Sexta 26 de Abril de 2024

RIO DE JANEIRO

Barrar o aumento imposto pelo prefeito Paes e os empresários do transporte!

07 Feb 2014 | A população do Rio viverá no próximo sábado 08 de fevereiro um novo ataque aos seus bolsos. Após ter retrocedido e esperado a poeira baixar com as mobilizações de junho que barraram o aumento sem ainda resolver o problema do transporte, o prefeito Eduardo Paes novamente anunciou na (...)

50 ANOS DO GOLPE MILITAR NO BRASIL

Sobre o "ATO SINDICAL UNITÁRIO - UNIDOS, JAMAIS VENCIDOS"

31 Jan 2014 | As centrais da burocracia sindical, a CUT à frente, fazem este ato não para lutar seriamente pela apuração dos crimes da ditadura e a punição dos responsáveis, militares, civis e empresários, pois estas centrais, atreladas que são ao governo e aos capitalistas, são responsáveis (...)

1º ato #nãovaitercopa

30 Jan 2014 | O dia 25 de janeiro foi marcado, em uma série e de capitais, pelos primeiros atos contra a Copa do Mundo, impulsionado pelo movimento #naovaitercopa. Em São Paulo, o ato contou com mais de três mil participantes e terminou com uma brutal repressão (...)

EDITORIAL

As tarefas da esquerda revolucionária para o começo de 2014

23 Jan 2014 | Alguns fatos políticos que marcam esse início de ano demonstram que as manifestações de junho de 2013, ao contrário de terem sido um "raio no céu sereno" que ficou para trás, como as classes dominantes e sua mídia querem nos fazer crer, causaram uma inflexão profunda no país, cujas (...)

RIO DE JANEIRO

Anos após anos o Rio de Janeiro sofre com o caos capitalista

16 Dec 2013 | Mais de seis mil desabrigados, três mortos, escombros e sofrimento para os atingidos em todo o Rio de Janeiro, e ainda não são as chuvas de verão. Enquanto isso o prefeito Paes faz demagogia, Cabral vai à praia de helicóptero e os vereadores iniciam férias. Não foi só a chuva. Uma (...)

CORRUPÇÃO

A prisão dos mensaleiros expõe a podridão do regime

11 Dec 2013 | Muitos anos antes do PT chegar ao poder Genoíno e Zé Dirceu, bem como Lula e toda a cúpula do partido já atuavam para defender os interesses da burguesia. Uma vez no governo, não hesitaram em adotar as regras do sujo jogo da democracia dos ricos, relegando à classe trabalhadora (...)

PSOL

IV Congresso do PSOL escancara o triunfo da “velha política”: petista nas ideias e nos métodos

11 Dec 2013 | Eis que o Congresso do PSOL não pautou vivamente Junho, não pautou o que fazer. Centrou-se em quem lançar a presidente e como resolver as fraudes.

JUVENTUDE

As lições de junho no movimento estudantil

11 Dec 2013 | Em meio ao debate sobre as “lições de junho”, a ausência do movimento estudantil nacional como sujeito político durante o evento mais importante dos últimos vinte anos da história do Brasil precisa ser profundamente (...)

LIÇÕES DE JUNHO PARA UMA PERSPECTIVA REVOLUCIONÁRIA

O PSOL e o PSTU não passaram a prova de junho, é necessário colocar de pé um novo partido revolucionário de trabalhadores

11 Dec 2013 | Parte fundamental das lições de junho diz respeito ao papel da esquerda, não porque tenham tido peso no movimento de massas, mas justamente porque não se apresentaram como alternativa de direção, muito menos em uma perspectiva (...)

IV CONGRESSO DA LER-QI

Impulsionemos uma grande campanha pela estatização dos transportes sob controle dos trabalhadores e usuários

11 Dec 2013 | o IV Congresso da LER-QI aprovou impulsionar uma campanha nacional pela estatização dos transportes, sem indenização, sob controle dos trabalhadores e usuários, que garanta tarifa zero.

CAMPANHA SALARIAL METALURGIA BH/CONTAGEM

Unidade operária para derrotar a chantagem da patronal

09 Dec 2013 | A campanha salarial na metalurgia foi fechada na grande maioria do país com acordos em media de 2% de aumento real. Para conquistar esse aumento os trabalhadores fizeram paralisações. A mais importante foi a greve dos trabalhadores da SCANIA, em São Bernardo/SP, que paralisaram (...)

NACIONAL

O significado das prisões do Mensalão petista

01 Dec 2013 | Não há qualquer possibilidade de que um verdadeiro combate à corrupção, que é peça inerente do funcionamento da democracia burguesa, venha nem do PT, muito menos do PSDB-DEM, e tampouco de instâncias do próprio regime, como o STF e seus (...)

NOVA PUBLICAÇÃO DAS EDIÇÕES ISKRA

Questão Negra, marxismo e classe operária no Brasil

13 Nov 2013 | Nos próximos dias as edições Iskra publicará o primeiro livro da Liga Estratégia Revolucionária sobre a questão negra no Brasil. Conheça!

FILIAÇÃO DEMOCRÁTICA

Utilizar as eleições para avançar as ideias revolucionárias e a organização

11 Nov 2013 | A filiação democrática é, ou deveria ser, tradição entre organizações da esquerda e por isso lançamos mão desta tática para poder expressar nas eleições de 2014 as posições que consideramos mais acertadas para desenvolver a luta dos trabalhadores e da juventude com uma política (...)

ENCONTRO NACIONAL REÚNE MAIS DE 800 PESSOAS EM SP

Depoimentos sobre o Encontro Nacional

10 Nov 2013 | "Camaradas trotskistas. Foi com surpresa, que participei do I Encontro de Trabalhadores - Lições de Junho de 2013. [...] refletindo por este trajeto, este Encontro de Trabalhadores, vem cobrir uma lacuna deixada por outras organizações de esquerda, mesmo àquelas que se (...)

VÍDEOS E TRECHOS

Intervenções no Encontro Nacional

10 Nov 2013 | Algumas intervenções desde a mesa que presidiu o Encontro.

ENCONTRO NACIONAL LIÇÕES DE JUNHO

Principais conclusões e orientações do Encontro "Lições de junho para uma perspectiva revolucionária"

10 Nov 2013 | No Encontro "Lições de Junho" propusemos aos mais de 800 presentes e as dezenas de delegações em primeiro lugar debater o lançamento de uma corrente nacional de trabalhadores, classista e antiburocrática, contra os governos e os patrões, atuando como parte da CSP-Conlutas na luta (...)

EDITORIAL

A potencialidade de uma perspectiva revolucionária no pós-junho

10 Nov 2013 | No último dia 2 de novembro ocorreu em São Paulo um encontro de trabalhadores e estudantes que reuniu mais de 800 pessoas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará, Paraná, Amapá, Distrito Federal e Paraíba para refletir sobre as lições de (...)

Por uma corrente de trabalhadores combativa, classista e anti-burocrática!

26 Oct 2013 | Como parte da preparação do Encontro de Trabalhadores e Estudantes entrevistamos Claudionor Brandão (diretor do Sintusp e demitido político) sobre a proposta de formação de uma nova corrente nacional de trabalhadores.

UM PRIMEIRO BALANÇO E ALGUMAS LIÇÕES DA GREVE DE PETROLEIROS DE 2013

Petroleiros tentaram derrotar a privatização e avançam em organização

24 Oct 2013 | Das 23h do dia 16/10 até o dia 23 ou 24 segundo a unidade os petroleiros fizeram sua maior greve desde 1995. Uma greve política que parou todas refinarias e praticamente todos terminais e plataformas.

LEILÃO DO CAMPO DE LIBRA

Dilma e o PT realizam a maior privatização da história do Brasil!

22 Oct 2013 | Com um imenso efetivo policial do Exército, Marinha, Força de Segurança Nacional e da assassina e repressora PMERJ, Dilma realizou seu plano de entreguismo.

GREVE DE PROFESSORES NO RIO

Segue a heroica luta da educação no Rio: Tomar medidas urgentes contra a repressão e para a vitória da greve!

17 Oct 2013 | No dia do professor (15/10) os cariocas deram mais uma massiva manifestação de apoio aos profissionais da educação do município em greve. Dezenas de milhares voltamos a tomar as ruas em apoio à greve que já ultrapassa 68 (...)

HERANÇAS DE JUNHO

Greves, ocupações, ações de rua, demandas democráticas e repressão

17 Oct 2013 | Ainda que num patamar bem inferior às grandes ações de massas de junho, em meio a uma nova conjuntura nacional na qual vêm ganhando cada vez mais centralidade uma dinâmica de greves que saem do “script” rotineiro e corporativo e o emergir de demandas democráticas profundamente (...)

Mais publicações: