Sexta 29 de Março de 2024

NÚCLEO PÃO E ROSAS - DISCUSSÕES SOBRE A MULHER NA SOCIEDADE DE CLASSES

Sagrada família?

24 Sep 2008 | Quando nos falam de “família” – na TV, na escola, na Igreja e na própria família – logo relacionamos isto com amor, compreensão, cuidados e carinho. Mas afinal, qual o papel da família na sociedade de classes?

DISCUSSÕES SOBRE A MULHER NA SOCIEDADE DE CLASSES

Núcleo Pão e Rosas

19 Sep 2008 | O Núcleo Pão e Rosas – Discussões sobre a mulher na sociedade de classes se reúne quinzenalmente no Centro Acadêmico de Serviço Social da PUC-SP para discutir os problemas mais candentes na vida das mulheres, em especial na vida das mulheres (...)

RESENHA DO LIVRO PÃO E ROSAS

Elogiosa crítica de Claudia Mazzei na Margem Esquerda

19 Sep 2008 | Em março desse ano, lançamos o livro "Pão e Rosas. Identidade de gênero e antagonismo de classe no capitalismo" de Andrea D’Atri, publicado pelas Ediçoes Iskra. No debate realizado na PUC, participou Claudia Mazzei Nogueira que depois escreveu uma resenha para a revista Margem (...)

CONTRACEPTIVOS PARA NÃO ENGRAVIDAR. ABORTO LEGAL PARA NÃO MORRER.

Mais nenhuma mulher morta por abortos clandestinos!

19 Sep 2008 | É preciso refletir sobre a questão do aborto e deixar de falar em voz baixa como se fosse uma “palavra ruim”. Algumas mulheres provavelmente nunca tenham falado sobre isso.

NÚCLEO PÃO E ROSAS - DISCUSSÕES SOBRE A MULHER NA SOCIEDADE DE CLASSES

A precarização tem rosto de mulher

10 Sep 2008 | A terceirização do trabalho é uma das estratégias adotadas para aumentar ainda mais o lucro das empresas, possibilitado pela redução de custos com o trabalhador ocasionado pela precarização do trabalho.

262 RECÉM-NASCIDOS MORTOS NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA

Mais uma brutalidade contra as mulheres no governo da DS no Pará

01 Sep 2008 | O Pará, que é o segundo maior estado do Brasil, onde se concentra a Vale do Rio Doce, maior produtora de minério de ferro do mundo que somente em 2007 obteve o lucro líquido de R$ 20 bilhões, é cenário de inúmeras atrocidades aos trabalhadores e ao (...)

NÚCLEO PÃO E ROSAS - DISCUSSÕES SOBRE A MULHER NA SOCIEDADE DE CLASSES

Terceirização, uma maneira de aprofundar a exploração dos trabalhadores

26 Aug 2008 | Hoje já é mais que comum que cada empresa tenha seus trabalhadores terceirizados, ou seja, aqueles prestadores de serviço que não têm vínculo com a empresa em que trabalham. Geralmente, os trabalhadores da limpeza são os primeiros a serem terceirizados, tendo os salários mais (...)

O CARÁTER “OPCIONAL” DA LICENÇA-MATERNIDADE DE 6 MESES

Organizar as trabalhadoras pelo direito à maternidade

23 Aug 2008 | Na última quarta-feira, o presidente Lula decidiu aprovar a lei de extensão da licença-maternidade de 4 para 6 meses para empresas que aderirem ao projeto “Empresa Cidadã”.

WWW.MULHERESNOHIPHOP.COM.BR

Conheçam as lutas da guerreira Mara Onijá

17 Aug 2008 | Publicamos entrevista concedida por Mara Onijá, militante da Liga Estratégia Revolucionária - Quarta Internacional, ao site "Mulheres no Hip Hop".

Proposta pelos direitos da mulher trabalhadora

02 Jul 2008 | Todos os problemas do sistema capitalista se apresentam de forma mais dramática na vida das mulheres trabalhadoras. Se hoje estamos no mercado de trabalho é porque esse sistema se aproveita da opressão da mulher e também dos negros e negras para explorar ainda (...)

TODO APOIO A LUTA, PAGAMENTO IMEDIATO E NENHUMA PUNIÇÃO!

Por que algumas mulheres estão em greve?

25 Jun 2008 | No Instituto de Biociências da UNESP de Rio Claro, 14 mulheres, mães de família, trabalham 44 horas por semana limpando o chão para receberem pouco mais que um salário mínimo. Esse é o projeto de Universidade que temos, que atendem aos bancos e (...)

PELOS DIREITOS DA MULHER TRABALHADORA

Em defesa das precarizadas

31 May 2008 | O número de trabalhadores terceirizados em empresas privadas aumentou, somente no Estado de São Paulo, sete vezes nos últimos 20 anos. Isso significa que grande parte da classe trabalhadora está dividida entre efetivos e terceirizados. Desses novos postos de trabalho, quase (...)

NÚCLEO DE DISCUSSÃO DA MULHER TRABALHADORA CONVIDA

Hoje, discussão sobre a precarização do trabalho na PUC-SP

30 May 2008 | Chamamos a todos a participar de nossa próxima discussão, sexta-feira dia 30/05 às 18h30 no Centro Acadêmico de Serviço Social da PUC-SP, que terá como eixo a questão da precarização do trabalho, partindo do mais concreto que vemos na universidade que são os terceirizados e (...)

Ato em solidariedade às mulheres de Campo Grande

28 May 2008 | No começo de abril a mídia noticiou o indiciamento de 9.896 mulheres acusadas de terem praticado aborto desde o final da década de 1990 no Campo Grande (MS), que serão interrogadas e levadas a julgamento, podendo pegar até 3 anos de prisão. Hoje, em São Paulo, está sendo convocado (...)

PSOL MAIS UMA VEZ CONTRA OS TRABALHADORES

Jundiaí proíbe a distribuição da pílula do dia seguinte

14 May 2008 | Não satisfeitos em votar o SuperSimples, que facilita o não cumprimento das leis trabalhistas pelos patrões, o PSOL mais uma vez mostra a que veio. O vereador Cláudio Miranda (PSOL) apresentou à Câmara Municipal de Jundiaí no final do ano passado uma lei que impede a retirada (...)

DIREITO AO ABORTO: TIREM AS MÃOS DE NOSSOS CORPOS!

9.896 mulheres na mira do Estado Burguês

14 May 2008 | No começo de abril a mídia noticiou o indiciamento de 9.896 mulheres acusadas de terem praticado aborto desde o final da década de 1990 no Campo Grande (MS), que serão interrogadas e levadas a julgamento, podendo pegar até 3 anos de (...)

UMA LUTA PRINCIPISTA DA LER-QI

A posição escandalosa do PSTU em defesa da polícia

25 Apr 2008 | O que não podemos aceitar é que o PSTU venha defender os policiais como “trabalhadores” em nome do trotskismo, e defenda também as greves policiais como progressivas, porque supostamente “desorganizam a hierarquia” do aparato policial. O PSTU gera confusão entre os trabalhadores e (...)

I ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES DA CONLUTAS

Um primeiro balanço

25 Apr 2008 | O Encontro era uma oportunidade para que essas centenas de mulheres trabalhadoras que são parte importante da vanguarda das lutas em todo o país, pudessem se dotar de definições programáticas de independência de classe que fossem capazes de ganhar novas mulheres para a luta contra (...)

NOSSA PARTICIPAÇÃO

I° Encontro Nacional de Mulheres de Conlutas

24 Apr 2008 | Quase 600 representantes de diferentes estados do país, se reuniram os dias 19, 20 e 21 de abril, no I° Encontro de Mulheres da Conlutas. Estiveram presentes trabalhadoras de distintas categorias dispostas a debater com a esquerda uma perspectiva para lutar contra a opressão (...)

Hoje, na PUC-SP, debate de preparação para o Encontro de Mulheres da Conlutas

16 Apr 2008 | Como preparação para o Encontro Nacional de Mulheres da Conlutas, hoje às 19h na PUC-SP (Museu da Cultura) Marina Fuser do Coletivo Pão e Rosas, Carol Rodrigues do GT de Mulheres da Conlutas e Gabriela do CAELL da USP irão compôr a mesa de debate sobre "A opressão da mulher no (...)

ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES DA CONLUTAS

Tese do Coletivo Pão e Rosas

14 Apr 2008 | Tese do Coletivo "Pão e Rosas", composto por militantes da LER-QI, do Movimento "A Plenos Pulmões" e por independentes, para o Encontro Nacional de Mulheres da Conlutas.

MULHER

Patriarcado, capitalismo e socialismo

06 Apr 2008 | A opressão das mulheres é anterior ao surgimento do capitalismo e inclusive sobreviveu nos estados onde se instaurou a ditadura do proletariado. Isto levou a sustentação de distintas posições que consideramos equivocadas.

EDIÇÕES ISKRA

Lançamento no Brasil do livro Pão e Rosas

06 Apr 2008 | Nos dias 28 e 29 de março, realizaram-se na PUC-SP e na Fundação Santo André as atividades de lançamento do livro Pão e Rosas – Identidade de gênero e antagonismo de classe no capitalismo, publicado pelas Edições Iskra.

8 DE MARÇO

Bloco Pão e Rosas no Dia Internacional da Mulher

22 Mar 2008 | No último 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Conlutas convocou em São Paulo um ato anti-governista já que as defensoras do governo na Marcha Mundial de Mulheres (dirigida pela DS do PT) se opuseram a fazer qualquer denúncia contra o governo Lula. Nós da LER-QI, junto com (...)

MULHER

A hipocrisia das campanhas contrárias ao direito ao aborto

22 Mar 2008 | As campanhas contrárias ao direito ao aborto têm conquistado cada vez maior repercussão nos meios de comunicação. No Congresso Nacional, a Frente Parlamentar em Defesa da Vida e contra o Aborto reúne mais de 200 parlamentares e, além de colocarem-se contrários aos projetos de (...)

Mais publicações: