Quarta 15 de Maio de 2024

Movimento Operário

Ato na Paulista em solidariedade aos trabalhadores da Volks e Varig

07 Sep 2006   |   comentários

Mais de 70 pessoas se reuniram no dia 06 de setembro no MASP para se manifestar contra a onda de demissões desferida pela patronal, com o aval do governo Lula, e se solidarizar com os trabalhadores da Volks, da Varig e de todas as outras que têm sido alvo de demissões.

Sob a palavra de ordem “Não à demissão! Contra o desemprego e a precarização!” o ato se dirigiu para a porta da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), onde os manifestantes do Movimento A Plenos Pulmões fizeram falas que ressaltavam a necessidade de impulsionar o mais amplo movimento para barrar os ataques da patronal e unificar todos os setores em luta, promovendo a aliança entre os trabalhadores e a juventude. Neste sentido, se reafirmou que este ato é um primeiro passo na mobilização em apoio à luta dos trabalhadores, que deve ser aprofundado e tomado como a principal tarefa de todas as organizações da esquerda e da juventude na atual situação. É necessário que as organizações de esquerda dediquem suas forças para ampliar esta luta, e dar a ela uma maior projeção nacional aproveitando o espaço eleitoral, além de impulsionar a criação de Comitês Contra as Demissões que atue nos locais de trabalho e de estudo.

Os militantes do Partido da Causa Operária (PCO) também fizeram intervenções denunciando o governo Lula e a impugnação da candidatura de Rui Costa Pimenta à presidência, e chamando para o Ato que reivindicará a reversão desta, que acontece no dia 09 de setembro às 15h na Casa de Portugal.

O ato foi uma iniciativa do Movimento A Plenos Pulmões que atua na Conlute (Coordenação Nacional de Lutas dos Estudantes) impulsionando a aliança operário-estudantil e da Liga Estratégia Revolucionária (LER-QI) que, junto a diversos estudantes e trabalhadores independentes, buscaram construir o ato na mais ampla frente única. Porque para nós isso é fundamental frente a essas situações em que os trabalhadores estão frente a ataques tão brutais e devemos nos organizar nesse sentido urgentemente.

Diversas organizações e entidades concordaram importância e urgência da convocação deste ato e se integraram em sua organização como foi o caso do PCO. Infelizmente, as entidades dirigidas pelo PSTU, PSOL e o Negação da Negação, apesar de assinarem o chamado, sequer mobilizaram seus próprios militantes e enviaram apenas alguns representantes.

A realização deste pequeno, porém importante ato deve ser a base para tirarmos como lição de que é possível organizar uma solidariedade ativa às lutas dos trabalhadores e que é fundamental unificar os setores anti-burocráticos em torno de um movimento real contra as demissões que se enfrente com a burocracia governista que negocia com os patrões os ataques aos trabalhadores. Reiteramos nosso chamado, principalmente ao PSTU e ao PSOL, a que passemos das palavras aos fatos para que possamos verdadeiramente caminhar nesse sentido e organizar ações de maior peso na luta contra as demissões.

Basta de demissões!
Todo apoio à luta dos trabalhadores da Volks!
Unificar os trabalhadores e a esquerda combativa para enfrentar a burocracia sindical!
Pela estatização sob controle operário de toda empresa que feche ou demita!

Artigos relacionados: Movimento Operário









  • Não há comentários para este artigo