Sexta 26 de Abril de 2024

AFRICA DO SUL : A POLICIA ABRE FOGO CONTRA OS MINEIROS EM GREVE PROVACANDO MAIS DE 30 MORTES

Assassinos!

21 Aug 2012 | A repressão selvagem, que deu lugar a comparações com o massacre perpetrado pelo regime de apartheid em Sharpeville, em 1960, ou em Soweto em 1976, realizado com o apoio total do Congresso Nacional Africano (ANC), que está no poder atualmente, e o com o apoio do mais importante (...)

SENADO APROVA 50% DE COTAS SOCIAIS E RACIAIS

Lutemos pela imediata aplicação junto a permanência estudantil como parte da luta pelo livre acesso

14 Aug 2012 | Foi aprovado no Senado no último dia 08 o PLC 180/2008 que prevê que 50% das vagas das universidades e institutos federais sejam reservadas para cotas raciais e sociais.

HISTÓRIA

O fracasso das “ações afirmativas” nos EUA

11 May 2012 | Durante os anos 50 e 60 desenvolveram-se fortes lutas pelos direitos civis nos EUA, em especial por direitos ao povo negro, que historicamente foram submetidos a uma monstruosa política de opressão e segregação racial naquele país. Essas lutas obrigaram a burguesia imperialista a (...)

COTAS RACIAIS

O povo negro deve se organizar de forma independente e em base aos métodos da luta de classes

08 May 2012 | No dia 26 de Abril o Supremo Tribunal Federal aprovou a legalidade do sistema de cotas no Brasil, como resposta a setores que alegaram a inconstitucionalidade desse sistema com o argumento de sua contradição em relação com o princípio de igualdade entre os cidadãos existente na (...)

Repressão e democracia dos ricos no Brasil

28 Feb 2012 | Fatos recentes, como a repressão aos estudantes da USP a expulsão de moradores e usuários na Cracolândia, o desalojamento de milhares de pessoas na ocupação urbana do Pinheirinho, a consolidação das UPPs, assim como os motins policiais no Ceará, Bahia e Rio de Janeiro, trouxeram (...)

QUESTÃO NEGRA

As origens da questão negra e seu papel em nossa revolução

22 Nov 2011 | A luta de classes certamente reverterá esse quadro, e um novo ascenso operário e popular, para qual a esquerda revolucionária precisa se preparar, terá na questão negra um pilar decisivo. A autodeterminação do povo negro, sob os métodos da luta de classes, será um dos golpes finais (...)

20 DE NOVEMBRO – DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A luta pela libertação do povo negro é revolucionária por natureza

16 Nov 2011 | Já é ponto pacífico que o racismo no Brasil existe por meios abertos e velados. As estatísticas que a própria burguesia é obrigada a divulgar mostram claramente, em todos os índices, que são as mulheres negras, e em seguida os homens negros, os que padecem as piores condições de (...)

QUAL “PROJETO DE PAÍS”?

Brasil: Entre o gradualismo reformista e as contradições estruturais do país

05 Nov 2011 | Os êxitos do gradualismo lulista debilitam em grande medida os setores da esquerda, retirando-lhes base social, isolando-os politicamente, ou então os cooptando. Quanto mais forte fica a idéia de que o Brasil pode avançar para uma melhoria gradual das condições de vida, (...)

PENA DE MORTE E O RACISMO IMPERIALISTA

EUA assassina Troy Davis

17 Sep 2011 | A Corte Suprema dos EUA rechaçou no último momento o pedido do próprio Davis e de uma importante quantidade de organizações e personalidades para prorrogar a execução, enquanto isso Obama nem sequer se pronunciou a respeito. A execução de Troy Davis, de 42 anos, se converteu em um (...)

MEDALHA DE MÉRITO CÍVICO AFRO-BRASILEIRO É ENTREGUE AO REITOR DA USP, JOÃO GRANDINO RODAS:

Com açúcar, com afeto: do escravo a seu algoz

15 Jul 2011 | Nossa história não será escrita “pelas mãos” de princesas, presidentes e nenhum de nossos exploradores, nossos sonhos e necessidades não serão alcançados de braços dados aos nossos opressores, confiemos em nossas próprias forças para acabar com a exploração do homem pelo homem e toda a (...)

HOMENAGEM AOS 100 ANOS DA REVOLTA DA CHIBATA

Dos estudos da "questão negra" ao papel do povo negro na revolução brasileira

06 Dec 2010 | Pouco menos de um mês após a eleição de Dilma, que recebeu um expressivo mandato popular para “fazer o Brasil seguir mudando”, o dia da Consciência Negra foi comemorado com destaque para os cem anos da Revolta da Chibata, o histórico protesto negro comandado pelo “Almirante Negro”, (...)

MARCHAMOS NO 20 DE NOVEMBRO

“Fora já! Fora já daqui! Polícia das favelas e as tropas do Haiti!”

04 Dec 2010 | No dia 20 de novembro de 2010, com o título de 100 anos da revolta da chibata, ocorreu a 7ª Marcha da consciência negra da cidade de S. Paulo, apesar do boicote da prefeitura Kassab, que organizou a “Virada Esportiva”, para desfocar a atenção a respeito do dia da consciência (...)

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Dia 20 de novembro marchemos em luta! Resgatemos a Revolta da Chibata como luta pela dignidade dos explorados!

24 Nov 2010 | Neste 20 de novembro, marcharemos pelo resgate dessa história da luta negra, relembrando-a como símbolo da luta pela dignidade dos explorados. Dignidade esta, que perpassa por nos levantar contra a situação degradante dos trabalhadores terceirizados e precarizados (em sua (...)

LANÇAMENTO DA CAMPANHA

Somos as Negras do Haiti!

10 Dec 2009 | DEBATE EXPOSIÇÃO DE FOTOS VÍDEOS DEPOIS: MUITA MÚSICA! É neste sábado, 12 de dezembro, às 15h. Na Casa Socialista Karl Marx (Pça Américo Jacomino, 49 - Metrô Vila Madalena).

CONSCIENCIA NEGRA: Pão e Rosas lança a campanha SOMOS AS NEGRAS DO HAITI

Fora as tropas da ONU comandadas pelo exército de Lula

21 Nov 2009 | O governo de Lula e os homens que ocupam os altos postos nas tropas brasileiras retomam com mais hipocrisia seus discursos humanitários sempre que surjem novas denúncias sobre a realidade que enfrenta o povo haitiano – que, aliás, até hoje se manifesta contra a ocupação, tendo (...)

O OUTRO LADO DA VIOLÊNCIA NO RIO

Da queda do helicóptero aos corpos negros caídos no chão

22 Oct 2009 |

BASTA DE RACISMO

É preciso lutar contra o racismo e a violência policial

26 Sep 2009 | O caso de racismo no Carrefour Osasco contra Januário Alves de Santana no início de agosto escancarou uma vez mais como o racismo se coloca presente em suas formas mais violentas. Acusado de roubar o próprio carro no estacionamento do hipermercado, ele foi brutalmente agredido (...)

Hoje, debate com Mara Onijá sobre racismo do Carrefour contra trabalhador da USP

10 Sep 2009 | Às 18h no Aquário da História - USP.

PÃO E ROSAS

Racismo no Carrefour: nossas vozes não podem se calar!

28 Aug 2009 | No dia 7 deste mês o hipermercado Carrefour, em Osasco, foi cenário de uma violência brutal contra Januário Alves de Santana, um trabalhador negro de 39 anos.

JUVENTUDE

Debate sobre a ocupação do Haiti na greve da USP

25 Jun 2009 | "desde os anos 80, a partir do governo do presidente americano Ronald Reagan, se aplicou um plano de completa destruição da economia haitiana, com o objetivo de estabelecer este país como fornecedor de mão de obra barata." Fora do Haiti as tropas de Lula e da ONU! Pela (...)

O POVO NEGRO NO BRASIL

121 anos depois da abolição

13 May 2009 | No mês em que se completam 121 anos da assinatura da Lei Áurea no Brasil, vêm à tona novamente debates sobre o significado histórico desta data e quais as transformações que de fato se efetivaram na vida dos milhões de negros brasileiros, mais da metade da população (...)

II HIP HOP OCUPA USP

Pela readmissão do Brandão!

26 Apr 2009 | No dia 17/04, em São Paulo, o prédio de História da USP foi cenário de um ato político em forma de festival cultural: o II Hip Hop Ocupa USP. Com apoio do Sintusp, DCE USP, CEUPES e Pão e Rosas, organizado pela LER-QI, Movimento A Plenos Pulmões e Pílula Preta, a atividade trouxe (...)

II Hip Hop Ocupa USP

A Juventude Negra Ocupa a Universidade Elitista e Racista

20 Apr 2009 | Na última sexta-feira, 17/04, o prédio de História da USP foi cenário de um ato político em forma de festival cultural: o II Hip Hop Ocupa USP.

Mais publicações: