Sábado 27 de Abril de 2024

Palavra Operária Nº072

CONTATO [email protected]

Nacional

HOMENAGEM AOS 100 ANOS DA REVOLTA DA CHIBATA

Dos estudos da "questão negra" ao papel do povo negro na revolução brasileira

Por: Edison Salles Pouco menos de um mês após a eleição de Dilma, que recebeu um expressivo mandato popular para “fazer o Brasil seguir mudando”, o dia da Consciência Negra foi comemorado com destaque para os cem anos da Revolta da Chibata, o histórico protesto negro comandado pelo “Almirante Negro”, João Candido.

DECLARAÇÃO DA LIGA ESTRATÉGIA REVOLUCIONÁRIA - QUARTA INTERNACIONAL

O Novo Rio de Janeiro de Lula, de Cabral e dos capitalistas: ocupação militar das favelas

É um dever de todos os defensores dos direitos humanos, do movimento negro, dos sindicatos, centrais sindicais, partidos de esquerda, em especial os que se reivindicam socialistas e revolucionários, lutar pela garantia dos direitos civis elementares, pela imediata retirada de todas as tropas policiais e militares dos morros e favelas e pela organização operária e popular independente do Estado e das bandas do tráfico. – Leia também: NOTA DA ASSEMBLÉIA DOS TRABALHADORES DA (...)

INDEPENDÊNCIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO E INCLUSÃO SOCIAL?

Nas novas condições, o ciclo lulista não seguirá com Dilma

Por: Daniel Matos Apesar dos indicadores mais recentes que ainda mostram os “bons ventos” da economia no Brasil, como os historicamente baixos índices de desemprego, algumas das principais contradições que o novo governo de Dilma terá que enfrentar se encontra justamente no âmbito econômico, como se expressa nos recentes debates entre economistas e políticos nos principais meios de comunicação.

Internacional

HAITI

Sob ocupação e morte: fraude nas eleições costuradas pela burguesia e o imperialismo

Por: Simone Ishibashi A situação do povo haitiano segue piorando. O surto de cólera que assola o país há um mês já foi responsável pela morte de 1603 pessoas, e está longe de ser controlado. Seis em cada dez infectados são crianças.

LIT E SEU PROGRAMA PARA CUBA

Novamente enterrando em vida as conquistas da revolução

Por: Simone Ishibashi Em um artigo publicado pela LIT intitulado Cuba: em nome do socialismo demitem 500.000 trabalhadores estatais, esta organização novamente comete os mesmos erros que já estão se transformando em parte do seu perfil político. A caracterização que esta organização faz de que estaria a serviço da defesa das conquistas dos trabalhadores, como estariam “em qualquer país capitalista” é completamente impotente para orientar a classe trabalhadora. LEIA TAMBÉM: – CUBA: “PLANOS” DE ATAQUE CONTRA A ECONOMIA (...)

Movimento Operário

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Começa a surgir um importante movimento democrático na USP

Por: Bruno Gilga , Claudionor Brandão, diretor do Sintusp e militante da LER-QI Com mais de 400 estudantes, professores e funcionários, o dia 30 de novembro marcou um passo urgente e necessário para a defesa da universidade. LEIA TAMBÉM: – SOBRE AS ELEIÇÕES PARA O DCE DA USP: É PRECISO CONSTITUIR A UNIDADE DO MOVIMENTO ESTUDANTIL CONTRA RODAS E A REPRESSÃO

AVANÇAR NA UNIFICAÇÃO DOS EFETIVOS E PRECÁRIOS DA USP

Exemplar triunfo dos terceirizados da Roca na Argentina

Por: Domenico Moreti No momento em que todos os trabalhadores da USP podem comemorar uma importante vitória da CHAPA 1, recebemos com muito orgulho o enorme triunfo obtido pelos mais de 2 mil trabalhadores e trabalhadoras, ferroviários terceirizados, da Roca na Argentina.

ENTREVISTA COM MANUEL GEORGET E VINCENT DUSE SOBRE A PLATAFORMA 4 PARA O PRÓXIMO CONGRESSO DO NOVO PARTIDO ANTICAPITALISTA (NPA)

França: se formou uma plataforma revolucionária no NPA

O Jornal Palavra Operária convidou duas das principais referencias operárias desta plataforma, Manuel Georget e Vincent Duse, para falar conosco.

MARCHAMOS NO 20 DE NOVEMBRO

“Fora já! Fora já daqui! Polícia das favelas e as tropas do Haiti!”

Por: Celso Jr. No dia 20 de novembro de 2010, com o título de 100 anos da revolta da chibata, ocorreu a 7ª Marcha da consciência negra da cidade de S. Paulo, apesar do boicote da prefeitura Kassab, que organizou a “Virada Esportiva”, para desfocar a atenção a respeito do dia da consciência negra.LEIA TAMBÉM: – DOS ESTUDOS DA “QUESTÃO NEGRA” AO PAPEL DO POVO NEGRO NA REVOLUÇÃO BRASILEIRA

ELEIÇÕES SINTUSP

Grande vitória da Chapa 1 - Sempre na luta!

Por: Diana Assunção Com 76% dos votos válidos a CHAPA 1 Sempre na Luta! Venceu as eleições para a gestão 2011-2013 do Sindicato de Trabalhadores da USP. Este triunfo ocorre num momento em que o Sintusp é brutalmente atacado, portanto a eleição da CHAPA 1 que reúne os setores combativos da categoria significa um voto contra a política da Reitoria e do Governo. LEIA TAMBÉM: – ELEITORALISMO DO PSOL EM PRIMEIRA (...)

PSTU SE ALIA AOS TRAIDORES DA CUT

O vale tudo para ganhar votos nas eleições sindicais dos Correios de São Paulo

Por: Val Lisboa Entre os ativistas da vanguarda que conservam posições combativas a decisão do PSTU de compor uma chapa sindical unificada com dirigentes sindicais governistas e entreguistas que atuam na Articulação Sindical (CUT) e no PT está sendo vista como um grande escândalo.

CONGRESSO DA APEOESP

Um congresso de costas para os problemas dos professores

Por: Márcio Barbio O XXIII Congresso da APEOESP está se realizando em Serra Negra (SP) e conta com mais de 2 mil delegados de todo o estado.

NOTA DA ASSEMBLÉIA DOS TRABALHADORES DA USP

À Central Sindical e Popular - Conlutas

Nós, trabalhadores e trabalhadoras da USP, reunidos em assembléia no dia 2 de dezembro de 2010, nos manifestamos contra a ocupação policial e militar do Complexo do Alemão e da Penha no Rio de Janeiro.

COMUNICADO DE IMPRENSA DO PTS- ORGANIZAÇÃO IRMÃ DA LER-QI NA ARGENTINA

Paralisação Nacional e mobilização para parar os ataques fascistas contra os sem-teto que lutam por sua habitação

Depois dos assassinatos de Bernardo e Rosmary na terça-feira, produto da repressão conjunta da Polícia Federal e Metropolitana, e de outro sem-teto no dia de ontem, nesta sexta-feira produziu-se outro brutal assassinato perpetrado pelas bandas fascistas de um jovem de 19 anos, ao qual puseram fim a sangue frio, logo após baixá-lo de uma ambulância.