Sexta 26 de Abril de 2024

Leandro Ventura





TODAS AS PUBLICAÇÕES

Vale tudo por votos: a esquerda tradicional e sua crescente integração ao regime

26 Jun 2014 | Os três grandes candidatos da burguesia alteram seus discursos conforme a necessidade, mas correm todos atrás dos mesmos interesses e financiadores, os bancos, fundos de investimentos, as multinacionais, as gigantes do agronegócio e as bilionárias empresas “campeãs (...)

OPINIÃO

Uma imensa crise no governo Cabral, uma inicial crise no regime

02 Aug 2013 | Podemos e devemos levantar “Fora Cabral” mas devemos fazê-lo articulado a derrotar sua polícia e seu projeto repressivo e assassino, sobretudo da juventude negra. Podemos e devemos levantar um programa para a saúde, para a educação, para o transporte. E apoiando-se no ódio a sua (...)

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Papa Francisco no Brasil: A igreja católica busca renovar-se como mediação política e social

24 Jul 2013 | A escolha do cardeal Bergoglio como papa e sua escolha do nome papal de Francisco em homenagem a Francisco de Assis começa a se articular mais claramente nesta longa visita ao Brasil. É uma tentativa da igreja católica de mostrar-se próxima dos que sofrem as consequências de (...)

RIO DE JANEIRO

As mobilizações vão começando a tocar pilares do regime

04 Jul 2013 | Enquanto os corpos de moradores da Maré ainda são velados, ativistas que ocupavam a rua da casa do governador Cabral seguem presos em Bangu e as burocracias sindicais estão chamando uma greve geral que não menciona uma palavra dos presos políticos, dos assassinatos e nem sequer (...)

GOVERNO, REGIME E ESTADO

Crise entre poderes, escândalos de corrupção

30 May 2013 | Volta e meia estoura um novo escândalo de corrupção: ora de tucano, ora de petistas, ora de peemedebistas. (...) Precisamos nos apoiar no sentimento de podridão que muitos trabalhadores veem ao olhar a política burguesa e suas instituições e politizá-lo em um sentido de (...)

LUTA NEGRA

125 anos da abolição: lutar contra velhos e novos racismos para completar a obra de Zumbi, Manoel Congo, João de Mattos e muitos outros

13 May 2013 | A herança da escravidão não foi superada por mais que historiadores, jornalistas e ideólogos esforcem-se para mostrar como este país seria o país da democracia racial, da miscigenação, etc.

NACIONAL

Os direitos democráticos, o Estado capitalista e a luta por um governo operário e popular

28 Apr 2013 | Nos últimos meses, diversas mobilizações por todo o país se desenvolvem pela renúncia de Marco Feliciano (PSC-SP). Feliciano ocupa esse cargo atualmente pela divisão de poderes na base aliada do governo Dilma. Além de milhares nas ruas, o debate atinge uma ampla camada da população (...)

APONTAMENTOS HISTORIOGRAFICOS E MILITANTES INICIAIS SOBRE O RIO DE JANEIRO E A QUESTÃO NEGRA

Rio de Janeiro: capital mundial do genocídio negro e de suas lutas escondidas pela burguesia

08 Feb 2013 | O reacionarismo constitutivo e sua vasta operação ideológica para encobertar sua origem e erguer um país ao mesmo tempo esbranquiçado e da “democracia racial” passam a fazer sentido. Os negreiros, com seu acumulo de capital, fundavam ou compravam engenhos e plantações de café, os (...)

OPINIÃO

O Globo e a Casa Grande ou os jornalistas de “grosso trato” e a falsificação da história e do presente

14 Jan 2013 | Os traficantes de escravos no Rio de Janeiro do século XIX eram conhecidos como “comerciantes de grosso trato”, por razões auto-evidentes, até para os padrões de uma sociedade escravocrata. Hoje, 14/01/13, os editorialistas do O Globo se prezam a um papel semelhante. Seu “grosso (...)

COMEMORAR O 20 DE NOVEMBRO: RELEMBRANDO E APRENDENDO COM NOSSA HISTÓRIA

A abolição não foi um presente! Os escravos e também os trabalhadores negros e brancos lutaram por ela!

19 Nov 2012 | Texto publicado em boletim da Juventude Às Ruas Rio de Janeiro.

SEGUNDO TURNO

O PT sai vitorioso das eleições, mas longe de ter um cheque em branco

02 Nov 2012 | Apesar de vitorioso, o PT não saiu com um cheque em branco destas eleições. A perda de votos para o PSB, pela direita, uma vez que este partido se mostra menos “reformista” que o PT, e pela esquerda, com as minoritárias, mas importantes votações da esquerda antigovernista (PSOL e (...)

PAREMOS O MASSACRE EM PYELITO KUE

Basta de massacre aos Guarani-Kaiowá!

28 Oct 2012 | Nem mesmo a FUNAI consegue esconder que o que o Estado brasileiro fez historicamente, e o que vivem hoje os Guarani, é um genocídio. Sua definição de “confinamento” nos remete a outros genocídios. Os judeus foram confinados em pogroms pelo czarismo russo, os judeus foram confinados (...)

OPINIÃO SOBRE O JULGAMENTO DO MENSALAO

Anotações políticas à margem do julgamento do mensalão: nem com o relator nem com o revisor, muito pelo contrário

01 Sep 2012 | No dia 01/09 já transcorreram 17 dias do julgamento do mensalão e até o momento só foram sufragados votos no primeiro de oito blocos do julgamento. Cabendo no final o estabelecimento das penas, bem como intermináveis recursos. Este processo e a efetivação da condenação e (...)

ELEIÇÕES RIO 2012

FREIXO: representa uma nova cidade ou uma velha utopia de humanizar o capitalismo?

14 Aug 2012 | A candidatura Freixo parece uma grande novidade, mas seu discurso é “velho”, já que a “humanização do capitalismo”, retoma velhas experiências de séculos atrás e que mais recentemente remonta aos anos 2000 (com seus fóruns sociais, autonomismo, reformismo que fez surgir um Foro de São (...)

A ONDA DE GREVES, COM O FUNCIONALISMO ADIANTE, DEVE AVANÇAR PARA QUE OS CAPITALISTAS PAGUEM PELA CRISE QUE CRIARAM E AS REIVINDICAÇÕES SEJAM ATENDIDAS

O Brasil ‘modelo’ se depara com a crua realidade da crise capitalista mundial

14 Aug 2012 | Nos momentos agudos da maior greve do funcionalismo federal desde 2003, na renovada repressão a operários do PAC como ocorreu esta semana em Suape, nas crescentes tendências recessivas na economia mundial e também na indústria no Brasil, na inesperada novidade da CUT vaiar um (...)

ELEIÇÕES

Um cenário eleitoral que encobre os grandes problemas e desafios para a classe trabalhadora

11 Aug 2012 | As grandes questões para as quais a classe trabalhadora precisa se preparar para enfrentar na crise capitalista mundial, estão ausentes nesta campanha. Isto não é uma surpresa por parte dos partidos burgueses ou que governam para a burguesia. O PT segue buscando mostrar-se como (...)

POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA

A fraca reação de Dilma ao golpe no Paraguai como uma expressão da maior subordinação do Brasil aos EUA

10 Jul 2012 | A aceitação passiva do “golpe brando” no Paraguai mostra um passo maior de Dilma em falar cada vez mais fino com Washington. E por outro, apesar da retórica, o saque que o Brasil realiza do Paraguai e da Bolívia, seja pelos recursos hídricos ou de gás, não é nada que se compare a (...)

RIO + 20

Rio + 20: a falácia do capitalismo “verde” e a necessidade de recuperar o marxismo para enfrentar a catástrofe ambiental e social

20 Jun 2012 | É cada vez maior a inquietação de milhares de jovens, trabalhadores e de toda a população ao tomarem consciência da degradação da natureza e consequentemente das condições da vida humana. É a partir desta constatação que milhares se reunirão na Cúpula dos Povos buscando alternativas à (...)

NACIONAL

O que o escândalo Cachoeira fala dos donos do poder no Brasil

11 May 2012 | Em meio a tanto fogo cruzado, tanta notícia pela metade ou em frações ainda menores, cada uma condizente com objetivos eleitorais-mercantis de cada fração política (e talvez empresarial) em jogo. Para o DEM e PSDB trata-se de sobreviver, acertar alguns petistas e não ter seus (...)

ARGENTINA - E A PETROBRÁS É MODELO DO QUE?

Sobre a “expropriação” argentina do Petróleo

24 Apr 2012 | Esta medida do governo argentino de Cristina Fernandez de Kirchner despertou intensa batalha verbal e diplomática entre este país e o imperialismo espanhol, e não estão descartadas diversas medidas de retaliação seguindo as declarações espanholas, de setores do establishment (...)

EDITORIAL | GRÉCIA, ESTADO ESPANHOL, ATAQUES HISTÓRICOS DA BURGUESIA AO PROLETARIADO

É preciso ecoar o grito dos trabalhadores gregos: que a burguesia pague por sua crise

07 Mar 2012 | As certezas otimistas que a burguesia cantou dos 90 em diante ruíram. Não haveria mais crises, nem guerras nem revoluções. Passados quase cinco anos do inicio da crise capitalista mundial, a primavera árabe mostrou a cada esfinge um velho enigma: mas as massas agüentarão tudo (...)

DEBATE

Debate com a esquerda e com o PSTU sobre as “greves” policiais

16 Feb 2012 | Lutamos pela dissolução da polícia e lutamos pela auto-organização, em armas, dos trabalhadores, para que façam sua própria segurança e se eduquem e preparem para combater pelo desmantelamento das forças do Estado burguês. A auto-defesa dos trabalhadores, junto a luta por trabalho, (...)

BRASIL: PADRÃO DE VIDA EUROPEU OU AS VELHAS MAZELAS DE UM CAPITALISMO BASEADO NO TRABALHO E VIDA PRECÁRIAS?

O Brasil alcança o sexto lugar na economia mundial, posto que já era seu a muito tempo em violência urbana, acidentes de trabalho...

07 Jan 2012 | Nos últimos dias de 2011 o jornal britânico The Guardian publicou uma notícia onde afirmava que a economia brasileira, em termos de seu Produto Interno Bruto (PIB) havia ultrapassado a britânica. Esta notícia ganhou a capa de jornais em todo o Brasil e lugar destacado em vários (...)

UMA RESPOSTA À POLÊMICA DA LIT/PSTU

Teoria, tática e estratégia a serviço de justificar aliança com o PSOL ou para a massificação e combatividade do movimento?

14 Dec 2011 | Os estudantes da USP em luta têm uma série de inimigos a enfrentar. Em primeiro lugar a Reitoria e sua burocracia acadêmica, mas também o governo do Estado dirigido por Geraldo Alckmin (PSDB) e a imprensa de direita, que faz um serviço sujo para isolar o movimento da opinião (...)

Mais publicações: