Sexta 26 de Abril de 2024

PÃO E ROSAS RUMO AO ENCONTRO NACIONAL DE SERVIÇO SOCIAL

Assistentes sociais em tempos de crise capitalista...

20 Jul 2009 | Nós, estudantes de serviço social, dia-a-dia nos perguntamos como articular as teorias à prática, em uma realidade social onde a grande maioria da população é explorada diariamente, enquanto os capitalistas enchem os bolsos às nossas (...)

PÃO E ROSAS

Racismo e opressão no governo italiano

19 Jul 2009 | Novos escândalos colocam o primeiro-ministro italiano de volta ao centro da cena midiática. Proprietário de uma das mais influentes emissoras televisivas do país, o milionário Silvio Berlusconi, primeiro-ministro da Itália, é pressionado a responder publicamente por sua conduta (...)

POR MANOELA GRITAMOS

Queremos nosso direito à maternidade!

16 Jul 2009 | Os últimos meses no Brasil foram de grande avanço nas diferentes formas de violência contra as mulheres. Num cenário aterrorizante, que expressa o que o capitalismo reserva às mulheres, o caso da jovem Manuela da Costa é (...)

PÃO E ROSAS

Que o sangue derramado não seja negociado!

14 Jul 2009 | Chamamos todas as mulheres lutadoras da América Latina a se levantar numa mobilização independente ao lado dos trabalhadores e do povo hondurenho pra derrotar o golpe em Honduras.

PÃO E ROSAS

Somos todas Marcelo Campos.

09 Jul 2009 | Aos 40 anos da Batalha de Stonewall, quando homossexuais se enfrentaram com a polícia de Nova Iorque, Marcelo Campos Barros, trabalhador, jovem, negro e homossexual, é assassinado por um grupo de extrema direita em São (...)

PÃO E ROSAS GRITA

Basta de repressão às mulheres e ao povo trabalhador de Honduras! Não ao golpe e nenhuma negociação com os golpistas!

09 Jul 2009 | Às mulheres em luta, ao povo trabalhador de Honduras e a todos os que hoje se mobilizam na América Latina e no mundo, queremos expressar nosso forte repúdio ao golpe em Honduras e ao Estado de Sítio decretado pelo governo golpista de (...)

01 DE AGOSTO ÀS 15H NA CASA SOCIALISTA KARL MARX

Plenária do grupo de mulheres Pão e Rosas

04 Jul 2009 | Construamos juntas um forte movimento de mulheres para lutar por nossos direitos e contra essa sociedade de opressão e exploração.

UNIVERSIDADE

Grupo de Mulheres Pão e Rosas no Congresso Nacional dos Estudantes

17 Jun 2009 | Chegamos ao CNE dois dias depois de uma brutal repressão policial na Universidade de São Paulo. Com bombas de gás lacrimogênio e tiros de borracha, a polícia sitiou a USP atacando estudantes, trabalhadores e professores, num conflito que ganhou repercussão (...)

COMUNICADO

Sobre Manifesto da "Frente pela legalização do aborto e discriminalização das mulheres"

11 Jun 2009 | Tomamos conhecimento na última semana que o nome da Liga Estratégia Revolucionária - Quarta Internacional consta nas assinaturas do Manifesto da "Frente pela legalização do aborto e discriminalização das mulheres". Comunicamos a todos que se trata de um (...)

CENTRO DE SAÚDE ESCOLA BUTANTÃ

Unidade de efetivos e terceirizados

02 Jun 2009 | Entrevistamos Dinizete, funcionária do Centro de Saúde Escola Butantã, delegada do comando de greve e integrante do grupo de mulheres Pão e Rosas

COMUNICADO DE IMPRENSA

Mara Onijá “Os estudantes e trabalhadores devem abrir os olhos para a barbárie capitalista da terceirização”

28 May 2009 | Sobre a campanha contra a terceirização do trabalho impulsionada pelo grupo de mulheres Pão e Rosas, Mara Onijá, dirigente da LER-QI e integrante do Pão e Rosas declarou “Enquanto há uma verdadeira farra nos parlamentos e a novela das CPIs não termina, o processo de terceirização e (...)

DIREITO AO ABORTO | PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO | ESPECIAL ROSA LUXEMBURGO

Saiu o novo jornal do Pão e Rosas!

23 May 2009 | Campanha Latinoamericana pelo direito ao aborto. Neste 28 de maio, Dia da Ação Internacional de Saúde das mulheres, nos perguntamos: saúde para quem? Entrevista com Claudia Mazzei Nogueira sobre a precarização do trabalho. A terceirização escraviza, humilha, divide: depoimentos de (...)

SOBRE O TRABALHO DOMESTICO E A DUPLA JORNADA

A precarização tem cara de mulher

21 May 2009 | No Brasil nestes últimos anos de crescimento econômico pudemos observar que as mulheres, que historicamente ocupam os postos de trabalhos com menor remuneração além de terem que realizar todo trabalho doméstico, ocuparam também grande parte dos trabalhos precários, (...)

DECLARAÇÃO

Repudiamos a prisão da jovem de Manaus acusada de ter cometido um aborto clandestino

17 May 2009 | Em Manaus, Amazonas, no dia 13/05 uma jovem de 20 anos foi presa pela acusação de aborto e ocultação de cadáver. Os policiais disseram que segundo a jovem ela havia caído de uma escada, e por isso sofreu um aborto espontâneo, entretanto, os mesmos consideram que foi um aborto (...)

A TERCEIRIZAÇÃO DO TRABALHO NA PUC-SP

Fundação São Paulo, Dirceu de Mello e Higilimp: escravistas do século XXI

17 May 2009 | O último PUCViva publicou a carta de trabalhadoras terceirizadas da limpeza denunciando as condições de trabalho às quais são submetidas pela PUC-SP e pela empresa terceirizadora Higilimp, condições que vão desde comer em meio à baratas até não receberem vale refeição e vale (...)

PÃO E ROSAS

Trabalhadoras da USP em greve participam do lançamento do livro "Lutadoras"

15 May 2009 | Nesta última quinta-feira, foi organizado na USP, como parte das atividades da greve, o lançamento do livro Lutadoras. Histórias de mulheres que fizeram história, que teve sua edição brasileira organizada por Diana Assunção, trabalhadora da USP e delegada do comando de greve, e (...)

FRENTE NACIONAL PELO FIM DA CRIMINALIZAÇÃO DAS MULHERES E PELA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO

De qual frente-única precisamos?

13 May 2009 | As políticas de frente-única que unificam setores em torno de uma bandeira comum são importantes, principalmente num momento em que a direita, encabeçada pela Igreja, já começa a se levantar. Mas é necessário saber que por trás de uma política de frente-única está plasmado um (...)

CAMPANHA

Pão e Rosas chama a uma grande campanha pelo direito ao aborto legal, seguro e gratuito

13 May 2009 | O grupo de mulheres Pão e Rosas Brasil, Argentina e Chile vem impulsionando desde o mês de março a campanha latino-americana “Basta de mulheres mortas por abortos clandestinos”

PÃO E ROSAS

"O Pai da Pátria"

11 May 2009 | Acusado de ser “o pai da pátria”, e alvo de diversas sátiras por parte da opinião pública internacional, o presidente paraguaio e ex-bispo de São Pedro enfrenta uma crise que coloca em xeque a sua legitimidade de governância.

ENTREVISTA

“Na América Latina, a criminalização do aborto condena milhares de mulheres à morte”

26 Apr 2009 | Entrevistamos Diana Assunção, dirigente da LER-QI e integrante do grupo de mulheres Pão e Rosas, sobre os últimos casos no Brasil que envolveram a Igreja, médicos e meninas estupradas, e sobre a Campanha Latino-Americana: Basta de mortes por abortos (...)

MULHER

Pão e Rosas: seguir a luta neste 1º de maio!

25 Apr 2009 | Coloquemos de pé uma forte coluna do Pão e Rosas, demonstrando que o 1º de maio não é um dia de festa, e que nós mulheres não viemos comemorar. Viemos lutar pelos direitos das mulheres.

PÃO E ROSAS

Basta de assassinatos de mulheres em Minas Gerais!

24 Apr 2009 | Em memória de Priscila, Ana Carolina, Amanda, Júnia, Glauce, Rita e tantas outras mulheres assassinadas em Belo Horizonte desde o começo do ano, dizemos basta!

MULHER

Mais de 180 mulheres participaram da atividade com o Pão e Rosas na Unicastelo Itaquera

10 Apr 2009 | Dia 04/04, o grupo de mulheres Pão e Rosas participou de uma grande atividade na Unicastelo Itaquera, apresentando os objetivos da agrupação e lançando o livro "Lutadoras. Histórias de mulheres que fizeram história", com a presença de Diana Assunção e Mara (...)

IGREJA, UNIVERSIDADE E MULHERES

Na luta contra o obscurantismo

09 Apr 2009 | Estamos no ano de 2009, há alguns séculos do movimento filosófico chamado Iluminismo, mas é cada vez mais necessário retomar suas bandeiras de luta "pelas luzes" e contra o obscurantismo da Igreja.

PELO DIREITO AO ABORTO LEGAL, SEGURO E GRATUITO

Façamos uma grande campanha na América Latina!

09 Apr 2009 | Basta de mulheres mortas por abortos clandestinos! Pelo direito ao aborto legal, seguro e gratuito em toda a América Latina. Campanha impulsionada pelo grupo de mulheres Pão e Rosas (Brasil), Pan y Rosas (Argentina) e Pan y Rosas - Teresa Flores (...)

Mais publicações: