Segunda 29 de Abril de 2024

POR UMA POLÍTICA INDEPENDENTE DO GOVERNO E DA BUROCRACIA SINDICAL

A esquerda frente a reforma política

03 Jul 2013 | Todos os militantes do PSOL que se opõe a essa farsa de “democratização” que propõe o governo federal, e que desejam lutar realmente pelo desenvolvimento independente das mobilizações que tomaram as ruas, precisam vir a público para denunciar a política de desvio das mobilizações que (...)

DEBATE

“Golpe da direita” ou mobilização progressista das massas?

26 Jun 2013 | Após os atos da última semana, em que pareceu se repetir em diversas cidades o estranho fenômeno de as organizações de esquerda e alguns movimentos sociais serem hostilizados e até “expulsos” das manifestações, por elementos de ultradireita que conseguiram manipular um setor dos atos, (...)

NACIONAL

A falácia dos 100% de royalties do petróleo para a educação

25 Jun 2013 | Está aberta uma crise em torno da aprovação dos 100% de royalties do Petróleo para a educação.

RJ: Polícia de Cabral mata 13 pessoas e pisoteia todos direitos civis dos moradores da Maré

25 Jun 2013 | Após uma manifestação pacífica ser reprimida em Bonsucesso com alegações de que estavam ocorrendo saques, a polícia deslocou-se para a vizinha Maré em uma operação de sistemática repressão e assassinato

MOBILIZAÇÃO

Após a primeira vitória do movimento: seguir a luta ampliando nosso programa!

21 Jun 2013 | Agora, o movimento encontra-se em uma disjuntiva. Ou reflui, ou segue. A força das massas que saíram as ruas mostra que se pode seguir. Mas para isso deve ampliar seu programa, superando a estratégia do MPL, para elencar um conjunto de reivindicações que responda as principais (...)

DECLARAÇÃO

Combater a corrupção, a ditadura do capital financeiro! Ir por nossos direitos e pela solução efetiva da crise dos transportes!

21 Jun 2013 | O mito do povo brasileiro como passivo por natureza cai por terra. Os atos massivos já são históricos, estão abrindo uma nova etapa na luta de classes, e se constituem como uma imensa movimentação que politiza cada vez mais o país, arrastando diversos (...)

SÃO PAULO

É preciso uma política classista para dar voz ao rechaço à casta política

20 Jun 2013 | No dia 20 de junho as manifestações que tomaram o país deram um salto, levando às ruas cerca de 1 milhão de pessoas. Em diversas cidades, como no Rio de Janeiro e em Brasília, se expressou a raiva popular pelas péssimas condições de vida, e contra os privilégios e abusos (...)

Belo Horizonte

Abaixo a repressão de Lacerda/Anastasia/Dilma! Lutar pela redução da tarifa e pelo passe livre!

20 Jun 2013 | Em Belo Horizonte o governo Lacerda e Anastasia mantêm a intransigência com a passagem em 2,80. Num momento de aumento da inflação que começa a pesar mais nos bolsos da juventude e das famílias, principalmente as famílias de trabalhadores, pobres e das classes médias, é necessária (...)

FRENTE À REVOGAÇÃO DO AUMENTO EM SP E RJ

A primeira vitória do movimento! É possível ir por mais! Liberdade de todos os presos e fim dos indiciamentos!

19 Jun 2013 | Após os maiores protestos de massas que o país já viu desde o Fora Collor, o movimento conquista uma importante primeira vitória. Impôs nas ruas enfrentando a repressão brutal da polícia a revogação do aumento das tarifas do transporte coletivo em São Paulo, e no Rio de (...)

Rio de Janeiro

A polícia de Cabral tenta matar manifestantes! Abaixo à repressão e a criminalização da luta social!

18 Jun 2013 | Na manifestação de ontem a polícia militar disparou contra manifestantes com armas de fogo. Até o momento temos notícia de 3 companheiros de luta atingidos pela polícia de Sérgio Cabral, que, por sorte, não perderam a vida e estão (...)

MOBILIZAÇÃO

Revogar o aumento, barrar a repressão, não aceitar trégua e avançar

17 Jun 2013 | O movimento contra o aumento está ganhando as ruas de todo o país e canalizando um amplo descontentamento social, onde os R$ 0,20 foi a gota d’água.

BRASILIA

Na rota da revolta do vinagre, Brasília vive um dia histórico

12 Jun 2013 | Brasília integrou-se às massivas manifestações nacionais e viveu sua segunda-feira histórica.

AS LUTAS INDÍGENAS DESMASCARAM A FALSIDADE DO “BRASIL PARA TODOS”

Lucros abundantes ao agronegócio, confinamento e assassinatos aos povos indígenas

06 Jun 2013 | No dia 30/05, na calada da madrugada na véspera de um feriado, frente ao crescente descontentamento que vem levando a mobilizações de várias tribos indígenas pelo país, a Polícia Federal, executando ordens do governo Dilma, assumiu mais uma vez a linha de frente da repressão aos (...)

EDITORIAL

Primeiras expressões dos limites do “modelo” brasileiro

31 May 2013 | Repetindo o discurso de governo desde o período de Lula, a presidente Dilma Rousseff, em discurso no 1º de Maio, declarou que “o Brasil avançou muito nos últimos anos” e alcançou “recordes sucessivos no emprego, na valorização do salário e nas conquistas sociais dos (...)

COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE

Por uma estratégia independente na luta pela verdade e justiça

30 May 2013 |

GOVERNO, REGIME E ESTADO

Crise entre poderes, escândalos de corrupção

30 May 2013 | Volta e meia estoura um novo escândalo de corrupção: ora de tucano, ora de petistas, ora de peemedebistas. (...) Precisamos nos apoiar no sentimento de podridão que muitos trabalhadores veem ao olhar a política burguesa e suas instituições e politizá-lo em um sentido de (...)

CASAMENTO IGUALITÁRIO

Por uma perspectiva de independência de classe para lutar contra a homofobia e pelos direitos LGTTBI

30 May 2013 | Nas últimas semanas, o Conselho Nacional de Justiça decidiu que os cartórios “não poderão se recusar” a celebrar o casamento civil de pessoas do mesmo gênero. Uma decisão histórica que, na prática, garante a possibilidade dos homossexuais celebrarem o casamento (...)

Nova reforma, novos ataques!

Dilma e a política de rifar nossos direitos

01 May 2013 | O aborto clandestino é a terceira causa de ocupação dos leitos obstétricos no Brasil e a quarta causa de morte materna. Todos os anos, segundo a ONU, cerca de 200 mil mulheres morrem em silêncio no Brasil devido a abortos clandestinos. Cerca de 800 mil a 1 milhão de mulheres (...)

GREVE E REPRESSÃO NOS CANTEIROS DE OBRAS DO PAC

Fora a Força Nacional de Belo Monte, Jirau e Santo Antônio!

28 Apr 2013 | No último mês, frente as greves da construção civil, um pacto entre governo Dilma e as construtoras colocou a Força Nacional e “infiltrados” dos serviços de informação (Abin) para vigiar e reprimir grevistas e dirigentes sindicais, assim como para manter o controle dos trabalhadores (...)

NACIONAL

Os direitos democráticos, o Estado capitalista e a luta por um governo operário e popular

28 Apr 2013 | Nos últimos meses, diversas mobilizações por todo o país se desenvolvem pela renúncia de Marco Feliciano (PSC-SP). Feliciano ocupa esse cargo atualmente pela divisão de poderes na base aliada do governo Dilma. Além de milhares nas ruas, o debate atinge uma ampla camada da população (...)

MARCHA DE 24 DE ABRIL

Por um verdadeiro plano de lutas para impor nossas reivindicações

23 Apr 2013 | Consideramos que mesmo que a Marcha seja uma política que tenha sido preparada há meses por suas direções, os incipientes enfrentamentos de classe que os operários e professores brasileiros protagonizam neste momento, sofrendo distintas formas de repressão, deveriam fazer as (...)

GREVE E REPRESSÃO NOS CANTEIROS DE OBRAS DO PAC

Campanha nacional de solidariedade aos grevistas de Belo Monte

14 Apr 2013 | Empresas e governo do PT colocam Força Nacional e “infiltrados” dos serviços de informação (Abin) para vigiar e reprimir grevistas e dirigentes sindicais, relembrando os métodos da ditadura militar, quando as greves eram proibidas e tratadas como “caso de polícia” e de “segurança (...)

Editorial

10 anos do PT no poder: a terceirização e a precarização da vida no governo Dilma

06 Apr 2013 | Completados dez anos do PT a frente do governo federal, muita propaganda vem sendo feita em torno do “Decênio que mudou o Brasil”. Na ofensiva, a cúpula petista saí a organizar cartilhas e seminários em várias capitais para contrapor dois projetos supostamente antagônicos de (...)

A PRECARIZAÇÃO TEM ROSTO DE MULHER

Depoimentos sobre o Livro

06 Apr 2013 |

FELICIANO, ALIADO DE DILMA

Um racista e homofóbico na presidência da Comissão de Direitos Humanos

06 Apr 2013 | Não é de hoje que o governo Dilma leva adiante os interesses dos setores mais reacionários da sociedade no que se refere às questões democráticas. Desde sua candidatura, Dilma já vinha declarando ser contra o direito ao aborto, alegando ser este uma “violência à mulher” (...)

Mais publicações: