Quinta 25 de Abril de 2024

CARANDIRU

Os 111 de 2 de outubro de 1992 após Junho de 2013

03 Oct 2013 | Em memória aos mortos no massacre do Carandiru.

LUTA NEGRA

Entrevista com Erica Huggins: do legado dos Panteras Negras às necessidades atuais de organização do movimento negro e dos trabalhadores

25 Sep 2013 | Todos os lugares por onde Erica Huggins passou esta foi buscada por centenas de jovens negros. Jamais pensei que o Partido dos Panteras Negras Pela Autodefesa pudessem ser uma referência tão disseminada.

AMARILDO

Pelo fim do genocídio da população negra! Cadê Amarildo?

25 Sep 2013 | Passados mais dois meses do desaparecimento do pedreiro Amarildo na favela da Rocinha no Rio de Janeiro, não há dúvidas de que os responsáveis foram policiais militares da Unidade de Polícia “Pacificadora” (UPP).

RIO DE JANEIRO

Juventude às Ruas – RJ organiza debate/passeio sobre história da luta dos negros e dos trabalhadores no Rio de Janeiro

23 Jul 2013 | Nós da Juventude às Ruas queremos ser parte ativa na reconstrução da verdadeira história da luta dxs negrxs e da classe trabalhadora deste país. Neste último sábado dia 20/07 realizamos um passeio/debate no Centro do Rio, que tem o objetivo de caminhar pelas ruas desenterrando a (...)

9 ANOS DE OCUPAÇÃO

Fora as tropas de Dilma e da Minustah do Haiti!

29 May 2013 | A ocupação haitiana pelas tropas da Minustah(Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti), chefiada pelo Brasil, completa nove anos neste mês de junho. Desde 2004 quando se deu a queda do então presidente Jean Bertrand-Aristide o povo haitiano segue sob a ocupação das (...)

LUTA NEGRA

125 anos da abolição: lutar contra velhos e novos racismos para completar a obra de Zumbi, Manoel Congo, João de Mattos e muitos outros

13 May 2013 | A herança da escravidão não foi superada por mais que historiadores, jornalistas e ideólogos esforcem-se para mostrar como este país seria o país da democracia racial, da miscigenação, etc.

A PRECARIZAÇÃO TEM ROSTO DE MULHER

Depoimentos sobre o Livro

06 Apr 2013 |

"A PRECARIZAÇÃO TEM ROSTO DE MULHER" - 2ª EDIÇÃO

Mais de 300 trabalhadores e estudantes lotam a Casa Socialista Karl Marx no lançamento e o livro se difunde rapidamente

06 Apr 2013 | Nestas páginas, queremos expressar o grande lançamento da 2ª edição do livro “A precarização tem rosto de mulher”, das edições ISKRAS, que, no dia 9 de março, como parte das atividades do dia internacional das mulheres lotou a Casa Socialista “Karl Marx” com mais de 300 pessoas, com a (...)

JUVENTUDE ÀS RUAS RIO DE JANEIRO

Juventude Às Ruas – Rio de Janeiro organiza importante seminário sobre questão negra

28 Mar 2013 | A Juventude Às Ruas - Rio de Janeiro (LER-QI + Independentes) organizou um importante seminário com o tema "Marxismo, questão negra e revolução no Brasil" para abrir as discussões e reflexões sobre como a questão negra é crucial para pensar um processo revolucionário no (...)

QUESTÃO NEGRA

Conferência da LER-QI sobre a questão negra

10 Feb 2013 | No dia 16 de dezembro a LER-QI realizou a primeira sessão de abertura da Conferência que está realizando sobre a questão negra, que terá continuidade no início de 2013. A seguir, reproduzimos alguns dos debates mais importantes que foram abordados nessa primeira (...)

APONTAMENTOS HISTORIOGRAFICOS E MILITANTES INICIAIS SOBRE O RIO DE JANEIRO E A QUESTÃO NEGRA

Rio de Janeiro: capital mundial do genocídio negro e de suas lutas escondidas pela burguesia

08 Feb 2013 | O reacionarismo constitutivo e sua vasta operação ideológica para encobertar sua origem e erguer um país ao mesmo tempo esbranquiçado e da “democracia racial” passam a fazer sentido. Os negreiros, com seu acumulo de capital, fundavam ou compravam engenhos e plantações de café, os (...)

O CALDO CULTURAL DE SANGUE NEGRO

Uma reflexão sobre Obama, Django e Lincoln

08 Feb 2013 | Há anos se usou o termo melting pot (ou caldo cultural) para dizer que os EUA eram o país da homogeinedade cultural e da liberdade para se viver qualquer diferença. O momento em que Obama, o exaltado presidente negro, se reelege é talvez o momento onde não é possível esconder que (...)

OPINIÃO

O Globo e a Casa Grande ou os jornalistas de “grosso trato” e a falsificação da história e do presente

14 Jan 2013 | Os traficantes de escravos no Rio de Janeiro do século XIX eram conhecidos como “comerciantes de grosso trato”, por razões auto-evidentes, até para os padrões de uma sociedade escravocrata. Hoje, 14/01/13, os editorialistas do O Globo se prezam a um papel semelhante. Seu “grosso (...)

QUESTÃO NEGRA

Dia da Consciência Negra na E.E. Américo Brasiliense

05 Dec 2012 | No último dia 23 de novembro a E.E Américo Brasiliense abriu suas portas para realizar o dia da Consciência Negra.

Todos ao ato unificado na São Remo nessa quinta!

21 Nov 2012 | Nessa quinta, dia 22, a partir das 14:30 no portão da São Remo na USP, ato unificado contra a ocupação militar e a ameaça de despejo na São Remo, assim como contra a repressão aos estudantes, trabalhadores e professores na USP. Publicamos abaixo o chamado do (...)

20 Nov 2012 |

TROTSKY SOBRE A ÁFRICA DO SUL

Sobre as Teses Sul-Africanas

20 Nov 2012 |

COMEMORAR O 20 DE NOVEMBRO: RELEMBRANDO E APRENDENDO COM NOSSA HISTÓRIA

A abolição não foi um presente! Os escravos e também os trabalhadores negros e brancos lutaram por ela!

19 Nov 2012 | Texto publicado em boletim da Juventude Às Ruas Rio de Janeiro.

13/11 - SEMINÁRIO: A CLASSE TRABALHADORA, A QUESTÃO NEGRA E A OPRESSÃO RACIAL

Para libertar os negros da opressão e da exploração é necessária uma estratégia revolucionária

15 Nov 2012 | No Brasil, que em seu passado foi o principal destino dos milhões de homens, mulheres e crianças sequestrados de sua terra para tornarem-se escravos, ainda hoje é o maior país negro fora do continente africano (em 2009, segundo dados do Dieese mais da metade da população (51,2%) (...)

CLASSE TRABALHADORA, QUESTÃO NEGRA E OPRESSÃO RACIAL

Seminário do Sintusp: “A classe trabalhadora, a questão negra e a opressão racial” discute a necessidade de uma estratégia revolucionária para libertar os negros da opressão e da exploração

15 Nov 2012 | No dia 13/11 realizou-se no Sintusp o seminário “A classe trabalhadora, a questão negra e a opressão racial” com a presença de trabalhadores, estudantes e ativistas do movimento negro. Estiveram presentes Maria José Menezes, representando o Núcleo de Consciência Negra, fundado em (...)

COTAS RACIAIS

Aos negros, só um pouquinho de cotas

02 Nov 2012 | Em agosto desse ano, Dilma aprovou no Senado as cotas raciais e sociais para serem implantadas nas universidades federais. A medida aprovada pelo governo conseguiu estar abaixo do básico.

20 ANOS DO MASSACRE DO CARANDIRU

Esse artigo é uma homenagem aos 111 mortos pela policia aos 2 de outubro de 1992, na casa de detenção de São Paulo, o Carandiru; A todos os negros e pobres que já foram vitimas do Estado capitalista em todo o mundo e de sua policia assassina.

03 Oct 2012 | Ha exatos 20 anos atrás, no dia 2 de outubro de 1992, cento e onze detentos eram assassinados pela policia militar do Estado de São Paulo após uma rebelião que havia se iniciado no Pavilhão 9 da casa de detenção. Vendida para a imprensa como uma guerra entre a policia e os ditos (...)

O GOVERNO DO CNA É RESPONSÁVEL PELA MAIOR REPRESSÃO CONTRA MINEIROS, EVOCANDO O APARTHEID

Massacre operário na África do Sul

26 Aug 2012 | Os jornais publicaram em primeira página as fotos dos cadáveres caídos no chão, rodeados de policiais que seguiam apontando suas metralhadoras, escopetas e pistolas. É a primeira vez desde o final do Apartheid em 1994 que se vive a matança em grupo de setores da população negra. A (...)

QUESTÃO NEGRA

Importante atividade sobre a questão negra em Franca

24 Aug 2012 | Cerca de 40 pessoas, entre trabalhadores, figuras do hip-hop da cidade, estudantes universitários e secundaristas, compareceram na atividade construída pelo Ponto de Cultura ‘Pedra no Sapato’, pela LER-QI Franca, pelo Coletivo Angá e Juventude ‘Às Ruas’ nessa Quarta (22/08) para (...)

Mais publicações: