Quinta 28 de Março de 2024

JUVENTUDE

Mais um jovem negro e homossexual assassinado no país da repressão

27 Jun 2009 | TODOS AO ATO-DEBATE “40 ANOS DA BATALHA DE STONEWALL” Com a presença de representantes da Conlutas e Mara Onijá do grupo de mulheres Pão e Rosas. Na sede da Apeoesp, Praça da República, 282, São Paulo. Domingo dia 28 de junho às (...)

JUVENTUDE

Stonewall: para além da “visibilidade”

27 Jun 2009 | Em 28 de julho de 1969 nos Estados Unidos, a polícia nova-iorquina invadiu um bar homossexual chamado Stonewall Inn, quebrando garrafas, espelhos, o balcão e o banheiro, sem nenhum motivo aparente. Essa violência policial contra homossexuais assume proporções (...)

JUVENTUDE

Debate sobre a ocupação do Haiti na greve da USP

25 Jun 2009 | "desde os anos 80, a partir do governo do presidente americano Ronald Reagan, se aplicou um plano de completa destruição da economia haitiana, com o objetivo de estabelecer este país como fornecedor de mão de obra barata." Fora do Haiti as tropas de Lula e da ONU! Pela (...)

COMUNICADO DE IMPRENSA

“Contra o assassinato de Marcelo Campos, retomar as bandeiras da Batalha de Stonewall”

21 Jun 2009 | Sobre o assassinato de um jovem homossexual na 13ª Parada Gay, Mara Onijá, dirigente da LER-QI e integrante do grupo de mulheres Pão e Rosas declarou que “O assassinato de Marcelo Campos após ter sido espancado por um grupo de extrema direita durante a Parada Gay é um fato (...)

Entrevistamos Claudionor Brandão, diretor do Sintusp demitido político e dirigente da LER-QI

Organização e mobilização para conquistar nossas justas reivindicações

02 Jun 2009 | A reitoria da USP, em conluio com o governo do estado, chegou ao absurdo de ordenar a invasão da universidade pela Polícia Militar, lembrando os tempos mais obscuros da Ditadura. Mas o que a Sra. Suely Vilela não podia imaginar é que seria desatada uma forte resposta de repúdio (...)

FRENTE NACIONAL PELO FIM DA CRIMINALIZAÇÃO DAS MULHERES E PELA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO

De qual frente-única precisamos?

13 May 2009 | As políticas de frente-única que unificam setores em torno de uma bandeira comum são importantes, principalmente num momento em que a direita, encabeçada pela Igreja, já começa a se levantar. Mas é necessário saber que por trás de uma política de frente-única está plasmado um (...)

CAMPANHA

Pão e Rosas chama a uma grande campanha pelo direito ao aborto legal, seguro e gratuito

13 May 2009 | O grupo de mulheres Pão e Rosas Brasil, Argentina e Chile vem impulsionando desde o mês de março a campanha latino-americana “Basta de mulheres mortas por abortos clandestinos”

ENTREVISTA

“Na América Latina, a criminalização do aborto condena milhares de mulheres à morte”

26 Apr 2009 | Entrevistamos Diana Assunção, dirigente da LER-QI e integrante do grupo de mulheres Pão e Rosas, sobre os últimos casos no Brasil que envolveram a Igreja, médicos e meninas estupradas, e sobre a Campanha Latino-Americana: Basta de mortes por abortos (...)

NOVO MASSACRE ARMADO NA REGIÃO DE CARAJÁS, PARÁ

Pela defesa incondicional do MST

25 Apr 2009 | Treze anos depois na mesma região de Carajás um novo massacre foi armado contra os camponeses sem terra do MST.

RIO DE JANEIRO

Os muros da burguesia e governo carioca novo cerco e repressão aos trabalhadores

25 Apr 2009 | A burguesia e seus governos no Rio de Janeiro estão descarregando uma odiosa ofensiva contra os trabalhadores, particularmente os mais pobres que vivem em favelas, e a outros setores populares como camelôs e moradores de ocupações urbanas e (...)

HÁ 44 ANOS DO GOLPE MILITAR

Os “anos de chumbo” e a Folha de São Paulo

28 Mar 2009 | Duas coisas ninguém sinceramente negará: a oportunidade do movimento de 31 de março, que em tempo deteve a acelerada marcha do país para a anarquia, e o saldo favorável que a Revolução apresenta, ao fim de um ano caracterizado por não poucas dificuldades. (Folha de São Paulo, (...)

ENTREVISTA

O Centro de Profissionais pelos Direitos Humanos vem ao Brasil para colaborar na luta em defesa do Sintusp e pela readmissão de Brandão

28 Mar 2009 | Em fevereiro último, esteve no Brasil Raul Godoy, delegado da gestão operária de Zanon e do Sindicato Ceramista de Neuquén, na Argentina, para participar e apoiar a campanha contra a demissão de Claudionor Brandão, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da USP (SINTUSP) e (...)

Advogado classista

Mariano Pedrero em Breve no Brasil

15 Feb 2009 |

NOTA DO NÚCLEO DE DIREITOS HUMANOS

Sobre a tragédia em Santa Catarina

29 Nov 2008 | Já passa de 100 o número de mortos e quase 100 mil desabrigados em decorrência das fortes chuvas e desabamentos que atingiram o Estado de Santa Catarina.

NÚCLEO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS

A justiça para os ricos!

03 Sep 2008 | Há algumas semanas a imprensa deu enorme enfoque para uma operação da Polícia Federal, a Operação Satiagraha, que culminou na prisão do ex-banqueiro Daniel Dantas.

NACIONAL

O governo Lula e os crimes da ditadura

19 Aug 2008 | Neste mês de agosto veio novamente à tona a discussão sobre a punição dos culpados de crimes cometidos pelo regime ditatorial no Brasil.

DITADURA MILITAR

Pela punição dos torturadores e de todos os responsáveis!

04 Aug 2008 | No mês de maio foi noticiado que o Ministério Público havia dado entrada em ação civil contra o Exército e dois de seus oficiais, Ustra e Audir Santos Maciel, ambos recolhidos à reserva. Os dois militares comandaram, entre 1970 e 1976, o Destacamento de Operações de Informações do (...)

HÁ 40 ANOS DO ASSASSINATO DE EDSON LUÍS PELA DITADURA

Esculturas não bastam!

06 Apr 2008 | Dia 28 de março se completaram 40 anos do assassinato de Edson Luís, no restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro. Entre tantos outros assassinatos e crimes cometidos pelos militares e seus apoiadores, este marcou época, pois foi o estopim do ascenso estudantil e popular contra a (...)

O PAPEL DA PUC NA LUTA CONTRA A DITADURA

Contra a repressão de ontem e hoje!

23 Mar 2008 | A PUC-SP traz em sua história a memória de ter sido um dos bastiões da resistência à ditadura militar. Em 22 de setembro de 1977 a PUC-SP abrigou cerca de 2000 estudantes que reunidos na imediação do Tuca fariam história, se manifestando em repúdio ao cerco policial que impedira a (...)

Pela abertura imediata dos arquivos da ditadura! Punição aos responsáveis pelo golpe militar, pelas torturas e assassinatos!

16 Feb 2008 | A recente decisão da justiça italiana e espanhola, que decretaram mandato de prisão para militares brasileiros que participaram da Operação Condor, trouxe de volta a discussão sobre os anos sombrios da ditadura militar. O fato de que tenha sido necessária uma decisão judicial (...)

Mais publicações: