Sábado 20 de Abril de 2024

8 DE MARÇO

Bloco Pão e Rosas no ato da Conlutas

10 Mar 2008 | Reuniram-se dia 8 de março para comemorar o Dia Internacional da Mulher cerca de 500 pessoas na marcha convocada pela Conlutas em São Paulo. A LER-QI impulsionou o Bloco Pão e Rosas composta por militantes desta organização e independentes. Também estiveram presentes ao ato o (...)

RÁDIO PALAVRA OPERÁRIA - PROGRAMA #08

Por trás de flores e bombons permanece oculta a luta organizada das mulheres trabalhadoras

09 Mar 2008 | Dia Internacional da Mulher, com Mara do Hip Hop: por trás de flores e bombons permanece oculta a luta organizada das mulheres trabalhadoras. E também: Cuba sem Fidel, restauração capitalista ou aprofundamento das conquistas da revolução, o futuro do povo cubano em (...)

PATRÍCIA GALVÃO E O TROTSKISMO

Carta de uma militante

07 Mar 2008 | Publicamos uma carta de Patricia Galvão, mais conhecida como Pagu e também por sua atuação na Semana de Arte Moderna de 1922, aonde rompe com o stalinismo e adere ao trotskismo, ingressando no PSR de Hermínio Sachetta. A carta tem introdução de Dainis (...)

SAMKWANG

Trabalhadoras em luta

05 Mar 2008 |

Nossa luta é anti-imperiaista

05 Mar 2008 | Em todo o mundo milhões de mulheres sofrem as brutais conseqüências da política imperialista. Com as regras que dita o imperialismo sobre as semi colônias, milhões de mulheres são condenadas a viver na miséria. Com suas guerras e ocupações, o imperialismo mata civis, entre eles (...)

Que a Igreja e o Estado Burguês tirem as mãos de nossos corpos!

05 Mar 2008 | A Igreja, em cumplicidade com o Estado Burguês, historicamente se impõe sobre a vida de todas as mulheres, principalmente sobre a vida das mulheres trabalhadoras e pobres.

TELEMARKETING

Unificar os trabalhadores contra a terceirização e a super-exploração da mulher trabalhadora!

05 Mar 2008 | A terceirização é a via pela qual grandes empresas deixam de contratar pessoal, com o piso salarial estabelecido e direitos previstos na CLT, para estabelecer um contrato com outras empresas, terceirizadoras, as quais admitem funcionários por um preço bem menor e com os nossos (...)

DENÚNCIA

Da ciência à espiritualidade: a hipocrisia de Heloisa Helena

05 Mar 2008 | O PSOL é encabeçado pela figura de Heloisa Helena que é não apenas grande aliada da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil na luta contra o direito de aborto como também impulsiona com setores da direita o projeto “Por um Brasil sem aborto”. É escandaloso que uma mulher que se (...)

UNIVERSIDADE

De que lado estão as feministas do DCE da USP e o DCE da Unicamp?

05 Mar 2008 | No primeiro ano onde a Marcha Mundial de Mulheres e o petismo não serão a única coordenação das mulheres que se mobiliza contra a opressão, entidades estudantis importantes como o DCE da USP e o DCE da Unicamp (que contam em sua direção com militantes do PSOL) se colocam (...)

ESCÂNDALO

Violência sexual e trabalho escravo no governo de Ana Júlia Carepa

05 Mar 2008 | Ana Júlia Carepa, da Democracia Socialista do PT, organização que há pouco se dizia revolucionária e até trotskista, governa o Estado do Pará, onde ocorreu o caso de uma jovem de 15 anos que ficou presa numa cela com mais de 20 homens sendo sistematicamente (...)

Abaixo a dupla jornada de trabalho!

05 Mar 2008 | A violência trabalhista que sofremos diariamente se expressa de diversas formas: como violência física, psicológica, ecônomica, política. As vezes é muito evidente, as vezes parece invisível, se naturaliza e até nós mesmas, que convivemos com isso diariamente, não conseguimos (...)

ABAIXO A VIOLÊNCIA POLICIAL CONTRA O POVO NEGRO!

Viva a luta das mães de Salvador!

05 Mar 2008 | “Os policiais estão brincando de tiro ao alvo com nossos filhos”. Assim protesta Djane, uma entre tantas mulheres negras que perderam seus filhos, assassinados pela polícia em Salvador/BA, num estado governado pelo petista Jacques Wagner. Esta e outras mulheres saíram às ruas em (...)

DECLARAÇÃO DAS MULHERES DA LER-QI

Viva o dia internacional da mulher

28 Feb 2008 | No 8 de março se comemora o dia Internacional da Mulher em homenagem as heróicas operárias têxteis que em 1857 lutaram pelos seus direitos fazendo greve e acabaram sendo assassinadas pela patronal. Vamos tomar as ruas lembrando que a terrível opressão e exploração ainda segue (...)

Núcleo de Estudos da Mulher Trabalhadora se reúne hoje na PUC-SP

19 Feb 2008 | Impulsionado pelo Movimento A Plenos Pulmões, o Núcleo de Estudos da Mulher Trabalhadora se reunirá hoje, às 18h30 no Centro Acadêmico de Serviço Social (CASS) da PUC-SP para não somente preparar uma intervenção classista no 8 de março como organizar mulheres combativas que querem (...)

O CINEMA E A MULHER

“4 meses, 3 semanas e 2 dias” retrata a precariedade dos abortos clandestinos

16 Feb 2008 | Enquanto a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta uma Campanha da Fraternidade com eixo na luta contra o aborto e “em defesa da vida”, chega aos cinemas brasileiros o filme “4 meses, 3 semanas e 2 dias”, de Cristian Mungiu, que mostra de forma abrupta e (...)

MULHER TRABALHADORA

A igreja, o governo e a direita se organizam contra as mulheres

16 Feb 2008 | Em se tratando de hipocrisia e reacionarismo sobre a mulher, a burguesia brasileira, tendo a Igreja como aliada, está dando mostras de se superar cada vez mais.

RÁDIO PALAVRA OPERÁRIA - PROGRAMA #06

O governo que não aparece nos discursos de Lula

14 Dec 2007 | Nesta Edição: O Brasil que o discurso de Lula não Mostra; Miriam Rouco fala sobre o revoltante caso da menor presa e violentada no Pará; Seção Gritos: Aos moradores do Real Parque: Adoniran canta Despejo na Favela

DENÚNCIA

Brutal violência contra as mulheres no Pará, estado governado pela DS

11 Dec 2007 | Há algumas semanas, o caso da detenção de L., uma adolescente negra de 15 anos, abusada sexualmente numa cela por mais de vinte homens, gerou repercussão nacional e internacional. O fato aconteceu em Abaetetuba, cidade do Pará, estado governado por uma petista da DS (Democracia (...)

Debate

A Mulher e a Revolução na Semana de História da PUC-SP

09 Nov 2007 | No dia 18/10, com a presença de 200 pessoas, o Centro Acadêmico de Ciências Sociais da PUC-SP, Gestão Primavera de Praga, impulsionou o debate "A Mulher e a Revolução" como parte das discussões da Semana de História.

Governador do Rio “surfa” na onda fascistizante do “Tropa de Elite”

09 Nov 2007 | Recentemente o governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) declarou: "Não tenho a menor dúvida de que o aborto [como política pública] pode conter a violência".

RÁDIO PALAVRA OPERÁRIA - PROGRAMA #01

90 anos da Revolução Russa

28 Oct 2007 | Sobre a Campanha dos 90 anos da Revolução Russa. Plenária sobre a Mulher com Andrea D'atri, do PTS. Mara, do Hip Hop, na Seção Gritos.

Semana da História na PUC-SP

A Mulher e a Revolução

21 Oct 2007 | Na quinta-feira dia 18/10, com a presença de cerca de 200 pessoas, o Centro Acadêmico de Ciências Sociais da PUC-SP, Gestão Primavera de Praga, impulsionou o debate "A Mulher e a Revolução" como parte das discussões da Semana de (...)

A igreja e a questão do aborto

29 Apr 2007 | Num país onde 92% da população se reivindica católica, nesta terça-feira dia 24 de abril último foi aprovado por ampla maioria na Assembléia Legislativa a descriminalização do aborto até a 12a semana de gestação.

Sobre o aborto e as demandas da mulher trabalhadora

29 Apr 2007 | O dia 1º de maio, assim como o 8 de março, tem sua origem nas lutas e mobilizações dos(as) trabalhadores(as) e comemorá-lo é seguir os passos destes de luta pelos nossos direitos e melhores condições de vida.

Mais publicações: