirige o filme com muita simplicidade e poucos (...)

CULTURA

A arte fora da cerca

16 Feb 2008 | Na sociedade regida pelas leis do capital, a arte é uma área de acesso restrito. Apenas uma ínfima minoria tem condições parciais, tanto do ponto de vista econômico e de acesso, quanto do ponto de vista da compreensão, de (...)

O CINEMA E A MULHER

“4 meses, 3 semanas e 2 dias” retrata a precariedade dos abortos clandestinos

16 Feb 2008 | Enquanto a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta uma Campanha da Fraternidade com eixo na luta contra o aborto e “em defesa da vida”, chega aos cinemas brasileiros o filme “4 meses, 3 semanas e 2 dias”, de Cristian Mungiu, que mostra de forma abrupta e (...)

CINEMA

"A Vida dos Outros": a repressão em tons pastéis

27 Jan 2008 | O filme "A Vida dos Outros" se passa em 1984, na Alemanha Oriental e a trama desenvolve-se a partir da personagem Wiesler (Ulrich Mühe), investigador exemplar da polícia política (supostamente secreta) da Alemanha Oriental, a Stasi, encarregado de investigar o dramaturgo (...)

ARTE

Natureza morta: a ascensão burguesa do gênero plástico

06 Jan 2008 | As Naturezas Mortas são comumente identificadas como pinturas que retratam alimentos dispostos à mesa. Mas, na realidade, a idéia de Natureza Morta (ou ainda Stilleben, que é provavelmente a primeira denominação deste gênero da pintura ) está relacionada à retratação/interpretação (...)

Conheça nossas Casas Socialistas de cultura e política

11 Dec 2007 | O objetivo da Casa Socialista é ser um pólo político e cultural dos trabalhadores e da juventude a serviço da luta por uma sociedade sem classes.

90 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA

Entrevista com Ariane Díaz

11 Dec 2007 | Membro do comitê editorial da Revista Lucha de Clases e da Equipe de Coordenação do Instituto do Pensamento Socialista – IPS “Karl Marx”. Formada em Letras (UBA), com especialização em temas filosóficos e culturais.

A ideologia que se esconde por trás do BOPE como "herói nacional"

"Tropa de Elite" da burguesia contra os trabalhadores e os negros

09 Nov 2007 | É impressionante como se criam "heróis" nesse país. Na verdade, poucos lugares hoje seriam mais férteis para o surgimento de um "Salvador da Pátria" do que o Brasil, que vive uma situação marcada pela frustração crescente das massas com os partidos e políticos (...)

Entrevista com o cineasta mexicano Paul Leduc

08 Aug 2007 | Ocorreu em São Paulo, na semana do dia 24 ao 29 de julho o 2o. Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.

Goya no MASP

A Magnitude em Miniatura

09 May 2007 | O MASP está expondo até o fim do mês, uma coleção de gravuras do grande pintor espanhol Francisco de Goya y Lucientes (1746 – 1828). Nascido em Zaragoza, Goya, que inicia sua carreira pintando para o Estado e para a nobreza espanhola, logo desenvolve o seu senso crítico social, o (...)

O Cheiro do Ralo: dura vida

29 Apr 2007 | A VIDA É DURA! Essa é a frase que Lourenço repete cotidianamente para seus clientes. Lourenço é um comprador de peças usadas e diz isso para justificar aos clientes as injustiças que ele próprio comete. Falamos aqui de Lourenço, a personagem principal interpretada por Selton Melo no (...)

A sobra da arte

20 anos de arte contemporânea no Itaú Cultural

29 Apr 2007 | Antes de contemplar as obras, os visitantes se deparam com um dos textos do curador estampado na parede que dá acesso ao início da exposição: “Nada mais contemporâneo que o conceito de multidão. Ali onde antes prevaleciam, por ideologia, a classe e o povo agora surge a (...)

Arte, universidade e mercado

Abaixo essa sociedade espetacular mercantil

24 Mar 2007 | A consigna, uma das inúmeras que foram difundidas durante o processo de lutas contra a sociedade capitalista que o movimento estudantil protagonizou em maio de 1968, na França, não poderia melhor ecoar na sociedade (...)

A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima

Armas americanas, armas japonesas: ambas contra os trabalhadores

24 Mar 2007 | Os dois filmes recentes de Clint Eastwood, A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima mostram duas caras de um mesmo conflito imperialista. Os dois se ambientam na pequena e sulfurosa ilha de Iwo Jima, palco de uma importante batalha na Segunda Guerra (...)

Casa socialista

Visite a exposição completa dos cartazes de Vladimir Maiakovski e Iuri Rojkov na Casa Socialista

10 Dec 2006 | No dia 25 de novembro foi inaugurada na Casa Socialista de Cultura e Política do Rio Pequeno a exposição completa dos cartazes de Iuri Rojkov sobra o poema “Aos trabalhadores de Kursk que extraíram o primeiro minério”.

Companhia Fábrica São Paulo traz de volta "A Mãe" de Brecht

10 Dec 2006 | No sábado dia 18 de novembro fomos em 40 pessoas entre militantes da Liga Estratégia Revolucionária e outros trabalhadores, assistir à peça A Mãe, escrita em 1931 pelo alemão Bertolt Brecht, com base no romance do escritor russo Máximo Gorki, em montagem do núcleo 2 da Companhia (...)

Homenagem a Benjamin Péret, poeta e revolucionário

10 Dec 2006 | Publicamos abaixo a tradução de um poema de Benjamin Péret, poeta surrealista e militante revolucionário francês. Companheiro e amigo pessoal de André Breton, Péret dedicou sua vida à arte e à revolução socialista.

Cineclube e Teleconferência com o grupo Clase contra Clase do Chile

A Batalha do Chile: Poder Popular

10 Oct 2006 | Cerca de 60 pessoas estiveram na Casa Socialista de Cultura e Política do Rio Pequeno, dia 13 de outubro, para assistir ao filme “O Poder Popular” (3ª parte de “A Batalha do Chile”, Patrício Guzmán) e participar da Teleconferência com os camaradas Juan e Aldana do Clase Contra Clase, (...)

Mais publicações: