Sexta 19 de Abril de 2024

LETRAS USP

Construa conosco o Grupo de Estudos de Cultura e Marxismo!

03 Apr 2012 | O Grupo de Estudos de Cultura e Marxismo na Letras USP, impulsionado pela Juventude às Ruas e estudantes independentes, voltou a se reunir neste ano a partir da reflexão sobre o teatro inserido na luta de classes em defesa da classe (...)

ARTE

Surrealismo e trotskismo: os caminhos cruzados antes do Manifesto da FIARI (1938)

06 Dec 2011 | A análise do movimento surrealista, se encarada mediante uma perspectiva retrospectiva superficial, pode desembocar facilmente na simples conclusão de que o devir natural do grupo, e sua realização última enquanto tal, repousa em sua articulação ao materialismo dialético – este (...)

RESENHA DO LIVRO "O COMBATE SEXUAL DA JUVENTUDE" DE WILHELM REICH

Para além da miséria sexual

05 Dec 2011 | Voltar “à Reich” com o olhar marxista, deve ser encarado como parte deste exercício, de recolocar o tema da sexualidade como um aspecto das transformações humanas que almejamos. A burguesia, dizia Reich, não é capaz de encabeçar esta transformação, já que a sociedade capitalista se (...)

ENTREVISTA COM OS DIRETORES DO FILME TRABALHAR CANSA

“Buscamos retratar a crueldade velada que existe na mentalidade empresarial”

16 Sep 2011 | Com o filme "Trabalhar Cansa" Juliana Rojas e Marco Dutra apresentam seu primeiro longa. Os dois jovens, que iniciaram a carreira a partir do curso de Cinema da USP, filmam de forma ácida as relações de trabalho e as mudanças das relações familiares quando Helena, personagem (...)

RIO DE JANEIRO

Justiça brasileira nos faz reviver os tempos da ditadura: a censura de “A Serbian film”

11 Aug 2011 | Há 26 anos não se proibia uma peça, censurava um filme inteiro a qualquer audiência e muito menos apreendia-se a película. A mando do DEM a justiça do Rio recriou os tempos do AI-5.

OCUPAÇÃO NA FUNARTE

Cortes no orçamento, Funarte ocupada. Qual a saída para a cultura?

11 Aug 2011 | A ocupação de oito dias da Funarte, que terminou dia 1 de agosto, está vinculada a este contexto, pois se deu, a princípio, contra a redução do orçamento da cultura de 0,2% para 0,06% do PIB. Entendendo que é apenas esta miséria que o capitalismo pode nos oferecer, Iná Camargo Costa, (...)

RESENHA DO FILME "REVOLUÇÃO EM DAGENHAM"

Saiam todas!

06 Jul 2011 | 1968. 198 operárias numa Ford de 5 mil operários decidem iniciar uma mobilização por equiparação salarial entre homens e mulheres. Baseado em uma história real, é este o tema central do filme “Revolução em Dagenham”, do diretor Nigel Cole. Neste filme, muitos temas que dizem respeito a (...)

Crítica: Cisne Negro

21 Mar 2011 | Cisne Negro, novo longa-metragem de Darren Aronofsky (Pi, Réquiem para um Sonho, Fonte da Vida e O Lutador), tem como norte pouco modesto a tradução para a tela de cinema do processo de criação artística – empreitada que regularmente desemboca em um sofrível romantismo idealizado, (...)

LANÇAMENTO ISKRA

Sobre o livro “A precarização tem rosto de mulher”

21 Mar 2011 | Neste mês de março, mês do dia internacional das mulheres, a Editora Iskra lança mais uma publicação da Coleção Iskra Mulher. Desta vez, relatamos a luta protagonizada pelos trabalhadores e trabalhadoras terceirizados de uma das empresas de limpeza da Universidade de São Paulo. (...)

HISTORIA

Comuna de Paris 140 anos

21 Mar 2011 | Albamonte caracteriza a época da Comuna de Paris – e o próprio tempo histórico de Marx e Engels – como a época onde “as premissas materiais, objetivas, para a revolução proletária ainda são imaturas” e que tratava-se de um momento histórico de “transição, caracterizado pelo ´não mais’ (...)

MOVIMENTO ESTUDANTIL

Mais de 1000 pessoas participam do I Festival Interunesp Contra as Opressões numa grande resposta ao “rodeio das gordas” e à política repressiva da reitoria

04 Dec 2010 | Mesmo com o esforço da reitoria da UNESP para impedir que acontecesse, realizou-se com grande êxito nos dias 03 e 04 de dezembro no campus da UNESP de Marília o “I Festival Inter UNESP Contra as Opressões”.

TODOS À MARÍLIA CONTRA O MACHISMO, O RACISMO E A HOMOFOBIA

Festival InterUnesp contra a opressão

26 Nov 2010 | Frente aos recentes casos de machismo, homofobia e racismo que tem marcado a realidade brasileira, assim como em resposta ao absurdo "Rodeio das Gordas" ocorrido no Interunesp de Araraquara, em Marília-SP, nos dias 3 e 4 de dezembro, o DCE da Unesp Fatec organizará o festival (...)

CINEMA

Tropa de Elite 2: O inimigo agora é outro, mas a elevação do BOPE como herói nacional continua a mesma!

23 Oct 2010 | Estreou na última semana, em meio às eleições presidenciais, a esperada seqüência do filme “Tropa de Elite 2”. Com cerca de 1,25 milhão de espectadores em quatro dias, já é o quarto longa de melhor abertura entre todos os filmes já exibidos em telas (...)

CAMPINAS

Lançamento da Casa de Cultura e Política Hermínio Sacchetta

17 Sep 2010 | Na noite de 17 de setembro de 2010, sexta-feira, cerca de 150 pessoas presenciaram o lançamento da Casa de Cultura e Política Hermínio Sacchetta. Amontoados no pequeno espaço alugado na Avenida Anchieta número 51, Centro de Campinas, jovens estudantes secundaristas, (...)

TEATRO

Companhia do Feijão coloca em cena as tragédias e as farsas da política brasileira

10 Sep 2010 | Na peça Pálido Colosso a história política recente do Brasil, desde o golpe militar até os dias de hoje, é retraçada pela Companhia do Feijão a partir da primeira memória de infância de um de seus membros. As cenas, curtas e certeiras, mostram o ufanismo e a perseguição política (...)

OPINIÃO

O ataque do PSDB a TV Cultura: Mais um ataque da burguesia para a brutalização da vida

29 Aug 2010 | A burguesia não tem interesse nenhum em preservar a cultura e a arte, quando muito a encara como artigo de luxo para consumo próprio, mas tem consciência do potencial humanizador podendo fazer com que aqueles que essa cínica burguesia relega a brutalização e a alienação da (...)

BREVE OBITUÁRIO (1922 - 2010)

José Saramago: uma voz crítica na literatura

25 Jun 2010 | O escritor, novelista, dramaturgo, poeta e jornalista português faleceu no passado dia 18 de junho. Deixou quase 40 títulos, além de comentários em seu blog e discursos em conferências e instâncias similares.

CULTURA

Saramago: da destreza literária à investida contra a reação católica

23 Jun 2010 | Qual o limite da igreja católica quando pretende destilar o seu reacionarismo? Essa é uma pergunta que se faz premente quando se observa desgraçadamente que a pouquíssimos dias da morte de José Saramago, importante gênio da literatura mundial da contemporaneidade, a igreja já se (...)

20 ANOS DA QUEDA DO MURO DE BERLIM

A oposição cultural na antiga República Democrática Alemã

08 Dec 2009 | No mês de novembro ocorreram comemorações burguesas e debates na esquerda, universidades e afins por ocasião dos 20 anos da Queda do Muro de Berlim.

UNIVERSIDADE

Estudantes protestam contra o sucateamento da memória Operária

21 Nov 2009 | O movimento A Plenos Pulmões impulsionou um ato organizado pelo CACH no dia da inauguração da nova sede do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL), um dos maiores arquivos do movimento operário latino-americano. Hoje esse arquivo sofre um sério risco: a falta de funcionários faz com que (...)

ARQUIVO EDGARD LEUENROTH

Meus heróis são outros

21 Nov 2009 | Quem participou da festa oficial de inauguração do Pirâmide Branca, a nova sede do AEL, pode ver ali uma luta aberta sendo travada.

Há 100 anos do nascimento de Patativa do Assaré

11 Nov 2009 | Patativa, Antônio Gonçalves da Silva, é um cearense nascido na pequena cidade de Assaré. Era lavrador pobre de uma das regiões mais inóspitas do Brasil: o sertão nordestino, e estaria completando cem anos em 2009. O que o distinguiu dos milhares de lavradores da região, é que (...)

CASA SOCIALISTA KARL MARX

Grande atividade contra o golpe em Honduras

03 Oct 2009 | No último sábado, dia 03/10, a Casa Socialista Karl Marx, em São Paulo foi cenário da jornada cultural de Artistas Contra o Golpe em Honduras.

Mais publicações: