Quarta 24 de Abril de 2024

Clarissa Menezes





TODAS AS PUBLICAÇÕES

SENADO APROVA 50% DE COTAS SOCIAIS E RACIAIS

Lutemos pela imediata aplicação junto a permanência estudantil como parte da luta pelo livre acesso

14 Aug 2012 | Foi aprovado no Senado no último dia 08 o PLC 180/2008 que prevê que 50% das vagas das universidades e institutos federais sejam reservadas para cotas raciais e sociais.

A MAIOR GREVE DO FUNCIONALISMO FEDERAL EM ANOS

Unificar as greves contra o ataque ao direito de greve e como preparação aos planos de ajuste da burguesia e de Dilma

14 Aug 2012 | A linha dura do governo contra os grevistas não responde somente aos impactos econômicos causados pela greve de algumas categorias, como impactos em setores estratégicos que atuam nos portos e aeroportos; ela é também uma preparação para os futuros ataques que o governo e a (...)

GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Greve nacional das universidades federais: espremida entre os falsos amigos da greve, a UNE e uma direção sem estratégia para massificação do conflito

11 Jul 2012 | Apesar da crescente adesão à greve e da tentativa do governo de neutralizá-la, a construção da greve nas unidades vem diminuindo cada vez mais, assim como os atos e marchas. Esse esvaziamento se dá pelas dificuldades inerentes de uma greve puxada pelos professores, com (...)

NESTE 8 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Sigamos o exemplo das mulheres da primavera árabe: nos organizemos para arrancar nossos direitos!

29 Feb 2012 | Marcharemos nesse Dia Internacional da Mulher quando entramos no 5º ano de crise capitalista internacional, marcado pela Primavera Árabe, processo da luta de classes que, ao lado das mobilizações nos países europeus, já expressam os resultados da crise em curso. A crise (...)

RIO DE JANEIRO

Justiça brasileira nos faz reviver os tempos da ditadura: a censura de “A Serbian film”

11 Aug 2011 | Há 26 anos não se proibia uma peça, censurava um filme inteiro a qualquer audiência e muito menos apreendia-se a película. A mando do DEM a justiça do Rio recriou os tempos do AI-5.

O PRIMEIRO EVENTO DA COPA DO MUNDO DE 2014

Não é uma festa, nem só um grande negócio: a burguesia quer erguer uma cidade “maravilhosa” contra os trabalhadores!

28 Jul 2011 | A Copa do Mundo, as Olimpíadas apareceram nas propagandas eleitorais de Dilma e nas peças de propaganda e editoriais da mídia burguesa como grandes oportunidades para fazer o povo melhorar de vida, ter um grande legado dos eventos, tornar-se um “país de primeiro mundo”. A (...)

DIA LATINO AMERICANO E CARIBENHO PELA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO

“A clandestinidade do aborto é um massacre contra as mulheres pobres”

17 Sep 2010 |

DIREITOS DEMOCRÁTICOS

Um brutal ataque aos direitos das mulheres, o reacionário “Estatuto do Nascituro”

09 Jul 2010 | Em meio às eleições presidenciais, candidatos e candidatas disputam voto a voto a população brasileira. Não tenhamos dúvida de que se fará presente nos discursos das candidatas à presidência de que “mulher vota em mulher”, mas devemos saber que mulheres como Dilma e Marina estão a (...)

PLANO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS III

Mais demagogia lulista com as mulheres e os trabalhadores

10 Feb 2010 | Uma simples passagem no Plano Nacional de Direitos Humanos III, o PNDH-3, que explicitava apoio à aprovação do projeto de lei que descriminaliza o aborto, considerando a autonomia das mulheres para decidir sobre seu próprio corpo, foi alvo de uma enorme (...)

MULHERES TRABALHADORAS

A crise pesará duplamente sobre nossas costas

17 Oct 2008 | A noção mais exata dos progressos de uma sociedade é dada pelas medidas práticas que são tomadas para melhorar a vida das mulheres. Hoje, é evidente que há pouca preocupação em torno disso já que as mulheres compõem cerca de 70% da população (...)

262 RECÉM-NASCIDOS MORTOS NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA

Mais uma brutalidade contra as mulheres no governo da DS no Pará

01 Sep 2008 | O Pará, que é o segundo maior estado do Brasil, onde se concentra a Vale do Rio Doce, maior produtora de minério de ferro do mundo que somente em 2007 obteve o lucro líquido de R$ 20 bilhões, é cenário de inúmeras atrocidades aos trabalhadores e ao (...)

CRISE DA SAÚDE PÚBLICA

Epidemia de Dengue: os sintomas cariocas da falência da saúde no país

07 Apr 2008 | O governo federal propagandeia que "nunca antes o país cresceu tanto" e anuncia obras do PAC. A mídia notícia lucros recordes. E é justamente no Rio de Janeiro, um estado onde se concentram obras do PAC e a receita advinda do alto preço do petróleo, que surgem sintomas de uma (...)

NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO

Epidemia de dengue: A grave situação castiga principalmente os trabalhadores e os pobres

23 Mar 2008 | O Estado do Rio de Janeiro já registra 49 mortos por dengue este ano. São 32.615 casos registrados até o dia 20/03, sendo 23.555 só na capital. O crescimento dos infectados é exponencial, de uma média de 900 casos registrados por dia passou-se a absurdos 2053 só nesta última (...)

Debate

A Mulher e a Revolução na Semana de História da PUC-SP

09 Nov 2007 | No dia 18/10, com a presença de 200 pessoas, o Centro Acadêmico de Ciências Sociais da PUC-SP, Gestão Primavera de Praga, impulsionou o debate "A Mulher e a Revolução" como parte das discussões da Semana de História.