Sexta 3 de Maio de 2024

Movimento Operário

Ato classista em Congonhas

Transformar a comoção em protesto!

08 Aug 2007   |   comentários

Foi com as palavras acima que no dia 27 de julho, dez dias depois do acidente com o Airbus da TAM, cerca de 50 militantes da LER-QI, estudantes do Movimento A Plenos Pulmões e trabalhadores da Previdência, USP, aeroviários, judiciários, metalúrgicos, metroviários e apoiadores do MTC (Movimento de Trabalhadores Classistas) protestaram no saguão do Aeroporto de Congonhas.

Fizemos um pequeno, mas muito importante ato, depois de uma semana de panfletagens e colagem de cartazes que aconteceram também nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos em Campinas. Foi um protesto contra os reais culpados pelo acidente, causado pela ganância de lucro e pelo descaso dos empresários, que por sua vez conta com a conivência e participação do governo do ex-operário Lula da Silva.

Falamos aos trabalhadores do check-in da TAM e da Gol que sua exploração, com baixos salários e trabalho árduo, somada à economia com manutenção e qualidade é o meio pelo qual essas empresas lucram bilhões. Falamos que a estatização do sistema aéreo e de todas as empresas, sob seu controle e administração, é a única solução possível. Por isso a palavra de ordem foi “Contra a impunidade e a privatização, trabalhador e passageiro pela estatização” . No check-in da TAM, os trabalhadores mostravam simpatia, e por isso foram obrigados pela chefia a sair do balcão e se afastar de nosso ato. Nossas palavras soaram perigosas aos ouvidos da patronal.

Artigos relacionados: Movimento Operário









  • Não há comentários para este artigo