Sexta 29 de Março de 2024

Dois dias, uma noite e o peso de um mundo

15 Feb 2015 | O filme belga de Jean-Pierre e Luc Dardenne, “Dois dias, uma noite”, é um retrato doloroso e profundamente real de como opera o capitalismo em tempos de crise.

A porta dos fundos das ideias dominantes

11 Feb 2015 | Há dois anos e meio, em 6 de agosto de 2012, era lançado no YouTube o primeiro programa do “Porta dos Fundos”. Em quinze minutos, os humoristas reuniram quadros curtos que tratavam de temas como prostituição, uso de drogas, câncer, religião, violência policial, corrupção policial, (...)

Pagu: a literatura revolucionária sem rugas

08 Feb 2015 | A reedição do livro Pagu: vida-obra, ocorrida no segundo semestre do ano passado, é um acontecimento editorial que merece neste início de 2015, maior atenção por parte da esquerda brasileira. Organizado por Augusto de Campos, o livro que em 1982 saiu pela Brasiliense foi reeditado (...)

Após dez anos, Sleater-Kinney lança "No cities to love"

07 Feb 2015 | Dez anos depois, Sleater-Kinney está de volta, mostrando que sua música ainda tem um chão a percorrer. Em “No cities to love”, o oitavo disco da banda, elas mostram que seu ódio pelo estado de coisas dessa sociedade patriarcal, machista e capitalista não se (...)

Whiplash: reacionarismo à moda americana

07 Feb 2015 | Enquadrado por uma fotografia intensa, Andrew, um jovem estudante de música é retratado no filme de Damien Chazelle em sua trajetória profissional como baterista de jazz, que se inicia com a entrada no Shaffer, retratado como o mais importante conservatório musical (...)

Estética e a Revolução cultural permanente

07 Feb 2015 | O conceito de Revolução permanente enquanto aspecto central do trotskismo, está longe de restringir-se aos âmbitos político e militar. Tais dimensões não se separam de uma radical transformação do modo de vida, em especial das formas de percepção da classe operária. A questão (...)

Stagium: a construção de um ballet com voz popular

06 Feb 2015 | Em plena ditadura civil militar surgia uma das mais importantes e contestadoras companhias de ballet do Brasil, a Stagium. Companhia fundada em 1971 por Decio Otero e Marika Gidali sob os olhos dos burros censores como diria o próprio fundador da (...)

Pride: lésbicas e gays em apoio aos mineiros

06 Feb 2015 | O nome do filme é Pride: orgulho. Um filme que emociona até as lágrimas, um filme poderoso que não tem o que perder. Pride se baseia na história do grupo LGSM (Lesbians and Gays Support the Miners), criado em 1984 em Londres para apoiar a grande greve dos mineiros britânicos (...)

Depois da chuva, a cortina de fumaça

26 Jan 2015 | O filme Depois da Chuva retrata, por meio da história do estudante Caio, a grande farsa da transição pactuada entre militares e oposição burguesa para acabar com a ditadura.

Carlos Contente: o sarcasmo apontado para os opressores

21 Jan 2015 | O novo nome na HQ nacional é Carlos Contente, carioca autor de Claudinho e Adolfo, uma ótima obra em que um Hitler moderno vem ao Brasil e fica maravilhado com a opressão estatal de nosso país

Há 86 anos de seu assassinato

Rosa Luxemburgo: lançar-se para mudar o curso da história

19 Jan 2015 | Em 15 de janeiro de 1919, Rosa Luxembrugo era assassinada em Berlim junto a seus companheiros e camaradas. Uma de suas armas prediletas foi a palavra escrita, deixando uma obra extensa: artigos, panfletos de polêmica e teóricos. Depois de mais de meio século de ter suas obras (...)

Pierre Broué e as lições da luta pelo bolchevismo

18 Jan 2015 | Pierre Broué foi o mais importante historiador do bolchevismo, tendo dedicado um grande esforço para elaborar diversos trabalhos capazes de demonstrar as ideias, a prática, o percurso histórico desse que, até hoje, permanece sendo o mais importante partido revolucionário que a (...)

Os sons do silêncio

14 Jan 2015 | A escritora desconfia das palavras, “o silencio es mi voz, é mi sombra, minha chave...”, diz. As palavras impõem-se ao silêncio, chegam para explicar, para evocar, para justificar e isso a asfixia.

Pablo: "Porque homem não chora" ou a culpabilização, sofrimento e morte das mulheres.

12 Jan 2015 | Segundo o site oficial do cantor, Pablo é conhecido como a "A voz romântica" e o "Rei da Sofrência". Com treze anos de carreira, 10 CDs e 4 DVDs é um cantor de sucesso no mercado musical com milhões de CDs vendidos e mais de 20 shows por mês. No ano passado lançou seu segundo CD (...)

Ramón Sampedro e o direito à morte

11 Jan 2015 | O filme Mar Adentro conta a história de Ramón Sampedro, tetraplégico que, por 28 anos, lutou pelo direito ao suicídio. É uma história que nos coloca a questão: a quem pertence nossa vida?

A Ku Klux Klan e o capitalismo

04 Jan 2015 | A Ku Klux Klan, organização racista e anti-operária dos EUA, não é apenas um grupo marginal, mas sim uma grande organização influente que conta entre seus membros ex-presidentes, senadores e juízes.

O Trem de Lênin

04 Jan 2015 | Em março de 1917, Lênin embarca em um trem alemão para conseguir retornar à Rússia e dirigir a primeira revolução operária vitoriosa da história. A série televisiva italiana Il Treno di Lenin (O trem de Lênin) conta essa (...)

Carolina de Jesus – uma voz necessária

31 Dec 2014 | Em 2014 completa-se o centenário de Carolina Maria de Jesus, primeira escritora negra e moradora de uma favela a ser reconhecida no Brasil. Sua obra, envolta em muitas contradições, é uma herança fundamental para nós.

Isadora Duncan, uma dançarina do futuro

29 Dec 2014 | Isadora Duncan considerava sua arte como um esforço para expressar, em gestos e movimentos, a verdade do seu ser. Desde o começo de sua vida, nada mais fez que dançar sua própria vida; quando criança dançava espontaneamente sobre coisas que cresciam a sua volta; adolescente, (...)

Os relatos selvagens de cada dia

28 Dec 2014 | O novo longa metragem argentino Relatos Selvagens traz o retrato de uma sociedade bestializante, onde o indivíduo, submetido a todas as pressões, pode se tornar o próximo algoz ou vítima dessa engrenagem.

Cabra marcado para morrer – arte e luta no campo brasileiro

27 Dec 2014 | Em 2014 completam 30 anos de Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho, um filme interrompido pelo golpe e retomado 17 anos depois, que mostra a luta dos camponeses contra o latifúndio e a repressão sanguinária da ditadura contra (...)

Um ano após junho de 2013, arte marginal é discutida e não-artistas são autores de obras que não conseguem ter acesso

25 Dec 2014 | Enquanto acontecia a polêmica Bienal de São Paulo, que fez de tudo para tentar representar os conflitos políticos mais latentes no mundo evidenciando a coletividade, os oprimidos e os não-artistas, o Victoria and Albert Museum em Londres apostou em uma exposição sobre artefatos (...)

A propósito do Natal

As origens do cristianismo segundo o marxismo

24 Dec 2014 | As origens históricas do cristianismo foram e continuam sendo um tema difícil de abordar. As fontes de informação sobre as primeiras comunidades religiosas são majoritariamente cristãs e estão nas mãos do clero, que realizou um cuidadoso trabalho de seleção, mesclando teologia e (...)

Deadfish: Há Dez anos de “Zero e Um” segue o chamado a Urgência de estar vivo!

23 Dec 2014 | Seja pela atualidade da mensagem ou por sua presença ainda marcante, não parece que se completam 10 anos de “Zero e Um”, dos Capixabas do Deadfish.

Uma resenha sobre a obra de Isaac Asimov

Cuba e as Cavernas de Aço - semelhanças e diferenças

22 Dec 2014 | Isaac, nascido na Rússia em 1920, mas criado e naturalizado norte-americano a partir dos três anos de idade, foi um dos grandes impulsionadores da própria literatura de ficção-científica, sendo o pai do gênero da robótica e ainda transitando entre o espaço sideral e seres (...)

Mais publicações: