Quinta 28 de Março de 2024

LER-QI Campinas





TODAS AS PUBLICAÇÕES

CAMPINAS: SITUAÇÃO POLÍTICA COM A GREVE DOS TRABALHADORES DO TRANSPORTE

Motoristas e cobradores roubam a cena em agosto

17 Aug 2013 | Enquanto em junho a fúria da juventude sacudiu o país, e um importante dia nacional de mobilização dos trabalhadores ocorreu em julho, o mês de agosto é marcado em Campinas pelo início da confluência desses atores fundamentais.

CAMPINAS

No dia 11, tivemos exemplos de aliança entre a juventude, professores e metalúrgicos no dia nacional de protestos

15 Jul 2013 | Em Campinas, entre professores da rede estadual e municipal da cidade, junto a estudantes universitários, secundaristas e trabalhadores de outras categorias, nos organizamos para atuar contundentemente no dia 11/7

REFORMA AGRÁRIA

Toda solidariedade ao Assentamento Milton Santos!

27 Jan 2013 | No final de novembro de 2012 foi encaminhado pelo INCRA o pedido de reintegração de posse da área em que se localiza o assentamento Milton Santos, na cidade de Americana, onde mais de 60 famílias, cerca de 200 pessoas, moram e produzem no local, muitos desde (...)

ELEIÇÕES CAMPINAS

Tentativa de “limpar a cara” do aparelho administrativo corrupto e de opressão dos trabalhadores

04 Oct 2012 | Nessas eleições em Campinas, mais uma vez, querem que os trabalhadores e a juventude acreditem que através do voto os grandes problemas sociais podem ser resolvidos

CONSTRUIR UM FORTE APOIO ÀS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PAULISTAS PARA VENCER!

Unificar a greve dos estudantes do IFCH, a luta dos trabalhadores da Unicamp e pelo FORA PM da USP

03 Nov 2011 | A estratégia para lutar em defesa da educação deve se basear na mobilização para a luta de classes, em primeiro lugar para o triunfo das lutas de estudantes e trabalhadores da educação em curso! – Leia também: – APOIO A LUTA DE CAMPINAS: A GREVE DOS TRABALHADORES DA UNICAMP É (...)

Todo apoio à luta pelo FORA PM da USP!

03 Nov 2011 | Já no dia da repressão, frente à indignação dos estudantes que decidiram ocupar a Administração da FFLCH, o PSOL e o PSTU foram derrotados em sua política de impedir a ocupação. Nesse dia, o DCE, dirigido pelo PSOL, foi repudiado pela assembleia dos estudantes ocupados por ter feito (...)

CAMPINAS

A greve das ETECs e FATECs

17 May 2011 | Desde o dia 13 de maio, os professores e os funcionários administrativos das ETEC´s e FATEC´s (Centro Paula Souza) estão em greve, contra o governo Alckimin (PSDB), por um reajuste salarial frente as perdas que tiveram após anos de arrocho (...)

EXPLOSÃO EM INDÚSTRIA EM PAULÍNIA

Três operários assassinados pelo lucro

07 Nov 2010 | Na manhã da última quarta-feira, 4 de novembro, ocorreu um grave acidente na Fênix Lubrificantes, indústria petroquímica de Paulínia. Uma explosão seguida de incêndio no setor de clarificação de óleo tirou a vida na hora de um jovem de 25 anos, Valdemir Cabral. Além dele, mais 2 (...)

CAMPINAS

Lançamento da Casa de Cultura e Política Hermínio Sacchetta

17 Sep 2010 | Na noite de 17 de setembro de 2010, sexta-feira, cerca de 150 pessoas presenciaram o lançamento da Casa de Cultura e Política Hermínio Sacchetta. Amontoados no pequeno espaço alugado na Avenida Anchieta número 51, Centro de Campinas, jovens estudantes secundaristas, (...)

DEBATE NA UNICAMP

Na UNICAMP, LER-QI debate estratégia com João Bernardo, MST e MTD

01 Aug 2010 | Na última segunda-feira (9) ocorreu na UNICAMP um debate na ex-cantina do Instituto de Artes, que se encontra abandonada. Por iniciativa de alguns estudantes, promoveu-se uma ocupação deste espaço, no intuito de promover atividades culturais e debates. – LEIA TAMBÉM: O QUE É (...)

CAMPINAS

Greve na Unicamp: oposição à burocracia do PCdoB fortalece o movimento

09 Jul 2010 | Após anos em que os trabalhadores da Unicamp atuavam enfraquecidos em relação ao conjunto das universidades estaduais paulistas; este ano a greve dos funcionários da Unicamp adquiriu um caráter especial e novo em relação às greves (...)

SOLIDARIEDADE

Ato em Campinas contra o massacre de Israel sobre Gaza

10 Jan 2009 | Ocorreu nesta sexta-feira (09/01), na cidade de Campinas, o primeiro ato organizado pelo Comitê em Solidariedade ao Povo Palestino que contou com mais de 100 pessoas.

MOVIMENTO OPERÁRIO

Hoje, exibição do documentário "Fasinpat" no MIS de Campinas

11 Dec 2008 | O documentário da italiana Danielle Incalcaterra retrata os primeiros meses da gestão operária na fábrica Zanón, localizada em Neuquén, Argentina.

Vídeo-debate: Fasinpat, fábrica sem patrões

26 Nov 2008 | Frente à crise econômica, tomar a fábrica é a solução! Convidamos todos a conhecer o documentário sobre Zanón, fábrica de Cerâmica no sul da Argentina, que os trabalhadores tomaram durante a crise de 2001 e que permanece hoje sob controle operário. Essa atividade faz parte de uma (...)

IFCH

Eleições para a direção: Que fazer?

09 Oct 2008 | Na próxima semana o IFCH entrará no processo eleitoral para a direção do instituto. Duas chapas estão concorrendo; com algumas propostas distintas, outras nem tanto; a questão que se coloca são os rumos do IFCH que, não é novidade para ninguém, vêm enfrentando uma grave situação de (...)

UNICAMP

Núcleo de estudos sobre o Movimento Operário no Brasil

27 Aug 2008 | As greves operárias que ocorreram entre 1978 e 1980 no Brasil são um importante ponto de inflexão na história da classe trabalhadora brasileira. Através de greves que, no mais das vezes, se deram por fora das tradicionais direções do movimento, e de comissões de fábrica (...)

CICLO DE FILMES GRUPO MEDVEDKINE

Imagens da Classe Operária na França de 1968

06 Aug 2008 | Neste ciclo exibiremos os filmes do Grupo Medvedkine, inéditos na língua portuguesa. Lançados no mês de junho na Argentina numa parceria entre ISKRA e CONTRAIMAGEN, chegam agora ao Brasil a partir de um trabalho militante de tradução feito pela (...)