Quinta 25 de Abril de 2024

5 pontos fundamentais no debate sobre a reforma política

08 Dec 2014 | Esse é um tema discutido há muito tempo no congresso, e se agora entra na agenda política, é pela pressão das manifestações de junho e do desgaste provocado pelo novo escândalo de corrupção da Petrobrás. Com medo da revolta popular, o congresso pode aprovar algumas mudanças na (...)

A “ingenuidade” dos intelectuais e o pragmatismo dos políticos petistas

07 Dec 2014 | Os leitores das páginas do jornal Palavra Operária devem ter acompanhado a polêmica em torno do lançamento por parte de uma série de intelectuais petistas de manifesto contra a nomeação de Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda e Kátia Abreu para o Ministério da (...)

REFORMA TRABALHISTA CAMUFLADA

Verdades e mentiras sobre o Programa de Proteção de Emprego da CUT

07 Dec 2014 | Nos últimos meses a CUT veio elaborando e discutindo com o governo o chamado Programa de Proteção ao Emprego (PPE) – ou Sistema de Proteção ao Emprego (SPE). O discurso da burocracia sindical petista é de garantir que durante momentos de crise o emprego seja mantido. Mas na (...)

Dilma ruma para a direita. E agora José?

03 Dec 2014 | A presidenta implementa as medidas que criticava em Aécio e Marina, num verdadeiro estelionato eleitoral, e a CUT ainda tem a cara-de-pau de fazer marchas em defesa da "governabilidade". O que fazer?

Reforma política? Lutemos para acabar com os privilégios

03 Dec 2014 | Aqui desmascaramos as distintas propostas de reforma política com as quais os partidos buscam maquiar o sistema político para manter sua essência antidemocrática. Criticamos o posicionamento da CUT e do PSOL sobre este tema, e apresentamos o que para nós seriam as medidas (...)

ENTREVISTA

As raízes da crise da Petrobrás e como combatê-la

02 Dec 2014 | Entrevistamos a seguir Leandro Lanfredi, petroleiro do Movimento Nossa Classe, sobre quais as causas estruturais do escândalo de corrupção envolvendo a mega estatal e o que fazer para acabar com a impunidade.

REFORMA MINISTERIAL

Onde está a direita?

25 Nov 2014 | Apesar da campanha petista sobre um suposto “golpe de direita” contra o novo mandato de Dilma, a verdade é que a direita vem se fortalecendo dentro do próprio governo e é necessário buscar uma saída independente.

OPERAÇÃO LAVA-JATO

Como impedir que avance a privatização da Petrobrás?

24 Nov 2014 | Não faltam abutres estrangeiros e tucanos rondando os campos de petróleo nacional. Querem aproveitar os escândalos de corrupção para avançar em uma maior privatização do petróleo.

5 propostas de um petroleiro para realmente defender a Petrobrás

21 Nov 2014 | O imperialismo e o capital privado vão utilizar essa crise para avançar ainda mais sobre a Petrobrás, sobre a renda do petróleo e sobre as licitações públicas. O único jeito de impedir este avanço é se os trabalhadores se mobilizam para impor uma saída própria à crise aberta. Para (...)

PRISÃO DE EMPREITEIROS

Os motivos de fundo para a crise da Petrobrás

20 Nov 2014 | Neste artigo apontamos alguns motivos de fundo que nem a Veja por um lado e nem a CUT por outro falam desta crise.

Erro de execução squelettes/cuadro_multimedia_individual.html

FORTALECE UMA ALTERNATIVA

Veja os vídeos do 1º Encontro Nacional do Movimento Nossa Classe

17 Nov 2014 | Se fortalece uma alternativa para os trabalhadores se organizarem a partir da base, contra as burocracias sindicais, os patrões e os governos, contra toda forma de opressão, pela mais ampla solidariedade de classe e pra lutar por nossos direitos. Se fortalece um novo tipo de (...)

Crise na Petrobrás

Como acabar com a impunidade e os privilégios de corruptos e corruptores?

17 Nov 2014 | Cada dia novos ex-diretores e gerentes são presos. No último episódio, dirigentes de várias empreiteiras foram presos também. As denúncias alcançam todas as maiores empreiteiras do país, assim como vários políticos do PT, PMDB, PP, mas também do PSB e (...)

ÁGUA, AJUSTES E CORRUPÇÃO

Marcelo (Pablito): “Os sindicatos de esquerda precisam se unir para lutar”

16 Nov 2014 | 1º Encontro Nacional do Movimento Nossa classe chama a conformação de um encontro de sindicatos e oposições que se coloque na linha de frente da mobilização dos trabalhadores para resistir aos planos de ajustes, defender de uma saída de fundo para a crise da água e combater a (...)

ATO 1º DE NOVEMBRO

Como combater a direita?

12 Nov 2014 | Quem viu os vídeos do ato na Avenida Paulista no dia 1 de novembro não pode mais que se indignar com essa direita reacionária que coloca a cabeça para fora defendendo a volta da ditadura. Vê-se o deputado federal recém eleito Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) ao microfone do carro de som (...)

Dilma: depois da vitória... os ajustes.

09 Nov 2014 | Para o “Sr. Mercado” só há uma resposta possível a essa conjuntura: a austeridade, ou melhor, os “ajustes impopulares”, aos quais Dilma já se comprometeu para reestabelecer a confiança dos “investidores”. Seu compromisso é de assegurar os lucros mesmo que esse custo seja pago pelos (...)

A direita reacionária tenta se impor na Câmara de Deputados

07 Nov 2014 | O trabalhador que ler os grandes jornais brasileiros vai se informar que existe um debate entre PT, PMDB e PSDB sobre quem assumiria o cargo de presidente da Câmara de Deputados. Parece mais um jogo da politicagem. Quem é e o que defende Eduardo (...)

Sérgio Machado renuncia na Transpetro, mas seguirão os corruptos

04 Nov 2014 | A corda sempre estoura do lado mais fraco. Começou pela subsidiária Transpetro a dança das cadeiras na Petrobrás. Esta dança esta motivada pelas denúncias de corrupção feitas pelo ex-diretor da Petrobrás Paulo Costa, por nova divisão dos cargos no botim que são as estatais no regime (...)

6 motivos para que a desilusão com o PT não fortaleça o PSDB

03 Nov 2014 | É impossível negar que um setor de trabalhadores e jovens, ainda que minoritário, desaguou seu descontentamento com o PT num voto em Aécio. Como fazer para que as frustrações com o governo do PT não terminem em uma recomposição da velha direita encarnada no (...)

NOVO GOVERNO

Dilma: uma primeira tentativa de maquiagem frustrada

01 Nov 2014 | Dilma começou o novo governo tentando largar uma ofensiva de reforma política para responder aos questionamentos de corrupção na Petrobrás e desviar o foco da agenda de ajustes na economia que já começou a ser implementada em ritmo acelerado. Mas até mesmo a tímida é duvidosa (...)

O choque entre as expectativas e a agenda de ajustes

30 Oct 2014 | Por um lado, para associar a Aécio a imagem de uma direita reacionária, o PT teve que exageram em promessas demagógicas. Por outro lado, ao alimentar ilusões, o novo governo potencializa a frustração que existirá quando atender às exigências do empresariado de implementar uma série (...)

Eleições em Brasília

Derrota das velhas oligarquias locais ou mais do mesmo?

29 Oct 2014 | O novo governador dito “moderno” e “terceira via” na verdade é mais do mesmo em termos de que apenas ganhou por ter se aliado à velha oligarquia política local. Só governará através da mais fisiológica composição política com ela. De “novo”, portanto, ele só tem a (...)

Dilma ganha em Minas Gerais, mas PT mantem desgaste na capital e regiões operárias

29 Oct 2014 | Apesar da evidente derrota da direita do PSDB, depois de 12 anos de ataques aos trabalhadores e escândalos de corrupção no estado, não é possível afirmar, como faz a análise petista, que o PT angariou apenas vitórias em Minas Gerais. Os votos na capital e nas principais regiões (...)

O que expressa o resultado eleitoral?

29 Oct 2014 | Por que o PT saiu debilitado? Por que o PSDB se fortaleceu? Como se expressou nas eleições a separação entre representantes e representados que vem atravessando o país desde as jornadas de junho de 2013? É necessário responder a essas perguntas para compreender o que o resultado (...)

Apesar da vitória de Dilma, PT é derrotado nos principais polos industriais do país

27 Oct 2014 | A derrota de Dilma e do PT em importantes centros industriais do país, que já havia ocorrido no 1º turno, se repetiram no 2º turno. Mais que um questionamento momentâneo, vimos uma perda de hegemonia do PT em seus históricos bastiões operários, algo mais (...)

Sobre o discurso de Dilma Rousseff diante da reeleição

27 Oct 2014 | Depois de uma campanha incisiva contra “o candidato dos retrocessos” e a ameaça de uma “onda conservadora” no país, muitos petistas ou eleitores, influenciados pelo clima de polarização, esperavam um discurso em defesa dos direitos sociais, dos trabalhadores e das minorias (...)

Mais publicações: