Sexta 29 de Março de 2024

Em defesa da vida

Pelo fim das mortes causadas pelo aborto clandestino

18 Apr 2007 | Quem passou pela Praça da Sé no último 24 de março, pôde presenciar a cena de 5 mil pessoas em um ato que contou com a figura do padre Marcelo Rossi e um público predominantemente religioso (entre católicos, evangélicos e espíritas), bem como de políticos ultra-conservadores sob a (...)

A luta das mulheres precisa ir além do 8 de Março

Chamado à campanha pela incorporação das demandas das mulheres trabalhadoras

24 Mar 2007 | O Dia Internacional da Mulher originou-se de uma homenagem às operárias têxteis norte-americanas que realizaram duras greves pela redução da jornada de trabalho e aumento salarial, e foram brutalmente reprimidas inclusive com a morte de operárias trancadas e queimadas por seus (...)

Ninguém esperava que o Dia da Mulher seria o início da revolução...

24 Mar 2007 | A participação das mulheres trabalhadoras nas lutas do movimento operário, durante o regime czarista, as levou a lutar por sua própria emancipação: às reivindicações econômicas, freqüentemente, acrescentavam as demandas de creches nas fábricas, pagamento de licença-maternidade, tempo (...)

Debate "A mulher e o imperialismo" na PUC-SP

21 Mar 2007 | Na terça-feira, dia 06/03, o Conselho dos Centros Acadêmicos realizou uma atividade sobre "A Mulher e o Imperialismo", com o intuito de abrir o debate acerca da questão de gênero em decorrência do Dia Internacional das Mulheres, data que coincide com a visita do Bush à São Paulo, (...)

Portugal: um debate sobre a legalização do aborto

04 Mar 2007 | Realizou-se em Portugal, no dia 11 de fevereiro, um importante plebiscito acerca da descriminalização do aborto, que contou com a participação de mais de um milhão de votantes.

Viva as trabalhadoras do Wal-Mart!

16 Feb 2007 | Alguns meses após ocuparem a rádio e emissora de televisão de Oaxaca, no estado mais pobre do México, as trabalhadoras do continente norte-americano voltam a entrar em cena, levando à frente a luta contra a opressão de classe e de (...)

Oaxaca

Surge a Coordenação de Mulheres de Oaxaca

10 Sep 2006 | No dia 31/8 se constituiu a Coordenação de Mulheres Oaxaquenhas “1 de Agosto” (COMO), em alusão ao dia da ocupação da radio de Oaxaca.

A 89 anos do assassinato da grande revolucionária polonesa

16 Jan 2006 | O ano era 1871. Dias antes de que os operários franceses proclamassem a Comuna de Paris , em 5 de março, nasceu Rosa Luxemburgo no seio de uma família judia na Polônia, uma mulher cuja vida esteve marcada pela revolução.

À clandestinidade do aborto, algumas pagam com dinheiro... outras com a vida!

15 Jun 2005 | O debate sobre o direito ao aborto levanta diferentes opiniões. Por motivos éticos, religiosos e políticos se enfrentam os que são a favor e contra essa velhíssima prática que as mulheres têm recorrido historicamente para decidir sobre a interrupção de sua (...)

Mulheres trabalhadoras e sua força de luta

15 May 2005 | Atualmente nós mulheres somos mais da metade da população mundial e maioria nos índices de pobreza, analfabetismo e desemprego. Vivemos em um sistema de opressão e exploração que nos coloca grandes obstáculos contra nossa (...)

Trabalhadoras em luta e a origem do 8 de março

20 Mar 2005 | Hoje, depois de tantas lutas históricas e direitos conquistados, as mulheres continuam sendo oprimidas e as mulheres da classe trabalhadora continuam sendo exploradas no mundo inteiro.

Nos dizem: "Anda, vai lavar os pratos!"

As mulheres e o trabalho doméstico

12 May 2004 | Quando os homens querem dizer a uma mulher que ela não é apta para alguma tarefa é comum se escutar: “Anda, vai lavar os pratos!”; como se esse fosse o lugar que lhe pertence. Ainda hoje, quando milhões de mulheres trabalham em fábricas e empresas, como professoras, profissionais (...)

O Dia da Mulher

20 Mar 2004 | O que é o dia da mulher? É realmente necessário? Não é uma concessão às mulheres da classe burguesa, às feministas e sufragistas? Não é danoso para a unidade do movimento operário? Essas questões, entretanto, se ouvem na Rússia, ainda que não no exterior. A própria vida tem dado uma (...)

As mulheres: vítimas dos conflitos bélicos, combatentes contra a guerra

05 Mar 2003 | Este 8 de março não foi igual ao de outros anos. O iminente ataque imperialista contra o Iraque tingiu as mobilizações do Dia Internacional da Mulher com um grande clamor contra a guerra.

Mais publicações: