Sexta 26 de Abril de 2024

ESTADO ESPANHOL

A proibição da burca e do niqab

01 Jul 2010 | (27 de junho de 2010) Após um intenso debate no mês passado sobre a proibição do “véu integral" - burca e niqab – as cidades catalãs vetaram o uso da burca em edifícios públicos.

GREVE DA USP: TRABALHADORAS/ES DISCUTEM A SAÚDE DA MULHER

A saúde da mulher no contexto da decadência do SUS e da degradação da qualidade social de vida da mulher trabalhadora

16 Jun 2010 | Publicamos a intervenção de Gilson Dantas, médico e doutor em sociologia, proferida na atividade organizada pela Secretaria de Mulheres do SINTUSP no dia 28 de maio, em função do Dia Internacional de Ação Pela Saúde da Mulher. A atividade contou com mais de 100 pessoas e foi (...)

UNICAMP EM GREVE: DEBATE SOBRE OPRESSÃO E EXPLORAÇÃO DAS MULHERES

Atividade de greve com exibição do filme "Pão e Rosas" seguido de debate sobre opressão e exploração. Com a participação das trabalhadoras em greve da USP, UNESP e UNICAMP

10 Jun 2010 | Sexta-feira (11/06), às 10h30 no Auditório 1 do IFCH/ UNICAMP Exibição do filme Pão e Rosas, do diretor Ken Loach, seguido de debate sobre a opressão e exploração das mulheres com trabalhadoras em greve da USP, UNESP e (...)

NEUQUEN - ARGENTINA

As operárias e operários da Cerâmica Stefani têm que triunfar! Pela expropriação!

10 Jun 2010 | As operárias e operários da Stefani estão há 7 meses resistindo heroicamente aos ataques da patronal e o abandono dos governos municipal e estadual. Após inumeráveis tentativas para barrar o conflito e frente a negativa e intransigência da patronal, no dia 19 de maio as operários e (...)

JORNAL DO PÃO E ROSAS Nº08

Com a palavra, as trabalhadoras da USP em greve

08 Jun 2010 |

JORNAL DO PÃO E ROSAS Nº08

“Sou palestina em Gaza combatendo sionista”

08 Jun 2010 |

SAIU O NOVO JORNAL DO PÃO E ROSAS!

Estamos com as mulheres das universidades estaduais paulistas em greve! Por centrais sindicais que façam diferença na luta de classes!

02 Jun 2010 | As mulheres sempre estiveram de pé nos principais combates da história. Temos que nos fazer presentes nos futuros enfrentamentos da luta de classes e nesse momento precisamos nos preparar, avançando no debate sobre o programa e os nossos métodos de luta. – CLIQUE AQUI PARA LER (...)

SECRETARIA DE MULHERES DO SINTUSP ORGANIZA

Trabalhadoras da USP rumo ao II Encontro Nacional de Mulheres da Conlutas

26 May 2010 | – CONTRIBUIÇÃO DE TEXTO DA SECRETARIA DE MULHERES DO SINTUSP AO II ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES DA CONLUTAS

GREVE DA USP

Tod@s às ruas em defesa do direito de lutar! Basta de violência contra as mulheres e viva a greve da USP!

11 May 2010 | Chamamos todas as mulheres a estarem juntas nessa greve, pois esta é uma ferramenta de luta do conjunto da classe trabalhadora onde poderemos fazer ouvir as nossas vozes. Basta de violência contra as mulheres e viva a greve dos trabalhadores e trabalhadoras da (...)

FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

Estudantes na luta pelo bandejão e pela efetivação das trabalhadoras!

11 May 2010 | Estamos juntas com os estudantes da Fundação Santo André em defesa dos direitos das funcionárias da cantina, lutando por seus salários e seus empregos. Queremos um bandejão subsidiado pela própria Fundação Santo André e que a mesma garanta a efetivação das funcionárias com os mesmos (...)

CASO DA FARMÁCIA USP

Na Universidade do "diálogo", a homofobia corre solta... BASTA!

04 May 2010 | No último dia 23, o jornal “O Parasita”, impulsionado por um grupo de estudantes da Farmácia da USP, demonstrou que, ao contrário do que muitos pensam, a universidade não está isenta de episódios e demonstrações inaceitáveis de machismo e (...)

FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

Funcionárias da Cantina desde fevereiro sem salários

30 Apr 2010 | Na Fundação Santo André a precarização mostra mais uma vez o rosto das mulheres. As trabalhadoras da cantina estão sem receber desde fevereiro, trabalhando sob pressão e humilhação por parte do patrão e ainda de graça.

PÃO E ROSAS

Na USP do diálogo de Rodas, as mulheres levam socos!

24 Apr 2010 | No dia 18, último sábado, a guarda universitária, a mando de Rodas (reitor nomeado por Serra no ano passado) e de Ronaldo Penna (chefe da Guarda), junto com a polícia militar, tentou invadir uma confraternização que ocorria no CRUSP (moradia da USP) a despeito de acabar com a (...)

UNIVERSIDADE

Fora a Igreja pedófila da PUC-SP!

23 Apr 2010 | Já não podíamos aceitar a presença da Igreja numa universidade como a PUC-SP, por isso sempre foi uma bandeira do movimento estudantil a luta por uma universidade laica.

VATICANO

No "abençoado" reino dos abusos e da pedofilia reina também a impunidade

23 Apr 2010 | A cada dia que passa aumenta o número de denúncias de abusos sexuais de crianças por parte de padres e sacerdotes. As capas dos jornais nos últimos dias retrataram a história das 8 vítimas abusadas sexualmente por padres durante a década de 1980 em Malta. Sobre este caso o Papa (...)

MOVIMENTO OPERÁRIO

Mulheres trabalhadoras da USP lançam a Secretaria de Mulheres do SINTUSP

23 Apr 2010 | No dia 09 de abril as trabalhadoras da USP organizaram um ato de lançamento de sua Secretaria de Mulheres. A organização destas trabalhadoras teve seu embrião durante a greve de 2009, organizando atividades, atos e manifestações pelos direitos das mulheres, no qual o grupo de (...)

PELOS DIREITOS DAS MULHERES TRABALHADORAS! BASTA DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES! FORA AS TROPAS DO HAITI!

Ato de lançamento da Secretaria de Mulheres do SINTUSP contou com a presença de terceirizadas da Personal, da Escola de Aplicação e professoras em greve

10 Apr 2010 | Saudaram o lançamento da Secretaria a companheira Maria, ex-trabalhadora terceirizada da empresa PERSONAL, vigilância interna da USP, que está lutando junto a outros trabalhadores pra receber seus salários e direitos; as companheiras da Escola de Aplicação que hoje lutam contra o (...)

CATÁSTROFE NO RIO DE JANEIRO

"No lançamento da Secretaria de Mulheres do SINTUSP queremos gritar pelas mulheres trabalhadoras e pobres do Rio de Janeiro"

08 Apr 2010 | Queremos relembrar que em 2009, quando fizemos uma greve de mais de 57 dias na luta salarial e em defesa de nosso sindicato, e enquanto lutávamos contra o governo Serra que nos reprimia com a polícia invadindo a universidade, o povo pobre e os trabalhadores do Nordeste se (...)

DECLARAÇÃO DO PÃO E ROSAS RIO DE JANEIRO

Mais que uma tragédia natural, uma catástrofe social!

08 Apr 2010 | Nesta semana uma intensa chuva caiu sobre o Rio de Janeiro. Vários bairros inundados. Casas destruídas, soterradas. As vidas perdidas ultrapassam uma centena. Mais de 12 mil desabrigados. Jovens trabalhadores e trabalhadoras e a população pobre que é obrigada à residir em áreas (...)

MULHER TRABALHADORA

Lançamento da Secretaria de Mulheres do SINTUSP

05 Apr 2010 | (09/04/2010) O Pão e Rosas e a LER-QI apóiam e participam da criação da Secretaria de Mulheres do Sindicato de Trabalhadores da USP. O lançamento contará com a presença de professoras em greve da rede estadual, trabalhadoras terceirizadas da USP, estudantes, entre outras. Veja o (...)

Mais publicações: