Sexta 26 de Abril de 2024

O segundo turno pode manter a “velha” polarização entre PT e PSDB

05 Oct 2014 | Uma relativa reviravolta ocorreu nas últimas pesquisas divulgadas na tarde desse sábado. O senador e candidato a presidência pelo PSDB Aécio Neves, a um dia das eleições, aumentou sua votação e aparece tecnicamente empatado com Marina Silva (PSB), mas à frente na (...)

As eleições e a falta de alternativas

05 Oct 2014 | Como eco das manifestações, a palavra mudança está em todas as campanhas. Apesar disso, é geral o sentimento de falta de alternativas. As demandas de junho e a grande insatisfação com o sistema político não encontram expressão nestas (...)

PSOL: Um partido coerente... em não aprender com a história

04 Oct 2014 | O PSOL, com a candidatura da Luciana Genro tem aparecido para um setor da juventude e dos trabalhadores como uma referência de alternativa para se votar. Queremos discutir quais são os limites que impedem que o PSOL seja, de fato, uma alternativa contra a democracia dos (...)

PMDB mais forte, regime mais fraco

04 Oct 2014 | Muita água ainda pode rolar debaixo da ponte até domingo. Mas independentemente dos contornos finais das eleições algo já é possível concluir hoje: o menos moderno dos três pilares partidários do regime (PT, PSDB e PMDB) será justamente o PMDB que sairá fortalecido. E isto prenuncia (...)

ELEIÇÕES 2014

Pimentel encontra caminho livre para governar para os ricos

02 Oct 2014 | Frente à sede de mudança após três mandatos consecutivos do PSDB no estado, o PT encontra caminho livre para seu projeto de governo para os ricos. E as demais candidaturas da oposição mostram-se incapazes de aparecerem como alternativas ao PT. As demandas das manifestações de (...)

ELEIÇÕES 2014

Intenção de votos em Aécio e a crise do projeto tucano

02 Oct 2014 | O que antes era apostado como uma candidatura forte encabeçada por frações da burguesia paulista e mineira, agora está voltada para novas configurações e crises no PSDB e suas relações com outros partidos do regime.

REBELIÕES PRESÍDIOS

País da impunidade, para quem?

02 Oct 2014 | No último dia 13 de setembro, ao mesmo tempo em que os presidenciáveis Aécio Neves do PSDB e de Dilma Rousseff do PT estavam no palanque em suas campanhas por Belo Horizonte, acontecia mais uma rebelião no Complexo Penitenciário de Piraquara, no Estado do Paraná. Já foram outros (...)

Nem Dilma, nem Marina, nem Aécio

Nenhum voto nos candidatos dos patrões

01 Oct 2014 | Como forma de protesto contra o atual sistema político chamamos a votar no Zé Maria do PSTU.

ELEIÇÕES

PSOL – eleições e debates

01 Oct 2014 | Com pouco tempo e recursos disponíveis para campanha, Luciana Genro tem aproveitado os debates nacionais para tornar suas posições conhecidas. Ganhou terreno no debate promovido pela CNBB ao se diferenciar de PT e PSDB. No debate do último domingo, adotou postura moderada em (...)

Levy Fidelix: um discurso para matar homossexuais

29 Sep 2014 | Foi utilizando o espaço de um debate televisivo que, ontem, Levy Fidelix expressou o que há de mais reacionário e fascistizante na política brasileira, dando voz ao que setores conservadores como a bancada evangélica impõem de forma sistemática, mas menos escancarada, aos programas (...)

As campanhas salariais e a crise do pacto lulista

26 Sep 2014 | Pela primeira vez em muitos anos os sindicatos metalúrgicos da CUT (central sindical ligada ao PT) em São Paulo estão tendo dificuldades de conseguir reajustes salarias acima do índice oficial de inflação. A patronal alega que existe recessão na economia, enquanto a CUT e o PT (...)

Os obstáculos de Marina Silva nas eleições brasileiras

26 Sep 2014 | Na candidatura de Marina Silva, o maior trunfo pode se tornar o maior problema: a candidata ascendeu como principal “fenômeno” com o discurso de “estar para além da polarização entre PT e PSDB”. Mas o que significava (...)

O “beija-mãos” da bancada evangélica na política brasileira

23 Sep 2014 | A entrada em cena de uma candidata com forte e assumida ligação às igrejas evangélicas como é Marina Silva, e também a presença de um candidato menos expressivo mas longe de ser algo a ignorar, como Pastor Everaldo, trás novamente à tona a discussão sobre a influência das Igrejas (...)

Candidatos escondem políticas de flexibilização das leis trabalhistas

23 Sep 2014 | Mesmo após os protestos de junho de 2013, Dilma ainda aparece como predileta dos trabalhadores nestas eleições. As candidaturas de esquerda de Luciana Genro (PSOL) e Zé Maria (PSTU) seguem com inexpressivo apelo popular, com as mesmas intenções de voto das últimas eleições e não (...)

Marina terceira via ou “tucanismo pós-lulista”?

22 Sep 2014 | Sob ataques de Dilma e Aécio Marina ainda consegue se mostrar como “terceira via”. Porém, devido a um programa mais parecido com o dos tucanos e pela necessidade de ganhar os votos tucanos em um eventual segundo turno, a candidata se mostrará cada vez mais como uma centro-direita (...)

Porque o PT mostra-se enfraquecido nesta eleição?

22 Sep 2014 | A debilidade do PT e de Dilma nas pesquisas apontam para o declínio do fenômeno do lulismo. As bases para a reprodução econômica e social do lulismo estão debilitadas e questionadas, independentemente da eventual vitória em (...)

O fiasco eleitoral do PSDB e o futuro desse partido

22 Sep 2014 | Uma das grandes surpresas dessas eleições é o fracasso eleitoral daquele que até então vinha sendo um dos principais partidos do regime, o PSDB. Partido que é o principal representante do espectro político mais à direita nas instituições da democracia dos ricos amarga a terceira (...)

Declaração do Pão e Rosas frente ao dia 28 de setembro - dia latino americano e caribenho pela legalização do aborto

Quantas Jandiras mais?! Direito ao aborto legal seguro e gratuito já!

20 Sep 2014 | Quatro anos se passam e assistimos ao mesmo filme: disputa eleitoral e barganha dos direitos das mulheres. Duas entre os três principais candidatos são mulheres e todos estão a serviço dos empresários, banqueiros e latifundiários, aliados à conservadores e (...)

Intenção de votos em Aécio e a crise do projeto tucano

20 Sep 2014 | O que antes era apostado como uma candidatura forte encabeçada por frações da burguesia paulista e mineira, agora está voltada para novas configurações e crises no PSDB e suas relações com outros partidos do regime.

O debate sobre a débil “governabilidade” de Marina Silva

19 Sep 2014 | Um eventual governo de Marina terá, a princípio, débil base de sustentação no Congresso. Os “superpoderes” da instituição presidencial e o lobby empresarial minimizarão essa debilidade. Mas são as divergências sobre como lidar com a crise econômica, a disputa eleitoral antecipada por (...)

Entre o fim do lulismo e a ameaça de uma direita renovada

17 Sep 2014 | Na disputa entre Dilma e Marina estão em jogo: a) a deterioração das bases econômicas que melhoraram as condições de vida dos brasileiros nos últimos anos; b) o choque entre as aspirações engendradas pelo lulismo e os limites impostos pelos problemas estruturais do país; e c) os (...)

Contra a demagogia dos candidatos capitalistas, lutemos para retomar o caminho de junho

Uma saída dos trabalhadores frente à enganação eleitoral

16 Sep 2014 | Os partidos que defendem os interesses dos capitalistas (Dilma, Marina, Aécio, Everaldo, Levy Fidelix, Eymael, Eduardo Jorge) querem enterrar as demandas de junho e fazer com que os trabalhadores paguem pela crise. Os candidatos que defendem a conciliação de classes desarmam a (...)

Trabalhador não vota em patrão

O PT de Dilma engana os trabalhadores

06 Sep 2014 | Dilma do PT, Aécio do PSDB, Marina do Rede “hospedada” no PSB, Eymael do PSDC, Fidelix do PRTB e Eduardo Jorge do PV são candidaturas que representam os patrões e este regime político – a democracia dos ricos.

Nenhum voto nos partidos capitalistas

Marina Silva é parte da "Velha Política"

06 Sep 2014 | A burguesia busca utilizar as eleições para apagar a importância das manifestações de junho de 2013 e recompor a imagem dessa “democracia” dos ricos. Por trás da urna está o poder econômico, os milhões que financiam os candidatos, os luxuosos privilégios que sustentam a casta política. (...)

Por que defendemos o voto crítico em Zé Maria?

06 Sep 2014 | Ao propor o voto crítico no PSTU, ao mesmo tempo em que vemos nisso uma forma de defesa da independência da classe trabalhadora e relação aos patrões frente ao debate eleitoral, queremos abrir os debate com trabalhadores e jovens sobre a necessidade do construir uma nova (...)

Mais publicações: