Sexta 29 de Março de 2024

O espírito guerreiro de Palmares como exemplo à classe operária

17 Nov 2014 | Este ensaio, presente no livro "Questão negra,marxismo e classe operária no Brasil", permite aprofundar uma compreensão marxista da formação do estado brasileiro. Localizar a luta negra como uma determinação social e política tão importante como a pressão imperialista da metrópole (...)

Silvana fala sobre onda de preconceito contra nordestinos nas redes sociais

29 Oct 2014 | "Se enganam aqueles que acreditam que Dilma representa os nordestinos. O PT governa para a mesma elite racista e discriminadora que os tucanos representam. É por isso que eu votei nulo e defendo que os trabalhadores se organizem de forma independente dos governos e dos (...)

A questão negra e as eleições

10 Oct 2014 | Em um país de maioria negra, onde 55% dos votantes são negros e pardos, a discussão sobre políticas para o povo negro pode definir os rumos da eleição.

Goleiro Aranha

Racismo no Futebol Brasileiro

22 Sep 2014 | A noite de 18/09/2014 foi marcante para Aranha jogador do Santos Futebol Clube ele esperava piamente outra recepção da torcida gremista, sob vais e xingamentos o jogador voltou para a Estádio do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense local onde foi vitima de cânticos e ofensas racista (...)

Racismo e brutalidade policial nos Estados Unidos

25 Aug 2014 | O assassinato do jovem afroamericano Michael Brown, pelas mãos da polícia da cidade de Ferguson há menos de duas semanas, reacendeu a chama da revolta contra a opressão racial nos Estados Unidos, e fez com que milhares se mobilizassem pelos quatro cantos do país. A resposta à (...)

Ser jovem e negro continua sendo crime

19 Aug 2014 | No sábado, dia 9, na cidade de Ferguson, um policial assassinou o adolescente afroamericano Mike Brown, de 18 anos. A princípio a polícia declarou que Brown havia atacado o policial, porém todas as testemunhas garantem que o rapaz estava desarmado e que foi vítima de disparos (...)

A crise do Ebola: Uma Herança do capitalismo e colonialismo.

12 Aug 2014 | Um vírus extremamente letal, considerado como possível “Arma biológica”, o Ebola leva a morte de até 90% dos infectados, não existindo um tratamento específico e não havendo vacinas que possam conter sua expansão

LUTA NEGRA

Após seis meses de luta, vence a greve dos mineiros da África do Sul

29 Jul 2014 | Na segunda-feira, 23 de junho, J. Mathunjwa, presidente da AMCU (Associação de Mineiros e Sindicato da Construção, segundo sigla em inglês) anunciava a assinatura do acordo salarial que colocava fim à greve mais longa dos mineiros do cordão da platina na África do (...)

CAMPANHA INTERNACIONALISTA

Haiti - 10 anos de ocupação

03 Jun 2014 | Negros vivendo em condições de miséria, que são repreendidos pela polícia diariamente, têm seus bairros cercados pelas tropas militares, tendo cerceada sua liberdade de manifestação e qualquer outro direito básico, convivendo com o medo e a morte. Essa é a realidade vivida por quase (...)

QUESTÃO NEGRA

13 de maio, a questão negra e a Copa do Mundo

22 May 2014 | Ao passo que a copa do mundo se aproxima, a questão negra explode em todo o país. Hoje é fato que esse evento esta sendo construído sob suor e sangue dos trabalhadores, em sua maioria negros.

RACISMO E A LUTA NEGRA

Sobre bananas e macacos

08 May 2014 | Ao passo que a Copa do Mundo se aproxima mais exemplos de racismo (Amarildo,Claudia,DG e outros) viram manchetes pelo pais a fora,. Junho mudou a subjetividade da população, fazendo com que esses começem a se levantar contra os ataques do governo e da burocracia sindical como (...)

REMOÇÕES

Rio de Janeiro e a maquinária da especulação no caso da Favela da Oi (Telerj)

22 Apr 2014 | No 11 de abril ocorreu mais um episódio de remoção do povo pobre e negro na cidade do Rio de Janeiro. E pior que não é estranho, é uma cidade construída na base do racismo e das remoções. A copa do mundo está cada vez mais perto e parece que quanto mais próxima, mais justificáveis são (...)

ENCONTRO NACIONAL DO ESPAÇO UNIDADE DE AÇÃO E I ENCONTRO DE NEGROS E NEGRAS DA CSP-CONLUTAS

Uma oportunidade perdida pela esquerda de fazer a diferença nas lutas operárias nacionais

31 Mar 2014 | Reunir centenas de ativistas de várias regiões do país poderia e deveria ter servido para tirar lições dos processos mais avançados da luta de classes no último período.

BASTA DE VIOLÊNCIA POLICIAL CONTRA OS NEGROS E POBRES

Não deixemos o assassinato de Cláudia Silva ficar impune

19 Mar 2014 | No domingo 16/03 a polícia militar do Rio de Janeiro assassinou brutalmente Claudia Silva Ferreira. Cláudia era uma trabalhadora, negra, terceirizada, auxiliar de serviços gerais, mãe de 4 filhos, moradora de favela (...)

DERROTANDO A BUROCRACIA É POSSÍVEL DERROTAR OS GOVERNOS E OS PATRÕES!

Os Garis do Rio venceram! Façamos como eles!

12 Mar 2014 | Nós achamos que esta greve exemplar e histórica pode servir de exemplo a toda classe trabalhadora brasileira por isto queremos sintetizar o que para nós são algumas de suas principais lições, para que efetivamente seja um exemplo, e a partir deste marco, os trabalhadores em todo o (...)

RELATO DA COMEMORAÇÃO DA VITÓRIA DOS GARIS NO RJ!

Em Irajá, cumprimentando os vitoriosos garis do Rio Janeiro

11 Mar 2014 | Hoje, na Comlurb de Irajá, fomos eu e Rita cumprimentar os garis pela espetacular vitória obtida com 8 dias de greve. Chegamos, eu e Rita, diretamente de São Paulo, às 5h56min.

LUTA NEGRA

As tarefas dos negros frente às jornadas de junho

09 Mar 2014 | A seguir apresentamos nossas propostas para o 1º Encontro de negros e negras da CSP-Conlutas que se realizará no dia 23 de março, no sindicato dos metroviários de São Paulo.

TRABALHADORES E ESTUDANTES EXPRESSAM SEU APOIO A LUTA DOS GARIS:

SOLIDARIEDADE ATIVA À LUTA DOS GARIS NO RJ!

07 Mar 2014 | Solidariedade ativa a luta dos trabalhadores garis no RJ que vem realizando uma luta exemplar, se enfrentando com a burocracia sindical, o governo de Paes e de Cabral e conquistando a população e a juventude ao seu lado por todas suas (...)

72hs de luta contra a intransigência de Paes!

04 Mar 2014 | Os garis do Rio seguem em greve desde o dia 1, graças à intransigência de Eduardo Paes. O Prefeito só quer saber de desfilar na Sapucaí e de seus acordos com a FIFA e os empresários!

QUESTÃO NEGRA

Edições Iskra lançam "Questão Negra, Marxismo e Classe Operária no Brasil"

11 Dec 2013 | Neste mês de novembro a Liga Estratégia Revolucionária – Quarta Internacional, lançou o livro Questão Negra, Marxismo e Classe operária no Brasil

UNIVERSIDADE

No dia 21 de novembro a FAFICH/UFMG foi palco da mulher negra!

11 Dec 2013 | No último dia 21 de novembro, como atividade da semana da Consciência Negra e do dia de combate à violência contra a mulher, o grupo de Mulheres Pão e Rosas realizou conjuntamente às Secretaria de Mulheres e LGBTTI e de Questão Negra do CAFCA, pela gestão Jornadas de Junho, duas (...)

OPINIÃO

O que foi feito na África do Sul?

08 Dec 2013 | Sobre a morte de Mandela e aquelas mortes das quais não ouvimos falar

QUESTÃO NEGRA

Lançamento do livro "Questão Negra, Marxismo e Classe Operaria no Brasil" no ABC Paulista!

06 Dec 2013 | Exitoso lançamento do livro "Questão Negra, Marxismo e Classe Operária no Brasil" em Santo André.

NOVA PUBLICAÇÃO DAS EDIÇÕES ISKRA

Questão Negra, marxismo e classe operária no Brasil

13 Nov 2013 | Nos próximos dias as edições Iskra publicará o primeiro livro da Liga Estratégia Revolucionária sobre a questão negra no Brasil. Conheça!

LUTA NEGRA

A questão negra frente às jornadas de junho

24 Oct 2013 | A questão negra esteve presente nas principais demandas levantadas pelas jornadas de junho, mesmo que não de forma direta, questionando o racismo

Mais publicações: