Sábado 20 de Abril de 2024

MULHER

Nasce o grupo de mulheres Pão e Rosas no Brasil

01 Apr 2009 | Sim, estamos contra a corrente. Contra a corrente daqueles que nos dizem que somos apenas mães e reprodutoras e daqueles que nos consideram um mero objeto sexual. Mas escolhemos nos juntar e nos organizar para enfrentar aqueles que nos exploram e agora nos demitem, que nos (...)

GRANDE ATIVIDADE DAS EDIÇÕES ISKRA E DO GRUPO PÃO E ROSAS

Mais de 150 pessoas no lançamento do livro “Lutadoras. Histórias de mulheres que fizeram história” na PUC-SP

25 Mar 2009 | Na última quinta-feira, dia 19, mais de 150 estudantes e trabalhadoras (es) participaram da atividade de lançamento da edição brasileira do livro “Lutadoras. Histórias de mulheres que fizeram história”, segunda publicação da Coleção Mulher das Edições (...)

GRANDE BLOCO DO PÃO E ROSAS NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Que os capitalistas paguem sua crise!

10 Mar 2009 | As companheiras do grupo de mulheres Pão e Rosas, impulsionado pela LER-QI e independentes, fizeram ouvir suas vozes nesse 8 de março como parte do ato da Conlutas, através de uma convocatória unitária que dizia que os capitalistas devem pagar a sua crise. Trabalhadoras, (...)

A REACIONÁRIA IGREJA CATÓLICA

Para a reacionária Igreja na "defesa da vida" até o estupro de meninas é permitido

07 Mar 2009 | Aqui não se trata de uma posição individual, e tampouco de uma crença ou fé que cada um carrega para si. Estamos falando de uma campanha reacionária da Igreja Católica encabeçada, neste momento, pelo Arcebispo de Olinda, que contou com a bênção de membros do (...)

NESTE 8 DE MARÇO EXISTEM DUAS POLÍTICAS... VENHA MARCHAR COM O PÃO E ROSAS!

Não pedimos, exigimos nosso direito ao pão, mas também às rosas!

03 Mar 2009 | Basta de violência contra as mulheres! Abaixo a campanha reacionária da Igreja e do Vaticano em Pernambuco! Em defesa das meninas estupradas em Pernambuco e no Pará! Abaixo a bolsa-estupro dos deputados do PT! Pelo direito ao aborto legal, seguro e gratuito! Fora as tropas do (...)

MULHER

Conheça e construa o grupo de mulheres Pão e Rosas!

13 Feb 2009 | Leia nosso novo Boletim e participe da próxima reunião no Centro Acadêmico de Serviço Social da PUC-SP, segunda-feira dia 16/02 às 19h

O PAPEL DAS MULHERES FRENTE À CRISE CAPITALISTA

Unidade das fileiras operárias para triunfar!

23 Jan 2009 | Em 1936, num momento em que os Estados Unidos ainda sentem as consequências da chamada “Grande Depressão”, se torna conhecida a militante Genora Johnson Dolliger, da ala esquerda do Partido Socialista norte-americano, e que mais tarde se aproxima dos trotskistas ingressando no (...)

NÚCLEO PÃO E ROSAS

Mães, alunas e professoras da E. E. Salvador Bove discutem a situação das mulheres no capitalismo

13 Dec 2008 | No último sábado, dia 06/12, realizou-se uma atividade de encerramento da “Semana de Prevenção” na Escola Salvador Bove, no bairro Jardim Nova Mercedez, periferia de Campinas.

NÚCLEO PÃO E ROSAS

Conheça e discuta nosso manifesto!

13 Dec 2008 | Este manifesto convida à construção de um forte movimento militante de mulheres trabalhadoras, terceirizadas e desempregadas, estudantes e jovens, chamado Pão e Rosas, que lute pelos nossos direitos e para acabar com esse sistema de opressão e (...)

ACREDITAR NAS LEIS OU EM NOSSAS PRÓPRIAS FORÇAS?

O Estado e a violência contra a mulher

04 Dec 2008 | Mais do que um problema que pode ser considerado “individual” existe uma forte ligação entre este aterrorizante cenário de violência que nós mulheres sofremos, com um sistema que tem como fundamento a exploração de milhares de seres humanos em benefício de um punhado de parasitas (...)

ENQUANTO ISSO NO BRASIL...

Perseguição e violência contra as mulheres

29 Nov 2008 | Desde julho desse ano, a Justiça do Mato Grosso do Sul está indiciando, julgando e condenando 150 mulheres acusadas de prática do aborto numa clínica em Campo Grande, sendo que o número total de mulheres que devem passar pela investigação é de 1,5 mil. Até agora 37 foram julgadas e (...)

URUGUAI

Tabaré Vázquez veta lei que despenaliza o aborto

29 Nov 2008 | A tragédia que está inserido esse episódio é a tragédia das 6 mil mulheres que morrem todos os anos por conta de abortos clandestinos, apenas na América Latina e no Caribe, enquanto sabemos que uma simples cirurgia poderia evitar tantas (...)

Debate no SINTUSP sobre violência e a "Lei Maria da Penha"

27 Nov 2008 | Em função da enorme importância de discutir a questão da violência às mulheres, nesse dia 28 de novembro haverá um debate no Sintusp, às 12:30, no qual será discutida a violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha.

OPRESSÃO E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE CAPITALISTA

Meninas estupradas e assassinadas no estado do Paraná

26 Nov 2008 | Em apenas dez dias, no Estado do Paraná, no intervalo do dia cinco de novembro ao dia quinze, quatro meninas com a idade de três a nove anos foram vítimas de estupro seguido de morte.

NÚCLEO PÃO E ROSAS

Mulheres negras!

26 Nov 2008 | No mês da consciência negra e da luta contra a violência às mulheres, perguntamos: qual a relação entre a aberrante situação de violência que sofrem as mulheres nesse sistema em que vivemos? Poderão Barack Obama, Condoleezza Rice ou René Preval resolver o problema do povo negro (...)

NÚCLEO PÃO E ROSAS

Estudantes e trabalhadoras fazem discussão sobre a fábrica Zanon

23 Nov 2008 | No último dia 18/11, estudantes e trabalhadoras se reuniram com o Núcleo Pão e Rosas na PUC-SP para discutir a atualidade da luta dos operários e operárias de Zanon. Com a presença de Graciela López Eguia, militante do PTS (...)

LUTAR CONTRA A VIOLÊNCIA ÀS MULHERES

Uma bandeira do conjunto da classe trabalhadora

21 Nov 2008 | Convocamos todos, ao lado dos companheiros e companheiras da Conlutas o ato contra a violência às mulheres, no sábado, dia 29/12 às 10h. Concentração na Praça Osvaldo Cruz (próx. ao metrô Paraíso).

NÚCLEO PÃO E ROSAS

FASINPAT - Fábrica Sem Patrões

17 Nov 2008 | Convidamos todos a conhecer um pouco mais sobre esse importante processo de luta, que hoje está ameaçada pela justiça burguesa, e também a conhecer o papel que cumpriu a juventude e a Comissão de Mulheres de Zanon, com as chamadas “operárias sem (...)

Depoimento

15 Nov 2008 | "Muitas pessoas discriminam mulheres que sofrem com seus maridos violentos em casa e nada fazem, mas nunca param para pensar o que se passa na cabeça delas."

O que o capitalismo oferece às mulheres...

15 Nov 2008 | 6 mil mortas por ano na América Latina por abortos clandestinos. A cada 15 segundos uma mulher é espancada por um homem no Brasil. 100 mulheres mortas por “violência doméstica” por ano no país...

MULHER

Violência “doméstica”?

15 Nov 2008 | Desde 2006 o debate sobre a chamada “violência doméstica” voltou a ser palco de diversas discussões, em especial as impulsionadas pelo governo Lula e sua Secretaria de Política sobre a Mulher.

NÚCLEO PÃO E ROSAS

A crise mundial e a situação das mulheres

10 Nov 2008 | Nos últimos meses pudemos acompanhar em todos os jornais o aceleramento da crise econômica que atinge o principal país imperialista, os Estados Unidos.

MULHERES TRABALHADORAS

A crise pesará duplamente sobre nossas costas

17 Oct 2008 | A noção mais exata dos progressos de uma sociedade é dada pelas medidas práticas que são tomadas para melhorar a vida das mulheres. Hoje, é evidente que há pouca preocupação em torno disso já que as mulheres compõem cerca de 70% da população (...)

MULHER

Ato em São Paulo pelo direito ao aborto

02 Oct 2008 | Aconteceu na última sexta feira, dia 26, em São Paulo o Ato em solidariedade às mulheres condenadas por fazer aborto, como parte das atividades do Dia Latino Americano e Caribenho pela Legalização do Aborto (28 de (...)

BASTA DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Educação sexual, contraceptivos gratuitos e aborto legal já!

25 Sep 2008 | É urgente uma ampla campanha em defesa do direito ao aborto. Como parte das atividades do dia 28 de setembro, Dia de luta pelo direito ao aborto na América Latina e no Caribe, nos propomos a lutar junto às organizações de esquerda, feministas, operárias, da juventude e de direitos (...)

Mais publicações: