Quinta 28 de Março de 2024

USP

Professores da UNESP: Apoio aos Estudantes da USP

11 Nov 2011 | No entanto, a reitoria, ao invés de tratar a questão politicamente com debates e negociações, como é da tradição da universidade pública, gratuita e autônoma optou por tratar uma fração da sua própria comunidade como um bando de meliantes, lançando mão das forças repressivas do (...)

Solidariedade às vítimas da violência na USP

10 Nov 2011 | A invasão do campus da USP, com tantas prisões e provocações, bem parece ser uma homenagem que o governador do estado presta à memoria de Erasmo Dias e aos demais prepostos dos generais Castelo Branco, Costa e Silva, Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e João Figueiredo. Também pode (...)

Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais da PUC-SP repudia invasão da USP pela PM

09 Nov 2011 | Intervenção policial não rima com autonomia universitária, pré-requisito essencial para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Bastaria isto para repudiarmos a invasão da USP pela Polícia Militar

DESDE O ESTADO ESPANHOL

Todo apoio internacionalista aos estudantes e trabalhadores presos da USP

09 Nov 2011 | Desde a agrupação revolucionária NO PASARÁN do Estado Espanhol manifestamos nosso total repúdioa repressão sofrida pelos estudantes e trabalhadores da Universidade de São Paulo na madrugada de segunda para terça-feira.

MOÇÃO DE APOIO AOS JOVENS ESTUDANTES, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

"A memória histórica das lutas dos estudantes e trabalhadores é uma arma poderosa"

08 Nov 2011 | A Universidade de São Paulo vive um momento de tensão máxima com a repressão armada e as prisões de estudantes. Venho por meio desta missiva me solidarizar ao estudantes, docentes e funcionários contra a repressão armada e contra prisões (...)

DECLARAÇÃO DO PAN Y ROSAS ARGENTINA E MÉXICO EM APOIO À LUTA DA USP

Exigimos a liberdade imediata de Diana Assunção, diretora do SINTUSP e lutadora pelos direitos das mulheres e a de todos/as os/as presos/as!

08 Nov 2011 | Na luta estudantil ainda aberta no Chile, na UNAM no México e agora na luta contra a militarização na Universidade de São Paulo, vimos as mulheres participar ativamente. Por isso, desde o grupo de mulheres Pão e Rosas Argentina, chamamos a todas as organizações de mulheres, de (...)

CHEGA!!! UNIVERSIDADE NÃO É LUGAR DE REPRESSÃO!!!

Nota da APROPUC-SP sobre a invasão da Polícia Militar e a repressão na USP

08 Nov 2011 |

MOÇÃO DE REPÚDIO À AÇÃO DA PM NA USP

"Tribunal Popular: o estado brasileiro no banco dos réus" repudia a ação da PM na USP

08 Nov 2011 | Lugar da PM não é no campus! Hoje pela madrugada (5 da manhã) a tropa de choque da PM invade a reitoria da USP, ocupada por estudantes, desde o dia 02 de novembro, em protesto pela presença da PM no campus da USP. Desde a decisão da Reitoria da USP colocar a PM lá dentro, (...)

Nota pública dos presos políticos da USP

08 Nov 2011 | Nós, estudantes da USP, que lutamos contra a polícia na universidade e pela retirada dos processos administrativos contra estudantes e trabalhadores, viemos por meio desta nota pública, denunciar a ação da tropa de choque e da polícia militar na madrugada do dia (...)

SOLIDARIEDADE

Profº. Marcos Del Roio: "Diante da notícia da intervenção policial na Universidade de São Paulo, com a usual truculência e detenção de estudantes, é impossível não deixar de manifestar publicamente o meu repúdio à decisão da reitoria da USP"

08 Nov 2011 | Diante da notícia da intervenção policial na Universidade de São Paulo, com a usual truculência e detenção de estudantes, é impossível não deixar de manifestar publicamente o meu repúdio à decisão da reitoria da USP de alienar por completo a auntonomia universitária, cuja comunidade é (...)

VIDEO-MANIFESTAÇÃO DE APOIO

Declaração do profº Antonio Carlos Mazzeo

08 Nov 2011 |

Pela Volta da Idade Média à USP

08 Nov 2011 | Na Idade Média, era uma enorme conquista quando uma cidade obtinha uma universidade. Comumente, com ela, vinha o direito a uma ampla autonomia quando à autocracia do príncipe. Tratava-se de liberdade considerada indispensável para o novo templo do saber. Devido a isso, o campus (...)

SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL

Estudantes de Filosofia e Humanidades de Córdoba (Argentina) se solidarizam com a luta na USP e repudiam a militarização da Universidade

08 Nov 2011 | Desde de Córdoba - Argentina, nos solidarizamos com os estudantes que vem ocupando a USP contra a militarização da Universidade pela Reitoria e que foram reprimidos de forma brutal pela policia militar e as brigadas do Choque. Divulgaremos este ataque aos direitos dos (...)

USP DE RODAS INVADIDA PELA TROPA DE CHOQUE TEM PRESOS POLÍTICOS

Polícia impede que estudantes sejam liberados e cheguem à USP!

08 Nov 2011 | Em mais uma demonstração de que a presença da polícia na USP tem motivações completamente políticas, e visa se voltar contra os estudantes, trabalhadores e professores, os estudantes mobilizados que estavam sendo transportados após saírem da delegacia foram impedidos de descerem do (...)

Estudantes de Ciências Sociais da UNESP de Marilia encontram-se neste momento em paralisação para apoiar os estudantes da USP, e contra a ocupação militar da universidade

08 Nov 2011 | Estudantes de Ciências Sociais da UNESP de Marilia encontram-se neste momento em paralisação para apoiar os estudantes da USP, e contra a ocupação militar da universidade. Esta é uma importante iniciativa que deve ser tomada como exemplo por todos os estudantes! Greve geral (...)

USP DE RODAS INVADIDA PELA TROPA DE CHOQUE TEM PRESOS POLÍTICOS

Abaixo o operativo de guerra montando por João Grandino Rodas! Liberdade imediata aos presos políticos!

08 Nov 2011 | Neste exato momento, a Universidade de São Paulo se parece mais com o Iraque sob ocupação que com uma universidade. Efetivos das principais forças especiais da polícia, como o GATE, GOE, além da tropa de choque, ocuparam diversas unidades de ensino. É preciso que nos organizemos (...)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Declaração de apoio do Prof João Adolfo Hansen, da Letras

08 Nov 2011 |

DEBATE

NEVUSP a favor da reforma do convênio Reitoria-PM: a intelectualidade burguesa junto à militarização da universidade, das favelas e dos morros

07 Nov 2011 | A Reitoria da USP segue com seu projeto piloto de transformar a universidade num antro ainda mais meritocrático e elitista está ao lado do projeto de policiamento na universidade. Ela tem aliados para isso e um deles é o Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEVUSP) este que, (...)

ARGENTINA

Um revés para os genocidas

04 Nov 2011 | Finalmente, depois de quase três horas de espera, apareceram os membros do tribunal e o desfile de genocidas provocou insultos e assobios. Logo, um silêncio atento a cada palavra do Juiz Daniel Obligado que lia o veredicto. As expressões contidas de felicidade ante cada (...)

ARGENTINA

Ante as condenações

04 Nov 2011 | É um grande triunfo popular de décadas de luta do povo argentino que esses genocidas, em sua grande maioria, tenham recebido a condenação de prisão perpetua.

Mais publicações: