Segunda 29 de Abril de 2024

MOVIMENTO OPERÁRIO

Balanço e perspectivas para a luta dos trabalhadores aeroviários

20 Nov 2008 | As grandes companhias, a exemplo do duopólio Tam e Gol, não poderão passar ilesas pela turbulência da crise econômica internacional que tende a se aprofundar em 2009.

MANIFESTO DOS TRABALHADORES DA VARIGLOG DE GUARULHOS

Basta de demissões! Estatização da VarigLog sob controle dos trabalhadores!

01 Jul 2008 | Enquanto toda a mídia tem coberto as falcatruas envolvendo os donos da VarigLog, nós trabalhadores não temos encontrado espaços para demonstrarmos nossa indignação com toda esta crise da VarigLog.

BASTA DE DEMISSÕES NA VARIGLOG

Unificar os aeroviários para defender os empregos e os salários

17 Jun 2008 | As conhecidas denúncias de Denise Abreu, ex-diretora da Anac começou a soltar os podres do esquema que garantiu a venda da Varig “sem dívidas” ao fundo de investimento norte-americano Matlin Patterson (MP), com o auxílio de laranjas, e posterior revenda para a Gol de “Nenê” (...)

AEROVIÁRIOS

Crise aérea se mantém, com mais quebras de empresas e demissões em massa

14 May 2008 | Desde o início da crise aérea, em 2006, vimos alertando a vanguarda e os trabalhadores sobre o caráter nefasto contra os trabalhadores: quebras de grandes empresas, demissões em massa, concentração de mercado no duopólio TAM-GOL, catástrofes e acidentes aéreos, abandono e centenas (...)

VARIGLOG

Diante das demissões em massa, lutar pelos empregos e pela estatização

24 Apr 2008 | Mais um drama está prestes a se repetir na vida de milhares de trabalhadores da aviação brasileira. E novamente, o tema é a crise de uma empresa aérea desferindo a demissão em massa de trabalhadores, e os protagonistas, capitalistas mafiosos brasileiros e estrangeiros que contam (...)

Frente ao fechamento da BRA com 1.100 demissões:

Estatização da companhia sob controle operário

09 Nov 2007 | A crise aérea não tem fim. A BRA, terceira maior empresa aérea do país, anunciou em nota o fim das operações, cancelando todos os vôos que transportariam mais de 20 mil passageiros até o final do ano; de imediato, os 1.100 funcionários estão de aviso (...)

Crise aérea

Mais uma tragédia causada pela ganância capitalista

08 Aug 2007 | O que assistimos hoje na aviação civil brasileira é a substituição do velho modelo “glamouroso” que acompanhava os ares na época de ouro de empresas como Varig, Vasp e Transbrasil, de caráter semi-estatal, pelo modelo calcado no duopólio de duas novas empresas muito maiores e mais (...)

Ato classista em Congonhas

Transformar a comoção em protesto!

08 Aug 2007 | Fizemos um pequeno, mas muito importante ato, depois de uma semana de panfletagens e colagem de cartazes que aconteceram também nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos em Campinas. Foi um protesto contra os reais culpados pelo acidente, causado pela ganância de lucro e pelo (...)

Só os trabalhadores podem conquistar uma aviação segura e acessível à maioria

08 Aug 2007 | Como trabalhadores, nossos interesses são opostos aos dos patrões, já que tudo fazemos funcionar mas nada possuímos a não ser exatamente as forças de trabalho e luta.

Entrevista com um controlador de vôo

“Se pararmos uma semana o país quebra”

08 Aug 2007 | Já no início do contato, muitas precauções com segurança. Desde a queda do avião da Gol e da organização dos controladores para denunciar e lutar contra as terríveis condições em que trabalham, esses trabalhadores são tratados como (...)

Ato classista em Congonhas

Contra o descaso esse é o nosso manifesto: queremos transformar a comoção em protesto!

01 Aug 2007 | Foi com as palavras acima que na ultima quinta feira, 27 de Julho, dez dias depois do acidente com o Airbus da TAM, cerca de 50 militantes da LER-QI, estudantes do Movimento A Plenos Pulmões e trabalhadores da Previdencia, USP, Aeroviários, Judiciários, Metalúrgicos e (...)

Viva a luta dos controladores de vôo!

"Não confiamos em nossos equipamentos e não confiamos em nossos comandos!"

03 Apr 2007 | Com essa afirmação categórica os controladores de vôo cruzaram os braços na última sexta-feira. Resultado imediato: Paralisação completa dos aeroportos brasileiros.

Crise aérea

"Caos" nos aeroportos é produto da anarquia capitalista pelo lucro

07 Jan 2007 | O acidente com o Boeing da Gol em outubro parece ter aberto a caixa de pandora do sistema de transporte aéreo brasileiro. Tudo o que era um aparente absurdo desde o tumultuado processo de falência e venda da Varig, tem se revelado como uma crise profunda da aviação (...)

A luta dos controladores de vôo e a crise entre o Governo e a Aeronáutica

10 Dec 2006 | Já se completou um mês que a Aviação comercial no país se encontra num colapso. As centenas de vôos cancelados neste período não prejudicaram somente os passageiros, que junto com os controladores têm pago pela crise, mas também atingiu materialmente os negócios da burguesia (...)

Ato na Paulista em solidariedade aos trabalhadores da Volks e Varig

07 Sep 2006 | Mais de 70 pessoas se reuniram no dia 06 de setembro no MASP para se manifestar contra a onda de demissões desferida pela patronal, com o aval do governo Lula, e se solidarizar com os trabalhadores da Volks, da Varig e de todas as outras que têm sido alvo de (...)

Varig

Nota sobre ato dos trabalhadores da Varig

15 Aug 2006 | Hoje foi realizado um importante ato que contou com cerca de 300 trabalhadores da Varig nos arredores e dentro do aeroporto de Congonhas, SP. Dada a situação da categoria, pouca divulgação e dificuldade de locomoção – greve dos metroviários - , contou com um bom número de (...)

Varig

Lutemos em defesa dos trabalhadores da Varig

15 Aug 2006 | Como já era de se esperar, a venda da Varig se transformou em um verdadeiro drama para os trabalhadores e suas famílias. Tanto para a maioria dos 6 mil que foram sumariamente demitidos, quanto para os cerca de 2 mil que continuam tirando as aeronaves do solo, e que vivem da (...)

Varig

Manifesto dos Trabalhadores da Varig em defesa do emprego e dos direitos

10 Aug 2006 | Durante mais de três meses acreditando em uma falsa promessa de que tudo se resolveria a partir da venda da empresa, nos submetemos aos maiores sacrifícios, trabalhamos sem salários, sem benefícios, e sob imensa pressão...

Crise da Varig

Demissão em massa ou uma saída de fundo a favor dos trabalhadores e da população

05 Jul 2006 | A companhia aérea que já teve o monopólio dos vôos comerciais para o exterior, concedido na época da ditadura militar, e que conta com 11.000 postos de trabalho diretos e mais alguns milhares de empregos indiretos ligados às prestadoras de serviços passa nas últimas semanas pelo (...)