Sexta 26 de Abril de 2024

A trajetória infernal da imigração

11 Dec 2014 | As imagens chocantes de 7 mulheres grávidas, imigrantes da África subsaariana, sendo resgatadas junto a outras 21 pessoas num pequeno barco artesanal próximo à Andaluzia, no Estado Espanhol, dão um panorama da questão migratória no mundo atravessado pela profunda crise (...)

150 pessoas presas em Berkeley na Califórnia, em protestos contra a violência policial

10 Dec 2014 | Os protestos mais numerosos se deram em Berkeley, Califórnia, onde se estimaram que mais de 1500 participaram nesta segunda-feira, em sua grande maioria estudantes da Universidade da Califórnia, sede em Berkeley.

Continuam as manifestações nos EUA: nossa cobertura dos atos de Providence e Filadélfia

09 Dec 2014 | A insatisfação vai tomando as ruas e com sua força vai se expressando através dos mais diferentes atores

“Não consigo respirar”: o emblemático grito de Eric Garner

07 Dec 2014 | "Não consigo respirar" foi a frase dita por Eric Garner antes de perder a vida estrangulado por vários policiais nos EUA.

Nova Iorque: liberam de acusação outro policial branco acusado de matar um afroamericano

04 Dec 2014 | A morte de Garner gerou protestos e indignação na cidade onde já havia tensão por vários casos de brutalidade policial dos quais foram vitimas principalmente afroamericanos e latinos.

Pablo Pozzi sobre Ferguson: "Os Estados Unidos não é nem de longe um país democrático"

04 Dec 2014 | As mobilizações para que não saia impune o assassinato de Mike Brown se deram em 170 cidades, frente à decisão de deixou impune Darren Wilson, o policial que matou Mike Brown. A raiva se refletiu em incêndio de comércios e viaturas policiais e também na resistência à repressão (...)

Entrevista sobre racismo nos EUA

03 Dec 2014 | Após intercambiar alguns dados que demonstram o racismo e as penúrias que vivem os afrodescendentes, imediatamente surgiu o tema sobre o atual presidente dos EUA, Pozzi levantou “isso nos leva a uma questão que tem a ver com algo que foi promovido e que evidentemente é falso: o (...)

Ferguson: piquetes, a questão da raça e classe

02 Dec 2014 | Nos Estados Unidos, se vivem dias conturbados. Desde o assassinato do jovem negro Mike Brown em agosto deste ano, protestos, piquetes e motins entraram no cenário norteamericano. Mas não é a primeira vez que isso (...)

Ferguson: Os jovens serão a chave de uma mudança social

02 Dec 2014 | "Necessitamos de uma organização revolucionária nova. O papel da juventude é importantíssimo. Isso foi fundamental: um grupo étnico totalmente diverso e muito jovem. Minha meta sempre foi formar um grupo jovem. Eu lecionei em colégios de ensino médio por sete anos e foi muito (...)

Mumia Abu Jamal fala sobre Ferguson

28 Nov 2014 | Declaração do ativista e jornalista afro-descendente que foi preso e condenado à morte pelo assassinato de um policial nos EUA, injustiça frente à qual se impulsiona uma campanha internacional por sua libertação.

Mike B. e Amarildo: duas faces da mesma América

28 Nov 2014 | Um espectro negro ronda os EUA e a história se repete novamente, os negros se levantam contra o racismo que aponta suas armas para a juventude preta e pobre.

Machado de Assis e o racismo no Brasil

22 Nov 2014 | A literatura de Machado de Assis é conhecida por sua crítica mordaz. Autor negro, ele deixou ao racismo um espaço bastante dúbio em sua produção.

Ofensiva neoliberal, ações afirmativas e estratégia revolucionária

21 Nov 2014 | Este ensaio, que é parte do livro "Questão negra, marxismo e classe operária no Brasil", busca refletir sobre os impactos das derrotas da classe operária mundial sobre a questão negra, e particularmente como as ações afirmativas se constituíram como um instrumento a serviço das (...)

Por um movimento negro independente dos governos e dos patrões

20 Nov 2014 | Negros e negras que buscam construir uma perspectiva revolucionária que unifique a luta negra e a luta operária em uma só batalha fazem um chamado todos os trabalhadores e jovens que estiveram na linha de frente das manifestações de junho de 2013 e das greves que têm sacudido o (...)

"Pablito" chama para roda de samba, resistência e cultura negra no Sintusp

20 Nov 2014 | 28/11, a partir das 17hs no Sintusp

O ascenso negro dos anos 70-80 e a tradição petista

20 Nov 2014 | Este ensaio reflete sobre como o maior ascenso de lutas e organização do povo negro na história do país foi tratado pelas correntes da esquerda que estavam à frente da construção do PT e da CUT.

O PCB (velho "partidão") frente à questão negra

20 Nov 2014 | Este ensaio debate como a questão negra foi historicamente tratada no movimento operário brasileira, desde o anarco-sindicalismo até a hegemonia do PCB no processo revolucionário que culminou no golpe de 1964.

A estratégia de independência de classe frente às tarefas democráticas

19 Nov 2014 | Faz-se necessário resgatar os debates sobre a questão negra que atravessaram a III Internacional antes de sua degeneração burocrá- tica e a IV Internacional, confrontando esse legado com as concepções estratégicas stalinistas e petistas que até hoje moldam a prática política da (...)

Identidade negra e sujeito proletário

19 Nov 2014 | Para se constituir como sujeito político independente da burguesia, a classe trabalhadora deve aprender a reconhecer e afirmar a identidade negra que carrega em sua história e em sua composição social no sentido de não só reconhecer a luta negra desde a escravidão como parte de (...)

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Thiagão chama para ato em Santo André dia 22/11

18 Nov 2014 | Às 10 horas, no calçadão da Oliveira Lima - Santo André - SP

GRUPO DE ESTUDOS

A questão negra em Machado de Assis

18 Nov 2014 | Em nossa próxima reunião, com convite especial aos trabalhadores de dentro e fora da USP, discutiremos o conto "Pai Contra Mãe", de Machado de Assis, que poderia ser considerado um marco demonstrador do impacto das lutas por libertação dos negros na intelectualidade brasileira, (...)

O racismo como pilar estruturante da formação do Brasil

17 Nov 2014 | Este ensaio, presente no livro "Questão negra, marxismo e classe operária no Brasil", contrapondo-se pelo vértice à teoria da "democracia racial de Gilberto Freyre, explica como o racismo cumpriu um papel fundamenta na formação do capitalismo (...)

A questão negra na formação do proletariado no Rio de Janeiro

17 Nov 2014 | Este ensaio debate a complexa relação entre a transição do trabalho escravo para o trabalho assalariado no Brasil.

Inconfidência Mineira: entre a resistência negra e a pressão da metrópole

17 Nov 2014 | Este ensaio demonstra, através da análise da Inconfidência Mineira localizada em meio às grandes lutas dos negros e negras, como a negativa das elites dominantes em armar as massas negras e populares para lutar por uma genuína independência nacional não era um problema de força de (...)

Mais publicações: