Quinta 25 de Abril de 2024

Depoimento

15 Nov 2008 | "Logo no início da candidatura de Obama ele aparecia junto a um referendo sobre o racismo, do qual procurou se afastar para não prejudicar a candidatura."

ENTREVISTA COM MARA ONIJÁ

"Sem racismo não existe capitalismo"

15 Nov 2008 | "A ilusão é pensar que um presidente negro, por ser negro, vai governar pelos negros. Ainda que eu compartilhe com Martin Luther King a indignação contra uma história de imensas brutalidades promovidas pelo racismo, não compartilho dessa ilusão de que a democracia – que é burguesa (...)

RENOVADO O PRAZO PARA MANUTENÇÃO DA MINUSTAH

Fora as tropas do Haiti!

17 Oct 2008 | O Conselho de Segurança da ONU decidiu no dia 14 de outubro renovar o prazo para a manutenção das tropas, que ocupam o Haiti desde 2004, após a destituição do então presidente Jean-Bertrand Aristide.

CICLO DE ESTUDOS

Abolicionismo(s) e Abolição

19 Sep 2008 | No primeiro semestre deste ano, sob a perspectiva de estudar e difundir importantes elaborações sobre o povo negro no Brasil, nós da LER-QI realizamos na Fundação Santo André o curso livre “Sociologia do Negro no Brasil”.

CICLO DE ESTUDOS NA FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

"Abolicionismo(s) e Abolição"

10 Sep 2008 | Como continuidade do curso livre "Sociologia do Negro no Brasil", realizado no primeiro semestre, convidamos para o Ciclo de Estudos "Abolicionismo(s) e Abolição", que vai abordar as principais vertentes do movimento abolicionista, além de discutir o significado da abolição da (...)

POR UMA CAMPANHA UNIFICADA

Fora as tropas brasileiras do Haiti!

25 Aug 2008 | No início de agosto, a chamada MINUSTAH (Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti) – que ocupa o Haiti reprimindo brutalmente o povo negro – anunciou reforço em sua ajuda à PNH (Polícia Nacional Haitiana). Sob o argumento de “agilizar a prisão de criminosos”, o comandante da (...)

WWW.MULHERESNOHIPHOP.COM.BR

Conheçam as lutas da guerreira Mara Onijá

17 Aug 2008 | Publicamos entrevista concedida por Mara Onijá, militante da Liga Estratégia Revolucionária - Quarta Internacional, ao site "Mulheres no Hip Hop".

Negros e negras conscientes "estão convocados pelo desenvolvimento histórico a se tornar vanguarda da classe trabalhadora"

02 Jul 2008 | Com esta frase, que é em si mesma uma definição estratégica para os negros e negras conscientes, o revolucionário Leon Trotsky resumia a importância para a revolução operária e socialista da unidade entre todos os trabalhadores, brancos e negros, na luta contra a exploração (...)

POLÍCIA, MILÍCIAS E EXÉRCITO

Racismo e repressão de trabalhadores pobres e negros

01 Jul 2008 | As últimas denúncias de corrupção envolvendo vários partidos, estados e importantes figuras do governo, não significaram uma irrupção do movimento de massas como ator político independente devido à popularidade de Lula, o crescimento econômico e o papel das direções governistas das (...)

DEBATES

Ali Kamel e a farsa de “Não somos racistas”

17 Jun 2008 | Nesse artigo, tratamos de debater com algumas das principais idéias do livro “Não somos racistas – Uma reação aos que querem nos transformar em uma nação bicolor”, de Ali Kamel, diretor de jornalismo da Rede Globo, publicado em 2006. A idéia principal de Ali Kamel é de que o racismo (...)

CURSO LIVRE NA FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

Sociologia do Negro no Brasil

31 May 2008 | A partir da iniciativa dos estudantes da FSA em criar um curso livre frente ao fechamento dos cursos da FAFIL introduzimos uma discussão sobre a importância de questionar o currículo dos cursos, ao invés de somente reproduzir a grade curricular do curso oficial. Por isso, (...)

SOBRE AS DECLARAÇÕES DO EX-COORDENADOR DE MEDICINA DA UFBA

Abaixo o racismo na Universidade!

14 May 2008 | A poucos dias de se completar 120 anos da assinatura da falsa abolição dos negros, os jornais noticiaram as declarações racistas do professor Antonio Natalino Manta Dantas, então coordenador de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), dizendo que a nota 2 obtida pelo (...)

HAITI

Revolta no Haiti!

24 Apr 2008 | Desde o último 03 de abril vêm se produzindo no Haiti massivas mobilizações em distintos pontos do país contra o aumento dos preços dos alimentos básicos.

ELEIÇÕES ESTADOS UNIDOS

A candidatura negra de Barack Obama

22 Mar 2008 | Nas prévias eleitorais dos Estados Unidos, em que o Partido Republicano já tem seu candidato definido – John McCain –, do lado dos democratas, a disputa entre Hillary Clinton e Barack Obama trouxe à tona o debate sobre a questão racial novamente, mas desta vez por um motivo (...)

FRENTE A VINDA DE CONDOLEEZA RICE AO BRASIL

Fora o imperialismo e seus agentes da América Latina!

13 Mar 2008 | A secretária de Estado norte-americana, Condoleeza Rice, chega hoje ao Brasil para negociar novamente seus planos de miséria com o governo Lula, que a receberá como bom capacho que é de braços abertos.

RÁDIO PALAVRA OPERÁRIA - PROGRAMA #08

Por trás de flores e bombons permanece oculta a luta organizada das mulheres trabalhadoras

09 Mar 2008 | Dia Internacional da Mulher, com Mara do Hip Hop: por trás de flores e bombons permanece oculta a luta organizada das mulheres trabalhadoras. E também: Cuba sem Fidel, restauração capitalista ou aprofundamento das conquistas da revolução, o futuro do povo cubano em (...)

ABAIXO A VIOLÊNCIA POLICIAL CONTRA O POVO NEGRO!

Viva a luta das mães de Salvador!

05 Mar 2008 | “Os policiais estão brincando de tiro ao alvo com nossos filhos”. Assim protesta Djane, uma entre tantas mulheres negras que perderam seus filhos, assassinados pela polícia em Salvador/BA, num estado governado pelo petista Jacques Wagner. Esta e outras mulheres saíram às ruas em (...)

ESCÂNDALO DOS CARTÕES CORPORATIVOS

Matilde Ribeiro não pode falar em nome dos milhões de negros desse país

16 Feb 2008 | caso dos cartões corporativos fez estourar mais um escândalo de corrupção no governo Lula. Os gastos de milhões feitos por ministros e funcionários do governo escancararam mais uma vez para onde vai o que eles chamam de “dinheiro público”. A direita, com todo o seu cinismo, buscou (...)

MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Os defensores do governo Lula lembram Zumbi, mas para esconder sua política de conciliação

11 Dec 2007 | Passado recentemente o 20 de novembro, faz-se necessária uma discussão sobre qual o sentido político que se imprime ao Dia da Consciência Negra. Essa data precisa servir para armar politicamente negros e negras para uma luta sem tréguas contra o racismo dos dias de (...)

RÁDIO PALAVRA OPERÁRIA - PROGRAMA #04

Dia da Consciência Negra!

25 Nov 2007 | Neste programa vamos discutir sobre esse dia histórico em que negros e negras vão as ruas celebrar a luta negra no Brasil. Entrevista Internacional: os Panteras Negras! Mara do Hip Hop entrevistou Fred Hamptom Jr, herdeiro dos Black Panters (...)

25 DE NOVEMBRO ÀS 12:00

Dia da Cabeça Preta

23 Nov 2007 | paralisa a estrada e a ferroviária/ controla a fábrica e agência bancária/imprime na gráfica a nossa palavra/ação proletária é matéria na capa.../ milhões de pretos morreram nas guerras/mas sinto a força que vem dos panteras/cansamo de espera, de tanta promessa/ pretaproletária então se (...)

DECLARAÇÃO

Porque marchamos no 20 de novembro

20 Nov 2007 | Hoje, 20 de novembro, milhares de negros e negras saem às ruas para celebrar o Dia da Consciência Negra. Para nós, essa data é um emblema da luta negra no Brasil em referência a Zumbi e ao Quilombo dos Palmares.

Frente às ocupações militares nos bairros cariocas

Basta de repressão ao povo pobre e negro!

08 Aug 2007 | Desde antes do início dos jogos do Pan, o governador do Rio, Sérgio Cabral, vem lançando uma nova ofensiva de ocupação militar dos morros e favelas da cidade, em especial no Complexo do Alemão e na Rocinha.

Entrevista com Mara da Corrente Operária do ABC

08 Aug 2007 | No Jornal Palavra Operária de maio deste ano publicamos uma entrevista com Mara do Hip Hop, militante da Corrente Operária do ABC, em que abordava as principais diferenças da Corrente Operária com o PSOL. Publicamos a seguir uma nova entrevista recente, após a ruptura dos (...)

Lula considera o massacre do Complexo do Alemão um exemplo

Os trabalhadores e a juventude precisam se levantar e dizer BASTA!

16 Jul 2007 | A questão da violência e da repressão policial no Brasil é um problema inerente ao capitalismo. Em momentos em que a luta de classes se mostra presente e para a manutenção da ordem burguesa, a burguesia é obrigada a recorrer à polícia militar e ao exército para poder conter as (...)

Mais publicações: