Sexta 26 de Abril de 2024

ARGENTINA

ESMA: “Esse julgamento é um produto de uma luta de vários anos”

04 Nov 2011 | E agora que este tribunal fala em genocídio, mais além de que não enquadrou cada fato em particular, demonstra que instalamos um debate, que para nós não é um debate só jurídico porque o que queremos discutir é qual foi o processo político que se deu na Argentina entre o ano de ´76 e (...)

PELA UNIDADE DOS ESTUDANTES, PROFESSORES E TRABALHADORES: MAIS NENHUM MORTO!

México: 1000 jovens e trabalhadores se mobilizam em repúdio ao assassinato de Carlos Cuevas

03 Nov 2011 | Na tarde desta quinta-feira (03/11), mais de mil estudantes, trabalhadores e trabalhadoras, organizações políticas, sociais e de direitos humanos saímos às ruas na capital do país para repudiar o brutal assassinato de Carlos Sinuhé Cuevas Mejía, pós-graduando da Faculdade de (...)

POR UMA CAMPANHA OPERÁRIA E ESTUDANTIL EM DEFESA DA VIDA DE FREIXO E TODOS LUTADORES!

O Estado quer Marcelo Freixo e outros lutadores mortos! Por uma campanha dos sindicatos, DCEs e movimentos populares!

02 Nov 2011 | Desde ontem, terça-feira 1/11 o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) adotou um exílio temporário no exterior para denunciar as ameaças que sofre, a existência das milícias e reorganizar sua segurança pessoal e familiar. A dramática situação que vem se desenvolvendo para ele e sua (...)

Repressão na USP: Declaração Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania / IHG

Nota de solidariedade aos estudantes da USP

01 Nov 2011 | Nós, do Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania / IHG- Belo Horizonte, manifestamos o mais veemente repúdio à violência policial que se abateu sobre os estudantes da USP na semana passada. Manifestamos também nossa total solidariedade a estes estudantes e à sua (...)

DIREITOS HUMANOS

Condenados a prisão perpétua 12 ex-militares da Ditadura argentina

24 Oct 2011 | No dia 27 de outubro de 2011, o Tribunal Federal da Argentina condenou 12 ex-militares da Marinha à prisão perpétua pelos crimes que cometeram durante o regime militar que se instaurou entre 1976 e 1983. Os agentes condenados eram da ESMA (Escola de Mecânica da Armada), famoso (...)

Porque o Rodas deve ser “persona non grata” em toda a USP

20 Oct 2011 | As recentes desavenças entre a Faculdade de Direito e a Reitoria da USP são expressão de disputas entre distintas frações da burocracia acadêmica da universidade.

DECLARAÇÃO DIANTE DA APROVAÇÃO DA "COMISSÃO DA VERDADE"

Por uma estratégia independente na luta contra a impunidade da ditadura

30 Sep 2011 | Como já se esperava, na semana passada foi aprovada na Câmara dos Deputados a dita “Comissão da Verdade”, para supostamente apurar os crimes cometidos pelo Estado durante a Ditadura Militar. Ainda resta aprovar no Senado para que enfim entre em vigor, mas o certo é que com a (...)

28 DE SETEMBRO - DIA LATINO-AMERICANO E CARIBENHO PELO DIREITO AO ABORTO

Até quando decidirão por nós? Aborto legal, livre, seguro e gratuito!

25 Sep 2011 | Faz quase um ano que Dilma foi eleita a primeira mulher presidenta do Brasil com o discurso de que sua vitória representaria a transformação na vida das mulheres brasileiras, mas desde as eleições, vimos os direitos democráticos das mulheres serem trocados por votos retrocedendo a (...)

RIO DE JANEIRO

Corrupção e violência começam a mostrar a verdadeira cara das UPPs e do exército no Alemão

16 Sep 2011 | A cada dia das últimas duas semanas emergiu uma nova denúncia, um novo confronto, um novo questionamento à política repressiva de Dilma e Cabral no Rio de Janeiro. Primeiro a denúncia de violência do exército no Alemão e de sua repressão à manifestação dos moradores onde escreviam (...)

CHILE

A Marcha do dia 11: O velho e o novo

16 Sep 2011 | A marcha do dia 11 de setembro em comemoração contra o golpe mobilizou cerca de 10.000 pessoas. Como se fosse um ano a mais. Mas não o é: é o ano da luta contra a herança da ditadura aprofundada primeiro pela Concertación e agora pela direita, em especial na educação e o negócio em (...)

CHILE

A herança da ditadura pinochetista

16 Sep 2011 | Em de 11 de setembro foi aniversário do sangrento golpe do general Pinochet que passou à história como um modelo de contra-revolução. Foi um golpe sangrento, organizado pela burguesia chilena e o imperialismo para derrotar o processo (...)

FRENTE AO QUESTIONAMENTO AO EXÉRCITO E UPPS NO ALEMÃO E CIDADE DE DEUS

Os trabalhadores protestam no Alemão e na Cidade de Deus: os primeiros questionamentos à política repressiva de Cabral e Dilma

31 Aug 2011 | “O povo do Alemão é humilhado pelo Exército. Sai o Comando Vermelho, entra o Comando Verde” lia um cartaz em um protesto no Alemão. Em diversas localidades do Alemão moradores ergueram faixas denunciando a repressão e humilhação sistemáticas que o exército impõe. Com estes (...)

LEVANTAR UM FORTE CAMPANHA CONTRA A REPRESSÃO POLICIAL, EXIGINDO O FIM DA VIOLÊNCIA POLICIAL

Sobre repressão policial em Americana contra ocupação do MST

30 Aug 2011 | Na manhã desta terça-feira, em Americana (sitio Boa Vista), mais de 600 famílias foram reprimidas pela ação de reintegração de posse da polícia militar.

FALECIMENTO DE HELENA GRECO

HELENA GRECO, PRESENTE! HOJE E SEMPRE! 15/06/1916 - 27/07/2011

11 Aug 2011 | Helena Greco foi uma importante figura na luta pela anistia ampla geral e irrestrita aos militantes que lutaram contra o regime ditatorial instalado no Brasil até meados dos anos oitenta. A partir de 1975, as mulheres ganharam protagonismo na luta pela anistia com o (...)

RIO DE JANEIRO

Justiça brasileira nos faz reviver os tempos da ditadura: a censura de “A Serbian film”

11 Aug 2011 | Há 26 anos não se proibia uma peça, censurava um filme inteiro a qualquer audiência e muito menos apreendia-se a película. A mando do DEM a justiça do Rio recriou os tempos do AI-5.

CÂMARA DE VEREADORES DE SP VOTA DIA DO ORGULHO HETEROSSEXUAL

O dia do Orgulho Heterossexual, a liberdade de expressão e a confiança na democracia burguesa.

10 Aug 2011 | Finalmente os heterossexuais, - tão esquecidos e oprimidos - terão ao menos um dia no calendário oficial da cidade para serem lembrados e combater o preconceito a que estão submetidos.

COMPANHEIRO MERLINO, PRESENTE!

Torturador, tem que pagar! Sua anistia, nós vamos revogar!

29 Jul 2011 | Na última quarta, dia 27/07, cerca de 200 pessoas se reuniram em frente ao Fórum João Mendes exigindo punição ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra pelo assassinato de Luiz Eduardo Merlino, militante trotskista, preso, torturado e morto no DOI-Codi de São Paulo em 1971. (...)

Importante ato no julgamento do torturador Coronel Brilhante Ustra

28 Jul 2011 | Leia as notas do Bloco Anel as Ruas e da revista Caros Amigos sobre o ato ocorrido nessa quarta em SP durante o processo movido por familiares de Luiz Eduardo Merlino(militante assassinado aos 23 anos no DOI-CODI) contra o Coronel Ustra, militar que comandava o órgão e foi (...)

LUTEMOS PELO DIREITO À MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA

Todos e todas ao ato no julgamento do torturador Coronel Brilhante Ustra

26 Jul 2011 | Na próxima quarta (27/07) às 14h30 será realizada a audiência de testemunhas do processo que a família de Luiz Eduardo Merlino, jovem trotskista torturado e morto pela ditadura no ano de 1971, move contra o Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, torturador e ex-chefe de um dos (...)

MEDALHA DE MÉRITO CÍVICO AFRO-BRASILEIRO É ENTREGUE AO REITOR DA USP, JOÃO GRANDINO RODAS:

Com açúcar, com afeto: do escravo a seu algoz

15 Jul 2011 | Nossa história não será escrita “pelas mãos” de princesas, presidentes e nenhum de nossos exploradores, nossos sonhos e necessidades não serão alcançados de braços dados aos nossos opressores, confiemos em nossas próprias forças para acabar com a exploração do homem pelo homem e toda a (...)

DIREITOS HUMANOS

Basta de silêncio sobre nossos torturados, mortos e desaparecidos

29 Apr 2011 | Completados 47 anos da ditadura militar o Brasil continua sendo o país da impunidade, da tortura e do esquecimento. Sem grandes atos contrários aos crimes da ditadura no governo da ex-guerrilheira, o que continua se expressando no governo de Dilma é o silêncio, o pacto em (...)

“SIMBOLICAMENTE, COMEÇOU A HORA DE NÃO ESQUECER”

Grande ato contra os 47 anos do golpe reúne mais de 250 em São Paulo

03 Apr 2011 | Na última sexta-feira, 1º de abril, o auditório da sede da APEOESP estava lotado. Com a presença de mais de 250 pessoas, realizou-se um comovente ato organizado pela LER-QI que teve como objetivo fundar uma nova tradição na esquerda, para colocar na ordem do dia a luta contra o (...)

31/03/2011: 47 ANOS DO GOLPE MILITAR DE 1964

Basta de impunidade e proteção aos criminosos que seguem no poder

24 Mar 2011 | Este 31 de março deve ser vir para que os ativistas e organizações de direitos humanos, as organizações da esquerda, os sindicatos e os movimentos sociais lutem por recuperar a memória histórica e preparar a luta pela abertura dos arquivos da época, apuração dos crimes da ditadura (...)

DIREITOS HUMANOS

Lula e Dilma: Oito ano de impunidade aos torturadores e genocidas.

03 Feb 2011 | Enquanto o ano começou com a Argentina, onde há maiores movimentos de direitos humanos independentes, aplaudindo a condenação do genocida Videla, no Brasil, próximo de completar 10 anos de governo petista, os militares torturadores e genocida, bem como seus cúmplices civis, (...)

Mais publicações: