Quarta 24 de Abril de 2024

Bruno Gilga





TODAS AS PUBLICAÇÕES

Greve dos trabalhadores da USP completa 80 dias

14 Aug 2014 | A greve está em um impasse, com a Reitoria desmarcando a única reunião de negociação agendada – justamente para discutir o corte de salários – e anunciando abertamente que só irá negociar em setembro, apostando no desgaste do (...)

RELATO DO DIRETOR DO SINTUSP SOBRE O SEGUNDO ATO #NÃO VAI TER COPA

De dentro do cerco

24 Feb 2014 | Sem qualquer pretexto aparente, em um momento em que o ato marchava pacificamente, como havia sido desde o início, a tropa avançou sobre os manifestantes com cacetes e os escudos do choque.

PASSADO E PRESENTE

A luta contra a ditadura do passado e do presente na USP

11 May 2012 | A luta pelo reconhecimento da verdade e pela punição dos civis e militares responsáveis pelos crimes da ditadura é uma tarefa democrática fundamental em nosso país. A relação imbricada entre a USP e esses crimes faz com que esse movimento - ligado à necessidade da democratização da (...)

ELEIÇÕES DO DCE DA USP

Mais de 500 estudantes votam na “27 de outubro” que fez uma grande campanha militante

03 Apr 2012 | Em meio a uma situação política instável na USP, ocorreram na última semana de março as eleições para o DCE, com um quórum histórico de mais de 13 mil votos (um aumento de cerca de 80% da última votação).

USP: 1º LUGAR NO “RANKING” DA REPRESSÃO

Defender o movimento e avançar na luta pela democratização da universidade

29 Feb 2012 | Vimos, nos últimos anos, uma ofensiva histórica, sem precedentes, da reitoria sobre o movimento de trabalhadores, estudantes e professores da USP e das estaduais paulistas em seu conjunto. Rodas e o governo de Alckmin, do PSDB, se apoiando nos altos índices de arrecadação do (...)

UMA RESPOSTA À POLÊMICA DA LIT/PSTU

Teoria, tática e estratégia a serviço de justificar aliança com o PSOL ou para a massificação e combatividade do movimento?

14 Dec 2011 | Os estudantes da USP em luta têm uma série de inimigos a enfrentar. Em primeiro lugar a Reitoria e sua burocracia acadêmica, mas também o governo do Estado dirigido por Geraldo Alckmin (PSDB) e a imprensa de direita, que faz um serviço sujo para isolar o movimento da opinião (...)

Os estudantes da USP têm que vencer!

10 Nov 2011 | Apesar de toda a propaganda reacionária que vem sendo feita pelos meios burgueses, que tratam o movimento como uma minoria isolada e com objetivos mesquinhos, a grande resposta deflagrada pelos estudantes e a alta moral dos presos políticos trataram de demonstrar o (...)

USP

Perseguidos por lutar

20 Oct 2011 | Esse projeto de universidade só pode obter sucesso se Rodas consegue dobrar a resistência de importantes setores da Universidade. A Reitoria sabe disso e justamente por isso, além da demissão política de Brandão no final de 2008, abriu agora um novo processo administrativo com o (...)

Grande atividade reúne intelectuais, trabalhadores e estudantes na USP

21 Mar 2011 | No dia 02/03 foi organizada pelo Sintusp uma aula pública com o tema “USP: Pública e Democrática?”, com a presença dos professores Chico de Oliveira (FFLCH) e Luiz Renato Martins (ECA), e do DCE, ADUSP, Moradia Retomada e Sintusp. Com a participação de cerca de 400 pessoas – e uma (...)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Começa a surgir um importante movimento democrático na USP

01 Dec 2010 | Com mais de 400 estudantes, professores e funcionários, o dia 30 de novembro marcou um passo urgente e necessário para a defesa da universidade. LEIA TAMBÉM: – SOBRE AS ELEIÇÕES PARA O DCE DA USP: É PRECISO CONSTITUIR A UNIDADE DO MOVIMENTO ESTUDANTIL CONTRA RODAS E A (...)