Sexta 26 de Abril de 2024

Lições da greve dos operários da Volks

23 Jan 2015 | A força dos operários da Volks conseguiu reverter as 800 demissões o que significa um grito para toda a classe operária industrial. Ao mesmo esta força só poderá se desenvolver até o final fazendo a experiência com as direções (...)

“Lulistas e Dilmistas” frente ao giro à direita no governo

20 Jan 2015 | Causou certo alvoroço nos distintos meios e blogs a entrevista de Marta Suplicy no Estadão em que afirmava que “ou o PT muda ou acaba”

Dilma contra os jovens, a “classe C” e aspectos do “lulismo”

20 Jan 2015 | O pacote de medidas de Dilma encabeçada pelas medidas provisórias (MPs) 664 e 665 tem um alvo principal: a juventude e a chamada “classe C”. Por trás desta reforma da previdência fatiada que retira direitos dos pensionistas, dos acidentados, entre outros, encontra-se também um (...)

LUTA CONTRA O AUMENTO DAS PASSAGENS

Os atos contra o aumento da passagem podem marcar um novo levante de juventude no Brasil?

19 Jan 2015 | Começamos o ano com atos importantes nas principais capitais do Brasil, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Recife, Florianópolis e São Paulo. FOTO UOL.

Ato contra o aumento da tarifa em SP: Mesmo sendo reprimidos novamente, seguimos em luta!

18 Jan 2015 | "Os manifestantes atravessavam o centro da cidade entoando "Não, não tem arrego! Contra a tarifa eu vou pra rua o ano inteiro!". Esse é o clima que dá o tom para esse começo de ano."

VOLKSWAGEN

Greve da Volks termina com a redmissão de 800 trabalhadores

16 Jan 2015 | A greve conquistou a reversão das demissões, mostrou que a força dos trabalhadores é capaz de alcançar as vitorias, mas ainda está colocado para os trabalhadores a necessidade de superar a conciliação de classes e impedir que a crise seja descarregada em nossas (...)

COARI

Revolta e crise política no meio da Floresta Amazônica

16 Jan 2015 | Uma manifestação terminou com a queima de duas casas do prefeito interino, depredação da Câmara de Vereadores e ainda saque de casas de alguns vereadores ligados ao prefeito.

SOBE O PREÇO DAS PASSAGENS EM BH E REGIÃO METROPOLITANA

Confiar na força da luta unificada!

16 Jan 2015 | A média do aumento nas linhas de BH é de 8,5%. Enquanto a média do aumento da região metropolitana é de 12,8%. FOTO: UOL

Entrevista com trabalhador da Mercedes Benz

14 Jan 2015 | O Palavra Operária entrevistou E., trabalhador da Mercedes Benz com 10 anos de fábrica que está afastado pelo regime de Lay-Off desde julho do ano passado.

AUMENTO DA TARIFA EM BELO HORIZONTE É SUSPENSO POR LIMINAR DO STJ-MG

Unidos a juventude e os trabalhadores podem barrar o aumento da tarifa!

10 Jan 2015 | Em pelo menos três das maiores capitais brasileiras aconteceram importantes manifestações contra o aumento das passagens de ônibus, Belo Horizonte foi uma delas.

Toma posse o novo Conselho Diretor de Base do SINTUSP: mais um passo histórico na democracia operária

10 Jan 2015 | Por Bruno Gilga, diretor do SINTUSP, e Patrícia Galvão representante da FFLCH no CDB.

Manifestação contra o aumento tarifa é brutalmente reprimida em São Paulo

09 Jan 2015 | No dia 09 de janeiro, o centro de São Paulo reuniu cerca de 10 mil pessoas, para se manifestar contra o absurdo aumento da tarifa do transporte. Diversas organizações da esquerda, sindicais, e da juventude estiveram (...)

OPINIÃO

Aumento das passagens em SP: O Dividir e Conquistar de Alckmin e Haddad

05 Jan 2015 | Após cerca de um ano e meio das “jornadas de junho”, o prefeito Haddad e Governador Alckmin, anunciaram mais um aumento das passagens em SP.

METRO SP

Aliança dos trabalhadores e da população para barrar o aumento das tarifas e as demissões nos transportes!

03 Jan 2015 | O ano de 2015 inicia com uma notícia já esperada por grande parte da população: o aumento das passagens de ônibus e metrô. Orquestrado pelos governos municipal do PT, do prefeito Fernando Haddad, e estadual do PSDB é tratado com cinismo pelo governador Geraldo Alckmin que declarou (...)

Ano novo, novo pacote e velha política!

02 Jan 2015 | Os ajustes começaram! Se em São Paulo o presente de Natal de Alckmin foi novamente demitir 23 metroviários reintegrados da última greve, a mensagem de feliz Ano Novo de Dilma foi inaugurar 2015 com novo pacote de maldades contra os trabalhadores. O governo do PT que se (...)

Preparar a luta contra as medidas de “ajustes” anunciadas por Dilma Rousseff

02 Jan 2015 | As centrais sindicais têm que romper com o governo e defender os interesses dos trabalhadores e do povo pobre

PRIMEIRO "AJUSTE" DE DILMA

Dilma Rousseff mostra o que significa ser “mal menor”

02 Jan 2015 | Agora, no discurso de posse, a presidente Dilma anunciou que seu segundo mandato estará determinado pelo lema “nenhum direito a menos, nenhum passo atrás”. Mentiras! A presidente Dilma fez a “vaca tossir” e iniciou um “ajuste” contra os trabalhadores e os mais (...)

Aumento nas tarifas de transporte

2015 começa no Rio com um roubo ao bolso dos trabalhadores e da juventude

01 Jan 2015 | Dia 3 de janeiro, no Rio, as tarifas de ônibus, trens, barcas e ônibus intermunicipais sofrerão um grande e abusivo reajuste. Os ônibus na capital passarão de R$ 3,00 para R$ 3,40. Mais de 13% de aumento!

15 fatos que não podemos esquecer na virada do ano

31 Dec 2014 | Fim de ano é para a maioria das pessoas um momento para relaxar, descontrair, esquecer os problemas, curtir e festejar com os amigos e familiares e planejar o próximo ano que está por vir. Nesta época parece que magicamente a vida se torna mais leve por algumas semanas ante de (...)

Deputados aprovam aumento de salários para políticos e juízes

17 Dec 2014 | O aumento deste final de ano é o pagamento adiantado pelo ajuste que começa a ser implementado contra as condições de vida da maioria da população

Mais e mais denúncias na Petrobrás

Três soluções frente à crise da Petrobrás

16 Dec 2014 | Esta crise afeta a maior empresa do país e está abrindo um imenso debate na burguesia do que fazer. Existem três soluções possíveis. Duas pelas mãos da burguesia, das empresas imperialistas e do governo, e uma terceira pelos (...)

De onde vem e para onde vai o dinheiro público?

15 Dec 2014 | Neste artigo vamos buscar decifrar do ponto de vista dos interesses dos trabalhadores o significado do tão falado Projeto de Lei Orçamentária anual de 2015, a tal de PLOA, que foi aprovada em sessões tumultuadas pela oposição de direita em (...)

O que devemos esperar em 2015 (os cenários estratégicos e o papel dos revolucionários)

10 Dec 2014 | Chegamos ao final do ano e em meio ao bombardeio midiático ligado às festas e à necessidade imposta do consumo desenfreado (que esse ano tende a ser menor fruto dos efeitos mais presentes da crise). Já começamos a ver os grandes meios de comunicação ligados aos interesses da (...)

Bolsonaro, PP e PT: declarações de estupros num dia, apoio político em outro

10 Dec 2014 | O PP de Bolsonaro é um dos principais partidos da base aliada do governo, com o qual o PT trabalha em diversas matérias no Congresso. Assim como com Feliciano, tal caso é ilustrativo de como o PT lida com as questões relacionadas aos direitos das mulheres. Mais um absurdo que (...)

PETROBRÁS

O Rio “Arábia Saudita” vai virando um rio de cortes contra os trabalhadores e a população

10 Dec 2014 | A organização dos trabalhadores é o que pode impedir que esta crise seja paga por nós mesmos.

Mais publicações: