Sábado 20 de Abril de 2024

Diana Assunção





TODAS AS PUBLICAÇÕES

Editorial Semanal

Governo Dilma em xeque, mas a resposta não pode fortalecer a direita

16 Mar 2015 | Este último domingo centenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de todo o país. Apesar dos inflados números da Polícia Militar e da TV Globo, os jornais tem divulgado o expressivo número de mais de 200 mil apenas na Avenida Paulista, o que em si mostra uma mudança de (...)

Organizar a insatisfação popular de forma independente do governo e da direita

10 Mar 2015 | A lista da Operação Lava-Jato atinge os principais partidos políticos burgueses, o que do ponto de vista do regime aponta uma tendência a mais acordos e pactos para livrar a cara de todos

Neste 8 de março, Dilma mostra mais uma vez que está com os patrões

03 Mar 2015 | Mais um 8 de março se aproxima, dia internacional de luta das mulheres, e em um Brasil governado pela primeira vez por uma mulher, a grande maioria das mulheres brasileiras vive em condições de pobreza, com os piores postos de trabalho, convivendo com mais de 50 mil estupros (...)

2015 e os primeiros “laboratórios” da luta operária contra os ajustes

24 Feb 2015 | O ano de 2015 começou com primeiras respostas operárias ao plano de ajustes do governo Dilma. A insatisfação popular, que expressa cansaço diante das mentiras dos governantes, derrubou a popularidade de Dilma, mas também de Alckmin e Haddad, logo no primeiro mês do ano. O voto no (...)

Insatisfação popular derruba a popularidade de Dilma e Alckmin

09 Feb 2015 | O último fim de semana foi marcado pelas estatísticas do DataFolha que indicam uma queda importante na popularidade de Dilma Roussef, além da queda de popularidade do governador de São Paulo Geraldo Alckmin e do prefeito de São Paulo Fernando (...)

Primeiro diário digital da esquerda na América Latina chega ao Brasil

03 Feb 2015 | Chega ao Brasil no próximo mês a novidade digital LaIzquierdaDiario lançada em 2014 pelo Partido dos Trabajadores por el Socialismo, o PTS da Argentina. No Brasil, com o nome EsquerdaDiario, vamos formar parte desta rede internacional de notícias dos trabalhadores e da (...)

Quem são as mulheres da USP?

17 Dec 2014 | Um contraponto entre a luta das trabalhadoras da USP e a elite feminina paulistana

Dezenas de novos ativistas se elegem para o Conselho Diretor de Base do Sintusp

11 Dec 2014 | Nos últimos dias 10 e 11, ocorreu em dezenas de unidades da USP uma eleição democrática e muito bem organizada onde se elegeu uma grande maioria de trabalhadores que estiveram na linha de frente da greve levantando as bandeiras de nossa luta. A categoria somente tem a ganhar com (...)

Show de horrores na Faculdade de Medicina da USP

04 Dec 2014 | A crise da Faculdade de Medicina da USP está longe de se fechar. Ainda assim, a Reitoria e o diretor José Costa Auler apostam na chegada das férias pra abafar o caso, e por isso não compareceram a nenhuma das Audiências Públicas convocadas pela Comissão de Direitos Humanos da (...)

FRENTE À FALÊNCIA DA ESQUERDA

Por uma política revolucionária dos trabalhadores

02 Dec 2014 | Chamamos os trabalhadores e jovens que estiveram na linha de frente das manifestações de junho e das greves que sacudiram o país a construir uma organização revolucionária.

Um grito dos trabalhadores contra toda forma de opressão

21 Nov 2014 | É por isso que dá vigor e renova as energias revolucionárias ver a quantidade de trabalhadores que deram seus rostos pra estampar um grito de revolta contra a opressão.

PSOL E PT "JUNTOS"

A unidade da “esquerda” por mais direitos... junto com o governo do PT

17 Nov 2014 | Como "combater a direita" e lutar por mais direitos sociais junto com os que apoiam um governo e um partido financiado pelas empreiteiras envolvidas nos escândalos da Petrobrás e pelos investidores financeiros que lucram com a dívida pública do (...)

Após greve, Sintusp amplia conselho de base avançando na democracia operária

11 Nov 2014 | A vitoriosa greve dos 118 na USP, para além das conquistas salariais e imediatas, teve uma conquista fundamental, talvez a mais importante: o fortalecimento da categoria de trabalhadores da USP através da democracia operária e do surgimento de uma nova camada de (...)

A classe trabalhadora brasileira precisa de um novo partido revolucionário

15 Oct 2014 | Queremos abrir o debate da necessidade de construir um novo partido revolucionário da classe trabalhadora no Brasil que possa tirar as lições da experiência de integração do PT à democracia dos ricos bem como do fracasso da esquerda (...)

Greve dos 100 dias nas universidades estaduais paulistas em momento decisivo

07 Sep 2014 | Na última semana os trabalhadores das três universidades estaduais paulistas, USP, Unesp e Unicamp, junto a professores e estudantes deram uma enorme demonstração de forças.

Por que construir um partido revolucionário no Brasil hoje?

29 Aug 2014 | precisamos de uma ferramenta para coordenar, dirigir e levar a classe operária ao poder, mediante a revolução social em aliança com as demais classes e setores explorados e oprimidos.

Resposta ao editorial do Estado de S. Paulo

22 Aug 2014 | Hoje fui informada, junto aos meus colegas de trabalho que estão protagonizando quase 90 dias de greve, que o jornal O Estado de São Paulo havia feito um editorial atacando nossa luta. Não foi só isso: em uma posição escandalosa, essa imprensa encontrou argumentos para justificar (...)

Greve dos trabalhadores da USP completa 80 dias

14 Aug 2014 | A greve está em um impasse, com a Reitoria desmarcando a única reunião de negociação agendada – justamente para discutir o corte de salários – e anunciando abertamente que só irá negociar em setembro, apostando no desgaste do (...)

GREVE DA USP

Em dia histórico, trabalhadores da USP fecham a universidade inteira e Fábio Hideki é libertado

07 Aug 2014 | Diante da intransigência da Reitoria da USP cortando os salários dos trabalhadores em greve, só havia uma resposta: radicalizar. Os trabalhadores da USP lançaram mão dos métodos da classe operária, como os piquetes, mas dessa vez em formato inédito na universidade: um trancaço (...)

Crise sindical e a luta pela construção de um partido revolucionário no Brasil

26 Jun 2014 | Este ano marca o início de um forte processo da classe trabalhadora brasileira, que teve como antessala as grandes jornadas de junho de 2013. Trata-se da maior onda de greves em vinte anos. Para os revolucionários analisar os processos de ruptura dos trabalhadores com o (...)

WENDY GOLDMAN NO BRASIL!

“Mulher, Estado e revolução” de Wendy Goldman, chega ao Brasil em pleno maio operário

22 May 2014 | Não haveria momento melhor pra lançar o livro “Mulher, Estado e revolução” no Brasil. Em meio a greves operárias e manifestações, trazer a tona os debates mais profundos que os revolucionários e a classe operária russa levaram adiante será fonte inesgotável de lições para a classe (...)

UM PROCESSO INICIAL DE EXPERIÊNCIA COM O LULISMO

Está surgindo um novo movimento operário

17 Apr 2014 | As jornadas de junho foram a “ante-sala” destes processos mais profundos na classe operária, que por enquanto parecem estar apenas em seus princípios. Estes processos já são expressão da experiência inicial de amplos setores da classe com a burocracia sindical dos anos de governo (...)

EDITORIAL II

Nossas batalhas no movimento operário depois de junho e da histórica greve dos garis do Rio de Janeiro

20 Mar 2014 | As jornadas de junho no Brasil abriram uma nova etapa na luta de classes e por isso abriram novas possibilidades para pensar a inserção no movimento operário com as ideias e a prática do marxismo revolucionário. A partir da última Plenária Nacional da LER-QI, que reuniu delegados (...)

DEMISSÕES NA GM

PSTU entrega luta dos operários da GM em tempo recorde

09 Feb 2014 | No final de 2013 a patronal da General Motors de São José dos Campos, em meio à férias coletivas, consumou a demissão de 687 trabalhadores, concluindo o fechamento da unidade chamada MVA. Apesar do PSTU – que dirige o Sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos há cerca de 30 (...)

QUESTÃO DA MULHER

Por uma estratégia revolucionária na luta contra a opressão às mulheres

15 Oct 2013 | A chegada de Dilma à presidência foi reivindicada, para amplos setores do movimento feminista, como uma conquista das mulheres. (...) Ao contrário desse feminismo atrelado ao estado, buscamos atualizar as perspectivas de mulheres revolucionárias e socialistas que mostram toda a (...)

Mais publicações: