Domingo 28 de Abril de 2024

Mulher

CAMPANHA

Pão e Rosas chama a uma grande campanha pelo direito ao aborto legal, seguro e gratuito

13 May 2009   |   comentários



A América Latina tem os índices mais altos de abortos realizados em condições de risco: quase 4 milhões por ano, causando a morte de 5 mil mulheres todos os anos por conta da clandestinidade do aborto, mulheres que em sua maioria são jovens, adolescentes, trabalhadoras e pobres. Essa é uma situação que tende a piorar diante da crise económica internacional, na qual milhões de mulheres trabalhadoras e pobres vão ver aumentar as dificuldades diante da falta de acesso à saúde púbica, diante do aumento dos preços dos alimentos e também diante do aumento da violência, em uma época de crise económica que rapidamente se torna crise social.

O grupo de mulheres Pão e Rosas Brasil, Argentina e Chile vem impulsionando desde o mês de março a campanha latino-americana “Basta de mulheres mortas por abortos clandestinos” . Exigimos educação sexual em todos os níveis da educação pública, para que os jovens e as jovens possam conhecer sua sexualidade e escolher a forma de desfrutá-la. Exigimos a distribuição gratuita de contraceptivos de qualidade, para evitar uma gravidez indesejada, assim como doenças sexualmente transmissíveis. E exigimos que o Estado garanta o direito ao aborto legal, livre, seguro e gratuito para que milhares de mulheres não morram na clandestinidade do aborto.

Acreditamos que para arrancar esse direito elementar das mulheres, é necessário uma grande mobilização, e por isso é preciso conformar uma forte frente-única para impor essa conquista, lutando dessa forma contra a hipocrisia dos que dizem defender a vida enquanto milhares de mulheres morrem todos os anos mutiladas e ensanguentadas.

Visite o blog da campanha

http://derechoalabortoenamericalatina.blogspot.com/

Artigos relacionados: Mulher , Direitos Humanos









  • Não há comentários para este artigo