Quarta 24 de Abril de 2024

COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE

Por uma estratégia independente na luta pela verdade e justiça

30 May 2013 |

LUTA CONTRA A REPRESSÃO - ÚLTIMO MOMENTO

Importante vitória: Justiça rejeita denúncia do MP contra os 72 estudantes e trabalhadores da USP!

30 May 2013 | A Justiça rejeitou no dia 28/05 a denúncia da promotora Eliana Passarelli contra os 72 estudantes e trabalhadores presos na ocupação da reitoria da USP em 2011 lutando contra a PM no campus e os processos e perseguições de (...)

NÃO À REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

Contra a criminalização da pobreza, defendamos o direito da juventude ao futuro!

29 May 2013 | Com sua recente empreitada pela redução da maioridade, Alckmin se junta a uma seleção de corruptos que há décadas tentam ampliar o poder de repressão do Estado contra a juventude proletária. Desde 1993, são mais de 30 proposições de semelhante (...)

DEBATE

Liberdade de crítica e de programa: condição para uma frente única contra o pacto do governo Dilma com os militares

28 Apr 2013 | Nos surpreendeu a resposta “Ataques gratuitos da LER-QI ao MEPR”, do grupo MEPR. Surpresa pois um dia antes de tal publicação os companheiros já haviam esclarecido o ocorrido na reunião da Frente Independente pela Memória, Verdade e Justiça/MG quando discutimos o balanço dos atos (...)

PERSEGUIÇÃO POLÍTICA NA PUC-SP

Contra a perseguição a Bia Abramides!

06 Apr 2013 | Contra os processos administrativos sofridos por Beatriz Abramides (professora da PUC-SP)

FELICIANO, ALIADO DE DILMA

Um racista e homofóbico na presidência da Comissão de Direitos Humanos

06 Apr 2013 | Não é de hoje que o governo Dilma leva adiante os interesses dos setores mais reacionários da sociedade no que se refere às questões democráticas. Desde sua candidatura, Dilma já vinha declarando ser contra o direito ao aborto, alegando ser este uma “violência à mulher” (...)

FRENTE INDEPENDENTE PELA MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA - MG

Importante debate na UFMG reúne 80 pessoas pela punição dos civis e militares envolvidos com a ditadura e contra a criminalização dos movimentos sociais

27 Mar 2013 | No dia 20/3, a Frente Independente por Memória, Verdade e Justiça de MG realizou, na Arena da FAFICH, na UFMG, um debate com a presença de 80 estudantes e ativistas políticos engajados na luta contra a ditadura. Apontando a necessidade da punição para os militares e civis (...)

FRENTE INDEPENDENTE PELA MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA - MG

Uma campanha militante para lutarmos por Memória, Verdade e Justiça!

27 Mar 2013 | A universidade pública brasileira permanece repleta de resquícios institucionais da ditadura militar. A maior delas, a USP, tem como um dos pilares de seu regimento disciplinar o decreto 477/72, de um dos períodos mais sangrentos da ditadura, que prevê a eliminação da (...)

COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE

Há 49 anos do golpe, seguem os descaminhos da Comissão Nacional da Verdade

25 Mar 2013 | Completados 49 anos do Golpe Civil-Militar realizado em primeiro de abril de 1964, militares da reserva do Clube Militar do RJ se permitem o absurdo direito de querer comemorar o Golpe, reivindicando o feito contra a suposta “ameaça comunista” do governo de João Goulart e os (...)

DECLARAÇÃO DE EMERGÊNCIA FRENTE À REPRESSÃO DA ALDEIA MARACANÃ

Repressão e remoção da Aldeia Maracanã: pela liberdade dos presos e construção urgente de um forte movimento!

22 Mar 2013 | A dura repressão, planos de destruição do edifício, prisão de manifestantes foi uma clara mostra de até onde querem ir os governos Dilma, Cabral e Paes neste projeto repressivo e para a elite que estão fazendo com a desculpa da Copa e Olímpiadas, das UPPs à repressão a ocupações e (...)

RIO DE JANEIRO

Mais uma tragédia produzida pela ganância capitalista e descaso dos governos!

20 Mar 2013 | Na madrugada de domingo para segunda-feira (18/3) mais uma tragédia atingiu o povo fluminense, particularmente na cidade de Petrópolis que já havia sido atingida na imensa tragédia de janeiro de 2011. A partir de novas fortes chuvas a ganância capitalista e o descaso dos governos (...)

VATICANO

Quem é Francisco I? A cumplicidade de Bergoglio com a ditadura militar

17 Mar 2013 | Hoje os grandes meios e a oposição patronal destacam eufóricos o semblante de um Papa “humilde” que construiu sua carreira eclesial “junto aos pobres”. Mas essa imagem não é mais que uma fachada elaborada nos últimos anos. Quando em 2001 foi nomeado cardeal por João Paulo II, sua (...)

EDITORIAL

Criminalização dos que lutam na USP. Criminalização dos que lutam no país.

26 Feb 2013 | Nas últimas semanas vários ataques aos lutadores sociais vieram à tona. Assassinato de Cícero Guedes e Regina dos Santos Pinho, dois trabalhadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ameaça de despejo por força policial no Assentamento Milton Santos. Suspensões (...)

DIREITOS HUMANOS

Contra a farsa da CNV surgem os primeiros passos de uma luta independente dos governos e da CNV pela memória, verdade e justiça!

25 Feb 2013 | Passados mais de sete meses de instalada a Comissão Nacional da Verdade (CNV) (e mais de um ano de criação da lei para sua instalação), consolidam-se dois movimentos. O primeiro, de legitimação da CNV onde esta tem buscado apoio entre setores civis e de organizações políticas e de (...)

NOVOS ASSASSINATOS NO CAMPO

Em 10 anos de PT, segue o histórico massacre aos sem-terra

10 Feb 2013 | Mais uma militante do MST foi brutalmente assassinada, também em Campos (RJ). Desta vez foi Regina dos Santos Pinho, 56, encontrada na quarta-feira, 6/02 (ela estava desaparecida desde o dia 03). É o segundo dirigente do MST assassinado em menos de 15 dias na cidade de Campos. (...)

REPRESSÃO NA USP

Transformar as manifestações de apoio em uma campanha nacional unificada

09 Feb 2013 | Em apenas dois dias já são centenas de apoios dos mais diversos setores aos estudantes e trabalhadores da USP. Ao mesmo tempo, enquanto na USP permanecêssemos em luta contra as suspensões de Grandino Rodas e a denúncia de Eliana Passarelli do Ministério Público, no país inteiro (...)

REPRESSÃO NA USP

USP é palco da maior tentativa de punição em massa a estudantes e trabalhadores desde a ditadura

09 Feb 2013 | Rodas tenta “lavar a cara” com penas de suspensões de 5 a 15 dias, deixando para a promotora Eliana Passarelli a “tarefa suja” de atacar frontalmente os 72 estudantes e trabalhadores, numa clara divisão de tarefas entre a Reitoria, o governo do Estado e o Ministério Público. – (...)

SANTA MARIA

Massacre em Santa Maria e a miséria que o capitalismo reserva à juventude!

08 Feb 2013 | O incêndio ocorrido na madrugada do dia 27 de janeiro na casa noturna Kiss em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que deixou até agora 234 jovens mortos e cerca de 140 feridos (dentre os quais pelo menos 75 continuam em estado grave), não se tratou de um acidente ou uma (...)

RIO DE JANEIRO

A luta da Aldeia Maracanã: um exemplo contra o Rio dos grandes negócios

08 Feb 2013 | A tentativa de Cabral demolir a Aldeia não se trata só de um ataque a todos os índios do país, mas faz parte de um projeto de cidade baseado na militarização, UPP e higienização com remoção de milhares de trabalhadores e pobres para abrir espaço para a especulação imobiliária e os (...)

DECLARAÇÃO DE EMERGÊNCIA

ESCANDALOSA DENUNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO É UM HISTÓRICO ATAQUE AOS ESTUDANTES E TRABALHADORES DA USP

06 Feb 2013 | Todo o apoio democrático de centenas de professores, estudantes, intelectuais, jornalistas, artistas, juízes, trabalhadores, movimentos sindicais, de direitos humanos, devem se fazer sentir neste momento para rearticular uma enorme campanha democrática contra a criminalização (...)

DECLARAÇÃO DE EMERGENCIA DA LER-QI

Incêndio em Santa Maria (RS): mais uma tragédia fruto da ganância capitalista!

27 Jan 2013 | Com muita tristeza e revolta, recebemos a notícia de que na madrugada deste domingo, 27 de janeiro, cerca de 245 jovens morreram e 110 ficaram feridos após um incêndio em uma casa noturna na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul. Muitas das vítimas são estudantes da (...)

BRASIL

Chuvas, devastação, desabrigados e morte: uma tragédia engendrada pelo capitalismo

13 Jan 2013 | São calamidades sociais tão previsíveis quanto a data do natal ou do carnaval e, no entanto, nada sério é feito pelo Estado. Prevenção de catástrofes sociais não faz parte da pauta do governo. Na capital de São Paulo todo ano também temos devastação e desabrigados, como ocorre no (...)

MORTES, DESMORONAMENTOS, ENCHENTES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Mais um desastre anunciado! Os governo Dilma, Cabral e os prefeitos são os responsáveis!

04 Jan 2013 | O Estado do Rio de Janeiro tem exibido uma trágica lista de catástrofes quando chove mais forte. Estas catástrofes não são naturais e não são culpa dos moradores como quer a imprensa. As cidades são organizadas para o lucro capitalista, sobra aos trabalhadores e pobres morarem em (...)

SOLIDARIEDADE

Liberdade imediata aos 5 operários presos por lutar em Belo Monte!

21 Dec 2012 | A vida real de centenas de milhares de jovens trabalhadores da construção civil não foi contada nos programas eleitorais, mas não pode ser escondida pela força que suas lutas começam a tomar. Logo após o término das eleições municipais, os trabalhadores das obras do PAC protagonizaram (...)

Mais publicações: