Sexta 26 de Abril de 2024

Palavra Operária Nº068

CONTATO [email protected]

Nacional

EDITORIAL

Sigamos o exemplo de luta do SINTUSP em defesa do direito de greve e contra a repressão: por uma campanha nacional

A corrida eleitoral já começou. Com ela, as distintas candidaturas e distintos governantes buscam na prática e em seus futuros projetos de governo, apresentar aos empresários e banqueiros quem será o melhor gestor de seus negócios à frente do Estado na democracia dos ricos. Entre os últimos fatos políticos, há um consenso entre os principais candidatos burgueses e governantes, frente às greves operárias: retirar direitos dos trabalhadores e atacar o direito de greve como plataforma e compromisso (...)

DEBATE COM A ESQUERDA

O eleitoralismo da esquerda e sua miséria de estratégia

Por: Leandro Ventura Enquanto o PSOL dividia-se em torno de setores que estavam mais abertos a Marina Silva do PV e outros mais “resistentes” a esta guinada à direita, o PSTU desde final do ano passado dialogava com ambos insistindo que a candidatura deveria ser a de Heloísa Helena, expoente do apoio ao “neo-liberalismo ecológico” de Marina. Porque insistia na alagoana? Porque ela atrai mais votos. Frente à insistência de alas importantes do PSOL no diálogo com o PV e a posterior decisão de adotar um candidato que não (...)

DEBATE

Desmascarando o discurso “nacional e popular” do PT

Por: Daniel Matos Setores que compõem as chamadas “alas esquerdas” do petismo, composto por distintas correntes minoritárias do partido e seus parlamentares, por intelectuais renomados, burocratas sindicais e dirigentes de movimentos populares, assim como por aliados como o PCdoB, tratam de dar uma cara o mais de esquerda possível para o lulismo, minimizar o quanto podem os compromissos desse governo com o grande capital e seus agentes mais apodrecidos, justificar esses compromissos com o argumento de uma (...)

Internacional

INTERNACIONAL

Viva a luta dos trabalhadores do metrô de Madri!

Por: Santiago Lupe, Classe contra Classe (Estado Espanhol) Os trabalhadores do Metrô de Madri estão dando um duríssimo combate contra o rebaixamento de seus salários e o ataque ao seu Convênio Coletivo por parte do governo local. A convocatória de três dias de greve geral (28, 29 e 30 de junho) se radicalizou em sua segunda jornada com o não cumprimento total dos serviços mínimos, que ameaça em converter-se em indefinida a partir de 1 de julho.

MOVIMENTO OPERÁRIO INTERNACIONAL

As greves de maio e junho na China

Por: Luis Siebel Iniciou-se, em meados do mês de maio, uma onda de greves em diversos ramos industriais na China, com centro nas montadoras de veículos. Uma greve de 10 dias em uma fabricante de componentes da Honda, a 2ª maior montadora japonesa, forçou a paralisação da cadeia de produção capitalista naquele que é o mercado automotivo que mais cresce no mundo.

INTERNACIONAL

Luta da fábrica Stefani na Argentina

A luta dos operários ceramistas de Neuquén na Argentina, onde se localiza a fábrica controlada pelos operários, Zanon, parte do SOECN (Sindicato Ceramista de Neuquen) continua atuando em favor do movimento operário. Dessa vez, a luta se deu em torno da fábrica de cerâmica Stefani em Cutral Co, a maior fábrica de tijolos da região, que foi ocupada e posta para produzir sob controle operário desde meados de maio, depois de mais de seis meses de luta em defesa dos postos de (...)

INTERNACIONAL

Viva a luta dos trabalhadores da Vale do Rio Doce no Canadá

Por: Léo Rodrigues No próximo dia 13 a heróica greve dos trabalhadores da transnacional brasileira Vale no Canadá (tratam-se de duas minas localizadas nas cidades de Sudbury) completa um ano de duração.

Movimento Operário

CAMPINAS

Greve na Unicamp: oposição à burocracia do PCdoB fortalece o movimento

Por: LER-QI Campinas Após anos em que os trabalhadores da Unicamp atuavam enfraquecidos em relação ao conjunto das universidades estaduais paulistas; este ano a greve dos funcionários da Unicamp adquiriu um caráter especial e novo em relação às greves passadas.

TRABALHADORES/AS DA UNESP SEGUEM EM GREVE

Entrevista com Ana, trabalhadora do campus de Marília

Os trabalhadores da Unesp deflagraram uma forte greve junto aos trabalhadores da USP e da Unicamp contra a quebra da isonomia salarial entre docentes e funcionários feita pelo Conselho de Reitores das universidades estaduais paulistas (CRUESP).

GREVE DA USP

Os trabalhadores da USP deram mais um exemplo de luta

Por: Diana Assunção , Domenico Moreti , Marcelo (Pablito) Santos, diretor do Sintusp A confluência da política revolucionária da LER-QI em frente única com a maioria da direção do Sintusp e setores independentes, mostrou como um sindicato de luta pode transformar uma luta salarial em uma batalha de classe, combinando métodos combativos, um programa não corporativo que inclui a luta pela unidade das fileiras operárias e a defesa da universidade pública. Leia também: – SOBRE GREVE, TANQUES E CHINESES DE ONTEM E (...)

Movimento Estudantil

MOVIMENTO ESTUDANTIL

Eleições do DCE UFRJ: Transformar os votos da esquerda em militância por um programa de real democratização da universidade

Ocorreu na última semana a eleição para o DCE da UFRJ. Mesmo em meio a popularidade de Lula e a um crescimento tanto do governo (UJS e PT, Chapa 1) como da direita (PSDB, Chapa 5) a esquerda conseguiu uma importante vitória nesta universidade.

MOVIMENTO ESTUDANTIL

Vitória dos estudantes combativos e pró-operários nas eleições do Diretório Acadêmico da Fafil/Fundação Santo André

O resultado dessas eleições é expressão de um novo setor do movimento estudantil que desde o ano passado se coloca diretamente em combate à reitoria de Oduvaldo Cacalano e em oposição à antiga gestão do Diretório Acadêmico que majoritariamente chamou voto no atual REI-tor.

UNESP DE MARÍLIA

Vitória do movimento estudantil aliado aos trabalhadores!

Por: Daniel Bocalini, estudante da Unesp de Marília Foram oito dias desde a deflagração da greve dos trabalhadores de Marília até a greve dos estudantes do curso de Ciências Sociais em apoio aos trabalhadores e contra a terceirização do Restaurante Universitário (RU), que em seguida foi somada pela greve dos estudantes de Filosofia e por consecutivas paralisações de cursos.

Partido

PARTIDO

Síntese dos principais debates e resoluções do II Congresso da LER-QI

O II Congresso da Liga Estratégia Revolucionária ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de junho, com delegações de trabalhadores da USP, Unicamp, Unesp, professores, metroviários, da Sabesp, judiciários e outras categorias, além de estudantes da Unesp, Unicamp, USP, Fundação Santo André, PUC, UFRJ e outras universidades públicas e privadas, além de secundaristas. Além da maioria dos presentes que era de São Paulo, participaram delegações do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília. Também participou como convidado (...)

Mulher

DIREITOS DEMOCRÁTICOS

Um brutal ataque aos direitos das mulheres, o reacionário “Estatuto do Nascituro”

Por: Clarissa Menezes , Fernanda Tellez Em meio às eleições presidenciais, candidatos e candidatas disputam voto a voto a população brasileira. Não tenhamos dúvida de que se fará presente nos discursos das candidatas à presidência de que “mulher vota em mulher”, mas devemos saber que mulheres como Dilma e Marina estão a serviço dos interesses burgueses.

Ideologia

100 anos: PAGU

Em homenagem aos 100 anos do nascimento de Pagu, abrimos as páginas de nossos livros para que sua história seja conhecida. Clique no link para ler o artigo completo. – PATRÍCIA GALVÃO