Sexta 26 de Abril de 2024

IV Internacional no Brasil

CONTATO [email protected]

Grupo Bolchevique Lenine

Carta de São Paulo

O trabalhador rural e a crise do café – Como o burguês conta resolver a situação – Metade do salário e o dobro de trabalho– um relatório sintomático sobre a influência da baixa nas condições de produção

Coincidindo com as notícias mais insistentes, depois eleições, dum empréstimo externo, em via de ultimação, uma aura de tranqüilidade parece ter baixado sobre a burguesia.

Notas sindicais

Orientada por uma vanguarda inexperiente e pouca conhecedora do que é ou deve ser um sindicato, a parte mais combativa do operariado desta capital viu-se há alguns meses e da noite para o dia sem as suas organizações de classe, a mercê da exploração patronal.

Memorial ao Terceiro Congresso

Desde o tempo do jornal “A Nação” vinha lavrando entre os companheiros do parido certo descontentamento devido aos múltiplos erros na orientação daquele, muitos dos quais a própria redação não ocultava.

Ideologia “kuomitanguista” e as ligas anti-imperialistas

O kuomitanguismo é hoje um mal inveterado em toda a Internacional Comunista. Os desastres da revolução na China ainda estão produzindo os seus efeitos sobre a política comunista nos países coloniais e semi-coloniais, enfim nas regiões dominadas pelo imperialismo. A luta contra o imperialismo ainda é feita em nome da independência nacional, aglomerando absurdamente nesta fórmula todas as classes do país (...)

Como combater a reação

Apavorada com a histeria “revolucionária” do grupo de “iluminados” que dirige o P.C., a polícia vem efetuando prisões a torto e direito, não só encarcerando, mas espancando e maltratando todos os militantes operários. Martírio inútil a que pela direção do Partido são submetidos esses companheiros, porque na realidade nada existe, mesmo do ponto de vista burguês que o justifique.

A última agitação política e as novas posições do imperialismo

O Empréstimo de 20 milhões de libras, ao mesmo tempo que liquidou a política de valorização do café, suprimiu os anseios “revolucionários” de parte da burguesia brasileira cindida na luta pela presidência da República.

Liga Comunista Internacionalista

Na Contracorrente da História

Projeto de teses sobre a situação nacional

Na Contracorrente da História

Carta aos camaradas do Partido Comunista

Camaradas, em janeiro do ano passado, três meses após a vitória da mazorca de outubro de 1930, nós, Oposição de Esquerda, apelávamos ao Partido para que conosco lutasse pela convocação de uma Assembléia Constituinte soberana, baseada eleitoralmente no voto secreto, para os maiores de dezoito anos, sem restrição de sexo e nacionalidade e extensiva aos soldados e marinheiros.

Na Contracorrente da História

Campanha eleitoral Ao Partido Comunista

Camaradas, a luta pela Constituinte entrou numa nova fase: a campanha eleitoral. O Partido apresentará, certamente, os seus candidatos (57), muito embora só possam. estes contar com um número muito reduzido de votos, uma vez que milhões de proletários (maiores de 18 anos, estrangeiros, soldados e marinheiros) não podem votar; a não ser a Oposição de Esquerda, que é ainda um pequeno grupo entre nós, não houve quem reivindicasse esse (...)

Na Contracorrente da História

Projeto de teses sobre a Assembléia Constituinte

A sociedade atual está dividida em duas classes fundamentais: a burguesia e o proletariado. A burguesia exerce o poder em todos os países do mundo, à exceção da Rússia, onde existe a ditadura do proletariado sob a forma de regime soviético.

Na Contracorrente da História

Nosso caráter de fração

A Liga Comunista (Oposição bolchevista-leninista) é, nacional e internacionalmente, a fração mais revolucionária do partido do proletariado. Ela agrupa em torno de si os operários mais conscientes do Partido, vivendo dentro e fora deste, educando e esclarecendo o espírito revolucionário do proletariado.

Na Contracorrente da História

A situação brasileira e o trabalho para o seu esclarecimento

O trabalho que os camaradas M. C. e L. L. acabam de publicar no nº 6 da "A Luta de Classe", como base de discussão para a elaboração definitiva de uma análise da situação brasileira, representa o primeiro e único esforço feito nesse sentido.

Na Contracorrente da História

Aos trabalhadores do Brasil

Como conseqüência imediata da crise do café produzido em São Paulo em tão grande escala que o consumo mundial, só de muito longe, pode acompanhar a marcha da produção - baqueou o P. R. P., (16) o partido dominante da burguesia paulista, a camarilha que, nos 40 anos de "república democrática" no Brasil, controlava o poder, exercendo a sua hegemonia na Federação.

Na Contracorrente da História

Carta aberta aos membros do Partido Comunista

Camaradas, o Bureau do Comitê Central do nosso Partido acaba de vos dirigir uma carta sobre a luta contra os bolchevistas expulsos das fileiras revolucionárias.

Na Contracorrente da História

Nossos propósitos

“A Luta de Classe” é, antes de tudo, a conseqüência dialética de dois fatos: a) uma situação objetiva favorável ao trabalho de agitação e organização das massas; b) o agravamento dos erros da direção do Partido Comunista.

O proletariado e a constituinte

A política da burguesia nacional está dividida em dois blocos. Um bloco, tendo À frente Oswaldo Aranha e seus comparsas militares João Alberto, Miguel Costa & Cia. e numa fração da política mineira, é contra a convocação da Assembléia Constituinte.

Constituinte? Sim. Mas qual?

Que querem Getúlio Vargas, Oswaldo Aranha e os Tenentes, pseudo-revolucionários de 1930?

Ao proletariado

A tática eleitoral dos bolcheviques-leninistas

A hora política atual é a da feira eleitoralista mais vergonhosa. Os partidos burgueses se arregimentam; os jornais, o rádio, o clero, tudo é comprado e mobilizado pela burguesia para fazer propaganda dos candidatos burgueses às próximas eleições e mistificar as massas trabalhadoras.

Contra o pacifismo

Essa fórmula, que sintetiza a maneira marxista de encarar o problema, indica duas coisas: 1 que, não é possível existir capitalismo sem guerra; 2, que a luta contra a guerra, está implícita na luta revolucionária pelo socialismo, e não fora dessa luta.

A luta contra o imperialismo

O capitalismo só pode viver e desenvolver-se escoando seus produtos nos mercados não capitalistas, isto é, nos mercados dos países atrasados e das camadas populares ainda não proletarizadas.

Partido Operário Leninista

Teses sobre a situação nacional*

A posição da burguesia

Depois de uma longa estagnação política, que durou desde a derrota constitucionalista, a burguesia brasileira voltou a agitar-se e a dividir-se em duas facções a disputar a sucessão de Getúlio Vargas.

Teses sobre a situação nacional*

A posição do proletariado

O aguçamento das contradições no campo das classes dominantes, vindo após uma prolongada época de reação triunfante, abre novas possibilidades à ação do proletariado.

Defesa do povo brasileiro ou do imperialismo anglo-americano? A propósito do “16 de julho”

Depois do “putsch” de Novembro de 35 o stalinismo-aliancismo abandonou rapidamente as últimas posições revolucionárias e proletárias que ainda conservava e enveredou definitivamente pelo caminho da colaboração de classe – caminho da traição mais infame.

O verdadeiro significado da Conferência Pan-Americana de Lima

A recente conferência de Lima marca o início da vigorosa contra-ofensiva do capital financeiro norte-americano à penetração dos imperialismos alemão e japonês na América. Representa também uma etapa avançada na realização do plano de pôr em prática a doutrina de Monroe: A América para o imperialismo yankee.

Partido Socialista Revolucionário

Plano de reivindicações transitórias

Os itens sumarizados abaixo, que longe estão de constituir um programa socialista, representam todavia, entre nós, a essência das aspirações mais sentidas pelo proletariado e por todos os oprimidos pelo regime capitalista.

O Trotskismo

Cidadãos, companheiros, cabe-me a honra de ocupar hoje a atenção deste auditório no Curso de Doutrinas Políticas organizado pelo incansável pugilo de moços que vêm, à frente da Universidade Popular Presidente Roosevelt, e dentro das possibilidades que a iniciativa particular permite, contribuindo para a elevação do nível de cultura de nosso povo.

Voto em branco para as presidências

Pelas “chapas populares” contra a investida da reação

O problema que se põe diante das massas populares do Brasil, nesta hora, é o defesa ativa das nossas anêmicas liberdades: conquistadas e de seu robustecimento. A luta pelo socialismo – todos o sabemos – é inseparável das escaramuças cotidianas da classe operária pelas SUAS liberdades, isto é pela DEMOCRACIA PROLETÁRIA dentro do Estado capitalista.

Sobre a Oposição de Esquerda e a LCI

Na Contracorrente da História

A Oposição de Esquerda no Brasil

Na Contracorrente da História

A Oposição de Esquerda Internacional

Os documentos reunidos neste volume por Fulvio Abramo e Dainis Karepovs lançarão uma luz completamente nova sobre a história da Oposição de Esquerda Internacional e sobre a pré-história da IV Internacional no Brasil, ambas inspiradas pelo pensamento de Leon Trotsky e orientadas de acordo com as suas concepções.

Outros artigos

Breve resenha histórica do trotskismo brasileiro

Por: Titin Moreira, PTS Este é somente um esboço, e rascunho; portanto contém algumas imprecisões e um desenvolvimento limitado. O objetivo do trabalho final é resgatar a rica história do trotskismo brasileiro para tentar reconstruir de alguma forma um fio de continuidade com a atualidade.

HISTÓRIA DA IV INTERNACIONAL NO BRASIL

Introdução sobre o trotskismo brasileiro

Por: Luis Siebel Publicado originalmente em espanhol no boletim no. 13, março/abril de 2010, do CEIP Leon Trotsky (Argentina), juntamente com uma seleção de documentos inéditos em espanhol.

Outros artigos

PATRÍCIA GALVÃO E O TROTSKISMO

Carta de uma militante

Publicamos uma carta de Patricia Galvão, mais conhecida como Pagu e também por sua atuação na Semana de Arte Moderna de 1922, aonde rompe com o stalinismo e adere ao trotskismo, ingressando no PSR de Hermínio Sachetta. A carta tem introdução de Dainis Karepovs.