Sexta 29 de Março de 2024

Crise sindical e a luta pela construção de um partido revolucionário no Brasil

26 Jun 2014 | Este ano marca o início de um forte processo da classe trabalhadora brasileira, que teve como antessala as grandes jornadas de junho de 2013. Trata-se da maior onda de greves em vinte anos. Para os revolucionários analisar os processos de ruptura dos trabalhadores com o (...)

ENTRE GOLS, GREVES, ENCHENTES E ELEIÇÕES

O ponto de vista dos que assistem à Copa demitidos ou embaixo d’água

26 Jun 2014 | Enquanto turistas viajam felizes pelos estádios que custaram rios de dinheiro, os alagamentos e enxurradas no Paraná afetaram quase 790 mil pessoas que literalmente assistem a Copa debaixo d’água. Assim como em Natal, uma das cidades sedes do megaevento, mais uma tragédia (...)

NÃO A CHANTAGEM PATRONAL! QUE OS CAPITALISTAS PAGUEM PELA CRISE

Contra as demissões e suspensões na indústria automotiva

26 Jun 2014 | Nos últimos meses o setor automotivo nacional vem passando por uma situação bastante particular, estoques superlotados nas grandes montadoras, férias coletivas, lay-off e demissões para o trabalhadores, a alegação dos patrões é que as vendas de automóveis caíram nesse ano, e que não (...)

Declaração da Liga Estratégia Revolucionária – Quarta Internacional

Por que os metroviários não venceram?

19 Jun 2014 | A histórica greve de 5 dias dos metroviários de São Paulo se deu numa conjuntura favorável às vésperas da Copa, em meio ao maior ascenso de greves desde a década de 80, e num ano eleitoral.

LIBERDADE AOS METROVIÁRIOS RETIDOS

Abaixo a repressão aos metroviários em luta!

09 Jun 2014 | Nessa manhã de segunda-feira, 09 de junho, por volta das 5h as imediações da Estação Ana Rosa do metrô amanheceram militarizadas. Como se não bastasse ameaçar demitir os metroviários, atentando contra o direito de greve, agora o governador Geraldo Alckmin é responsável por mais uma (...)

UMA ONDA DE GREVES PERCORRE O PAÍS

Que as centrais sindicais convoquem uma paralisação nacional para unir as greves e retomar as demandas de junho

22 May 2014 | A greve dos rodoviários de São Paulo termina de colocar no centro do cenário político nacional não só a crescente disposição de luta da classe trabalhadora, mas também o desgaste das direções sindicais e os métodos radicalizados de luta (...)

RACISMO E A LUTA NEGRA

Sobre bananas e macacos

08 May 2014 | Ao passo que a Copa do Mundo se aproxima mais exemplos de racismo (Amarildo,Claudia,DG e outros) viram manchetes pelo pais a fora,. Junho mudou a subjetividade da população, fazendo com que esses começem a se levantar contra os ataques do governo e da burocracia sindical como (...)

POLÊMICA SOBRE MOTINS POLICIAIS

Os motins policiais na Bahia e a política da esquerda brasileira

24 Apr 2014 | Diante dos motins policiais, principalmente na Bahia, a esquerda brasileira mais uma vez dedica esforços, jornais e forças para defender os policiais militares, policias civis e bombeiros (também militares) como “trabalhadores da segurança” ou “servidores públicos”, comparando (...)

DECLARAÇÃO DE MARÍLIA ROCHA, OPERADORA DE TREM DO METRO DE SP

Não podemos aceitar operar um trem com mulheres sendo assediadas!

17 Apr 2014 | Marília Rocha, operadora de trem do Metrô de São Paulo: "Dirijo todos os dias o vagão da linha vermelha e considero que nós, trabalhadoras e trabalhadores do Metrô, trem e ônibus, não podemos aceitar trabalhar em estações, operar trens ou dirigir ônibus normalmente, enquanto tem (...)

UM PROCESSO INICIAL DE EXPERIÊNCIA COM O LULISMO

Está surgindo um novo movimento operário

17 Apr 2014 | As jornadas de junho foram a “ante-sala” destes processos mais profundos na classe operária, que por enquanto parecem estar apenas em seus princípios. Estes processos já são expressão da experiência inicial de amplos setores da classe com a burocracia sindical dos anos de governo (...)

29 ANOS DE DEMOCRACIA DOS RICOS E OS MILITARES SEGUEM IMPUNES

Há 50 anos do Golpe de 64: Punição aos militares e civis envolvidos com a ditadura militar!

21 Mar 2014 | No dia 1 de abril será realizado em Belo Horizonte o ato contra o golpe militar de 1º de abril de 1964, organizado pela Frente Independente pela Memória, Verdade e Justiça de Minas Gerais.

50 anos do golpe militar

Conclusões passadas para problemas contemporâneos

21 Mar 2014 | Há cinquenta anos atrás se conjurava um dos momentos mais trágicos da história de nosso país: os militares provocavam um golpe e instituíram uma ditadura e um estado de violência, torturas e todo tipo de repressão que ainda vivem na memória de ativistas, militantes e do conjunto dos (...)

EDITORIAL II

Nossas batalhas no movimento operário depois de junho e da histórica greve dos garis do Rio de Janeiro

20 Mar 2014 | As jornadas de junho no Brasil abriram uma nova etapa na luta de classes e por isso abriram novas possibilidades para pensar a inserção no movimento operário com as ideias e a prática do marxismo revolucionário. A partir da última Plenária Nacional da LER-QI, que reuniu delegados (...)

EDITORIAL I

A classe trabalhadora pós-junho e as tarefas da esquerda revolucionária

20 Mar 2014 | Junto com a luta pelo direito de manifestação e contra a criminalização dos lutadores, esse deveria ser o objetivo do Encontro nacional do Espaço Unidade de Ação a ser realizado no dia 22 de março em São Paulo: colocando em prática as lições da greve dos garis, construir organizações (...)

I ENCONTRO NACIONAL DO MOVIMENTO MULHERES EM LUTA

Jornal do Pão e Rosas

07 Mar 2014 | Chamamos todas as mulheres presentes neste Encontro a conhecer e debater com o grupo de mulheres Pão e Rosas. Porque exigimos nosso direito ao pão, mas também às rosas!

CORTES DE GASTOS ANUNCIAM UM ANO CONTURBADO NA USP

Nos organizemos desde já!

27 Feb 2014 |

BASTA DE CRIMINALIZAR E REPRIMIR O DIREITO A MANIFESTAÇÃO!

Coloquemos de pé atos massivos no dia 13/03 em todo o país

27 Feb 2014 | Precisamos organizar, em cada local de estudo e de trabalho, assembleias que debatam a intervenção dos trabalhadores e da juventude na atual conjuntura, relacionando o movimento contra a Copa com a necessidade de colocar de pé uma forte campanha contra a repressão e a (...)

BASTA DE CRIMINALIZAR E REPRIMIR O DIREITO A MANIFESTAÇÃO!

Respondamos com atos massivos no dia 13/03 em todo o país

24 Feb 2014 | O 2º ato contra a Copa, realizado em São Paulo no dia 22/02, foi vítima de uma orquestrada política de amedrontamento, criminalização e repressão por parte das forças repressivas do Estado.

GOVERNOS REPRIMEM E CRIMINALIZAM MANIFESTANTES COM MEDO DA "FORÇA DAS RUAS"

Unir a luta contra a Copa à luta contra os aumentos e pela estatização dos transportes

24 Feb 2014 | O ano mal começou, algumas universidades nem ainda voltaram das férias, e o cotidiano carioca tem sido marcado por manifestações em resposta ao aumento das passagens.

RELATO DO DIRETOR DO SINTUSP SOBRE O SEGUNDO ATO #NÃO VAI TER COPA

De dentro do cerco

24 Feb 2014 | Sem qualquer pretexto aparente, em um momento em que o ato marchava pacificamente, como havia sido desde o início, a tropa avançou sobre os manifestantes com cacetes e os escudos do choque.

DEBATES SOBRE O MOVIMENTO "NÃO VAI TER COPA"

O PCO com o PT e a FIFA

13 Feb 2014 | Já se tornou um lugar comum os petistas dizerem que a esquerda faz o jogo da direita sempre que uma critica ou questionamento pela esquerda ganha visibilidade. (...) Entretanto, o que é de certa forma estranho é que uma organização que se reivindica trotskista faça parte desse (...)

NACIONAL

Sobre a morte de Santiago Andrade e a criminalização dos manifestantes

11 Feb 2014 | Todo o decorrer dos eventos que levaram a este acidente só aconteceram porque a polícia de Sérgio Cabral quis impedir um novo catracaço.

DEMISSÕES NA GM

PSTU entrega luta dos operários da GM em tempo recorde

09 Feb 2014 | No final de 2013 a patronal da General Motors de São José dos Campos, em meio à férias coletivas, consumou a demissão de 687 trabalhadores, concluindo o fechamento da unidade chamada MVA. Apesar do PSTU – que dirige o Sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos há cerca de 30 (...)

EDITORIAL

"Da copa eu abro mão, estatiza a UNIP, a Uninove e o busão!"

08 Feb 2014 | Os atos contra a Copa do Mundo ocorridos no dia 25 de janeiro tiveram uma repercussão relativamente muito superior ao que de fato seria de esperar pelo tamanho dos mesmos (o maior, em São Paulo, contou em seu auge com 3 mil (...)

CAOS NO METRÔ DE SÃO PAULO

O governo corrupto não pode garantir transporte de qualidade, estatizemos já sob gestão dos trabalhadores e controle dos usuários!

07 Feb 2014 | Mas dia 4 de fevereiro foi um dia em que a situação ficou mais grave. Durante a tarde, a linha 4 amarela, privatizada, teve uma pane elétrica que paralisou a linha por mais de uma hora.

Mais publicações: