Quinta 25 de Abril de 2024

Santiago Lupe, Classe contra Classe (Estado Espanhol)





TODAS AS PUBLICAÇÕES

29-M

Grande jornada de greve da classe operária e da juventude

03 Apr 2012 | Toda a campanha anti-sindical da direita e sua imprensa, o terror do desemprego e as chantagens patronais não puderam conseguir seu objetivo de fazer fracassar a greve. Galícia, as Astúrias, o País Basco, a Catalunha e Navarra estiveram à cabeça, sobretudo em relação à indústria. (...)

RAJOY REDOBRA A GUERRA CONTRA OS TRABALHADORES

Estado Espanhol: é preciso derrotar a reforma trabalhista

19 Feb 2012 | O Governo de Mariano Rajoy entrou pisando forte, com um corte de 16 bilhões de euros e agora, com a nova reforma trabalhista, se dispõe a atacar contundentemente todos os setores da classe trabalhadora. Trata-se de uma liquidação de direitos adquiridos que deixa pequenas todas (...)

ESPANHA

Derrotar o novo governo e seus ajustes nas ruas, nos centros de pesquisa e empresas

12 Dec 2011 | No último dia 20 de novembro ocorriam as eleições gerais que marcavam uma nova alternativa entre um Governo do PSOE e outro do PP. O Regime recorre ao jogo eleitoral – desta vez antecipado – para impor um novo Governo do PP menos desgastado, forte, com um poder quase abrangente (...)

Históricas Jornadas de Mobilização no Chile contra o Regime herdeiro de Pinochet

27 Aug 2011 | As duas jornadas de paralisação nacional convocadas pela CUT (Central Unitária de Trabajadores) nos dias 24 e 25 de agosto significaram um novo salto na luta iniciada há meses pelos estudantes secundaristas e universitários do (...)

ESTADO ESPANHOL

Importante Encontro de Trabalhadores em Luta em Barcelona

09 Jun 2011 | No sábado, 11/06 pela manhã, se realizou na Praça Catalunha em Barcelona, o Encontro de Trabalhadores em Luta, no qual participaram mais de 250 pessoas entre trabalhadores e trabalhadoras de diferentes empresas. Leia Também: – TRABALHEMOS PARA CONFLUIR COM OS TRABALHADORES NA (...)

Duas estratégias para o movimiento dos acampamentos

31 May 2011 | Nas importantes assembléias que se seguem realizando é crescente a inquietude de muitos dos jovens acerca de como seguir. O peso de algumas correntes autonomistas e anarquistas dificulta que esta discussão possa realizar-se de maneira mais clara e frutífera. Apoiando-se no (...)

ESTADO ESPANHOL

A irrupção da juventude abre as primeiras fendas no regime herdeiro de Franco

29 May 2011 | Durante a última semana, as principais praças das cidades do Estado espanhol foram o foco de atenção de todo o mundo, especialmente para os lutadores operários e da juventude que seguiram com atenção como se desatava, em um dos países mais golpeados da Europa pela crise capitalista, (...)

Greve Geral no Estado Espanhol

Estado Espanhol: rumo à greve geral de 29 de setembro

28 Sep 2010 | A dureza do ataque forçou a burocracia sindical a chamar à mobilização geral. Uma greve, que coloca importantes desafios, sobretudo para quem apostamos que se converta em um despertar inicial.

INTERNACIONAL

Viva a luta dos trabalhadores do metrô de Madri!

02 Jul 2010 | Os trabalhadores do Metrô de Madri estão dando um duríssimo combate contra o rebaixamento de seus salários e o ataque ao seu Convênio Coletivo por parte do governo local. A convocatória de três dias de greve geral (28, 29 e 30 de junho) se radicalizou em sua segunda jornada com o (...)

ESTADO ESPANHOL

As eleições que Zapatero ganhou

22 Mar 2008 | A principal conquista do PSOE tem sido acabar com o ciclo de lutas que se abriu em 2001 contra o Governo do Partido Popular (PP). Este último se localiza na ofensiva, opondo-se ao Governo “socialista” com um discurso espanhol ultranacionalista e (...)