Terça 23 de Abril de 2024

PSOL recebe dinheiro de empresas poderosas e se coliga com partidos de Dilma e Marina nos estados.

Nenhum voto na conciliação entre trabalhadores e patrões

06 Sep 2014 | Nessas eleições o PSOL de Luciana Genro volta a receber 15 mil reais da quinta maior rede de hipermercados do país, o grupo Zaffari. Essa não é uma novidade. Já nas eleições anteriores esse partido também recebeu dinheiro da Gerdau, um dos maiores monopólios de aço do Brasil, da (...)

O PSOL recebe apoio do PSDB em Alagoas

01 Sep 2014 | O desenrolar da campanha eleitoral mostra uma cada vez maior adaptação do PSOL ao vale tudo e ao jogo da política burguesa e as instituições e aos partidos da democracia dos ricos. A última do partido do “socialismo” (sic) e liberdade (depois de já ter recebido financiamento de um (...)

Sobre a morte de Antônio Ermírio de Moraes

A FIESP ilumina os céus em homenagem: nós não

26 Aug 2014 | Ontem, 24/08, morreu Antônio Ermírio de Moraes. Há décadas detentor do título de um dos homens mais ricos do país e membro constante da lista Forbes dos homens mais ricos do mundo. Presidente do Grupo Votorantim, maior grupo privado brasileiro, detentor de quase um monopólio na (...)

Nestas eleições: Saúde “modelo” para infecção de Alckmin; falta d’agua e privatização de Hospitais para o povo

25 Aug 2014 | “Se fosse atendido no SUS já tava morto”. Sempre que um político tem alguma complicação e é atendido em algum grande e renomado hospital esta é a frase que se espalha em comentários de bares, esquinas, locais de trabalho, entre os trabalhadores e povo (...)

Eduardo Campos só virou uma grande novidade depois da sua morte

25 Aug 2014 | Com sua morte, Eduardo Campos está tendo mais audiência do que jamais havia tido em vida. Os grandes jornais e canais de televisão o converteram em uma espécie de mito. Era o representante de uma nova geração de políticos que estaria a caminho de renovar a política (...)

A crise financeira da Petrobrás

25 Aug 2014 | Na grande mídia brasileira vemos uma enxurrada de artigos sobre uma crise geral da Petrobrás. Esta mídia, ligada a setores que defendem a privatização da empresa, exagera nos termos. Quer fazer parecer como se estivesse tudo (...)

A crise da Petrobrás e as eleições: um alimenta o outro

25 Aug 2014 | A maior empresa do Brasil está atravessando uma crise. Todos os grandes jornais brasileiros estampam algum assunto da Petrobrás todos os dias em suas capas.

Discurso “verde” de Marina Silva subordina a natureza aos interesses capitalistas

25 Aug 2014 | Um dos trunfos de Marina Silva para a campanha eleitoral, um dos fatores que mais exploram seus marqueteiros, é seu discurso ambientalista, ecológico, a defesa de um “capitalismo sustentável”. Como esse discurso Marina Silva aparece como candidata “progressista”, preocupada com (...)

Uma morte que dá vida à “terceira via” contra os trabalhadores

20 Aug 2014 | A morte por acidente aéreo do candidato a presidente Eduardo Campos gera uma reviravolta nas eleições que ocorrerão em outubro. Marina Silva, a vice-presidente do falecido, ao assumir a cabeça de chapa, mostra muito mais possibilidades de ganhar, dando força ao debate sobre a (...)

Professores pela Base e Juventude às Ruas no Encontro Nacional de Educação

15 Aug 2014 | Nós, das agrupações Professores pela Base e Juventude às Ruas, levamos a todos os setores que ali se reuniam o debate sobre a necessidade de lutarmos contra a precarização da Educação. Mas não desvinculamos a organização de professores e de estudantes da urgência em se forjar uma nova (...)

Sobre a morte de Eduardo Campos

13 Aug 2014 | No dia 13 de agosto, Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco e candidato à presidência pelo PSB, morreu em um acidente de avião na cidade de Santos.

O PT nos sindicatos e fundos de pensão

10 Aug 2014 | Não apenas no governo, mas por via do controle de sindicatos e fundos de pensão, o PT tem sido uma peça fundamental para manter a democracia dos ricos.

Por que não fazer um “voto útil” no PT como “mal menor”?

10 Aug 2014 | Muitos trabalhadores, mesmo que não vejam o PT como saída para nossos problemas, acabam votando nele como um "mal menor" diante do retorno do PSDB. Queremos discutir com essa ideia.

A crise que se vizinha e a necessidade de uma resposta dos trabalhadores

10 Aug 2014 | O cenário econômico do Brasil mostrado nos últimos dias pela imprensa econômica capitalista tem sido cada vez mais negativo. É hora de prepararmos uma resposta dos trabalhadores para que sejam os capitalistas a pagar por sua (...)

LIBERDADE IMEDIATA PARA TODOS OS PRESOS POR LUTAR

Chega dessa farsa! Liberdade imediata para Fabio Hideki!

06 Aug 2014 | Saiu finalmente o resultado da perícia sobre os “artefatos explosivos” que serviram como justificativa para a prisão de Fabio Hideki e também para a negação de seu Habeas Corpus, o que faz com que ele esteja há mais de 40 dias preso em Tremembé. Foram duas perícias, que demoraram (...)

CRISE DA ÁGUA

Uma resposta dos trabalhadores para a crise da água

30 Jul 2014 | O verão sem chuvas e o longo período de estiagem estão mostrando a falta de eficiência do sistema de abastecimento no principal polo industrial do país. Apesar do governador Geraldo Alckmin negar, já existe falta de água em muitas (...)

ECONOMIA

Inflação: um ajuste dos governos e patrões contra os trabalhadores

30 Jul 2014 | Vemos a cada compra do mês que os alimentos estão consumindo cada vez mais a nossa renda. Todos os dias os jornais nos bombardeiam com notícias sobre a inflação destacando como é importante o aumento das taxas de juros (hoje em 11% as maiores do mundo) e no trabalho as chefias nos (...)

TEORIA: UM GUIA PARA AÇÃO REVOLUCIONÁRIA

Da crítica à "democracia dos ricos" à luta pela democracia dos trabalhadores

29 Jul 2014 | Nessa época de eleições volta à cena uma grande fase de promessas: na televisão, nos jornais, em cada folheto que recebemos, vemos uma infinidade de ideias e promessas de que, dessa vez, a nossa condição de vida irá (...)

ESQUERDA

O PSOL e a posição escandalosa de sua candidata Solange Pacheco

29 Jul 2014 | Está circulando pelas redes sociais um vídeo e textos da candidata pelo PSOL a deputada federal do Rio de Janeiro, Solange Pacheco, que é uma verdadeira afronta a todos os que se consideram de esquerda. No vídeo, Solange Pacheco, se apresenta como candidata do PSOL, e afirma ter (...)

PARA ELES, TUDO. PARA NÓS, NADA.

Temos que dizer chega a essa “democracia dos ricos”

29 Jul 2014 | Nos próximos meses vamos nos deparar com todo tipo de propaganda pedindo um voto. Mais um voto para que eles possam continuar com privilégios, recebendo salários – sem contar os “extras” – de mais de 26 mil reais (36 vezes mais que o salário mínimo). Somadas as verbas, os deputados (...)

Chega dos parasitas dessa “democracia dos ricos”

21 Jul 2014 | Vem se aproximando mais uma vez aquele momento no qual, a cada dois anos, nos dizem que decidimos o futuro do nosso país.

COPA DO MUNDO NO BRASIL

Para quê serviu a Copa do Mundo no Brasil?

16 Jul 2014 | Muitos literalmente assistiram (?) à Copa debaixo d’água, com suas casas inundadas pelas enchentes e familiares mortos. No estado do Paraná, mais de 423 mil pessoas foram atingidas. 27% dos municípios do Rio Grande do Sul ficaram em estado de emergência. Em Natal, uma das (...)

TRAGÉDIA EM MINAS GERAIS

Mais dois jovens mortos em obras da Copa: a prefeitura e a Cowan são as responsáveis

05 Jul 2014 | Mais dois jovens morreram em consequência das obras da Copa em Belo Horizonte: Hanna Cristina Santos, motorista de ônibus, de 24 anos, e Charlys Frederico Moreira do Nascimento, servente de pedreiro, de 25 anos. Prestamos nossa solidariedade no luto das famílias de Hanna e (...)

MEXEU COM UM, MEXEU COM TODOS

Trabalhadores da USP dão grande exemplo na luta pela libertação imediata de Fábio Hideki 

28 Jun 2014 | Pela eliminação de todos os processos contra lutadores! Pela liberdade de todos os presos políticos por lutar! Liberdade imediata a Fábio Hideki Harano!

Vale tudo por votos: a esquerda tradicional e sua crescente integração ao regime

26 Jun 2014 | Os três grandes candidatos da burguesia alteram seus discursos conforme a necessidade, mas correm todos atrás dos mesmos interesses e financiadores, os bancos, fundos de investimentos, as multinacionais, as gigantes do agronegócio e as bilionárias empresas “campeãs (...)

Mais publicações: