Sexta 26 de Abril de 2024

"Ultras" e Moderados: Uma vanguarda de luta disposta a ir até o final

17 Oct 2011 | A ruptura da mesa de diálogo foi pela direita, pela intransigência do governo e suas provocações repressivas. Mas há algo mais: a formação de uma vanguarda de luta disposta a ir até o final, que queria educação gratuita como demanda não (...)

CHILE

Auto-gestão no Colégio A-90: um questionamento às estruturas de poder da educação pinochetista

10 Oct 2011 | A experiência do colégio A90 que descrevemos abaixo é parte dos fenômenos mais avançados que surgiram nestes 5 meses de luta do movimento estudantil chileno que despertou o conjunto da sociedade, liberando o descontentamento da população contra o neoliberalismo e o regime ultra (...)

NOTÍCIAS DIRETO DO CHILE

A juventude chilena desperta energias para derrubar a educação e o regime pinochetista

16 Sep 2011 | O espírito que a juventude chilena expressa em cada olhar atento, cada ocupação, cada assembleia, cada marcha de milhares, cada enfrentamento com a polícia, carrega a profundidade que conecta a América Latina com os processos intensos de luta de classes que estão se dando em todo (...)

AVANTE JUVENTUDE CHILENA!

Saiu o boletim da Juventude às Ruas!

16 Sep 2011 | Para ler o boletim na íntegra CLIQUE AQUI

CHILE

A Marcha do dia 11: O velho e o novo

16 Sep 2011 | A marcha do dia 11 de setembro em comemoração contra o golpe mobilizou cerca de 10.000 pessoas. Como se fosse um ano a mais. Mas não o é: é o ano da luta contra a herança da ditadura aprofundada primeiro pela Concertación e agora pela direita, em especial na educação e o negócio em (...)

CHILE

A herança da ditadura pinochetista

16 Sep 2011 | Em de 11 de setembro foi aniversário do sangrento golpe do general Pinochet que passou à história como um modelo de contra-revolução. Foi um golpe sangrento, organizado pela burguesia chilena e o imperialismo para derrotar o processo (...)

Crônica desde o Chile: Os estudantes denunciam as negociações por cima e se mobilizam

11 Sep 2011 | OS ESTUDANTES CHILENOS DENUNCIAM AS NEGOCIAÇÕES POR CIMA E SEGUEM DESAFIANDO NA RUAS OS “PACOS” DE PIÑERA. É quarta-feira e todas as faculdades do país retomam as discussões sobre como seguir a luta estudantil. Em cada curso e faculdade está presente o descontentamento sobre as (...)

APOIO A LUTA DOS TRABALHADORES E ESTUDANTES NO CHILE

Importante ato de solidariedade à luta dos estudantes e trabalhadores chilenos acontece no Rio de Janeiro

11 Sep 2011 | No dia em que se celebra o aniversário do sanguinário golpe de Pinochet organizamos um importante ato em solidariedade.

“O que expressou Camila Vallejo representa todos”… Quem disse isso?

11 Sep 2011 | Quem disse isso? Algum estudante universitário mobilizado? Algum secundarista que protagoniza três meses de ocupações de algum liceu municipal? Algum técnico industrial que enfrentou a polícia? NÃO. Foi Andrés Chadwick, militante da UDI e representante do (...)

CONFECh em Talca: Nosso piso mínimo é a EDUCAÇÃO GRATUITA!

11 Sep 2011 | Fora do lugar onde se realiza a CONFECh está cheio de estudantes de base, estudantes que não podem ingressar na reunião pois “o espaço é demasiado pequeno”. É de fato um problema técnico, que concerne ao porte da sala ou é um problema político? É um problema político. Esta CONFECh é (...)

11/9: Há 38 anos do golpe, governam os herdeiros da ditadura

11 Sep 2011 | Educação gratuita já! Prisão e castigo para os assassinos de Manuel Gutiérrez e para os repressores de ontem e hoje!

INFORME DO PTR-CcC SOBRE MOBILIZAÇÕES DOS DIAS 24 E 25

Como foram os dias 24 e 25 em Antofagasta?

06 Sep 2011 | O epicentro dos distúrbios no Chile nos dias 24 e 25 de agosto foi a Universidade Católica do Norte, onde desde a madrugada de terça-feira (24), mais de uma centena de estudantes secundaristas e universitários fizeram cortes de ruas nas duas principais avenidas da cidade. A (...)

CRÔNICA DA JUVENTUDE DO PTS

A geração que nasceu sem medo

06 Sep 2011 | Novo ares se respira do outro lado da cordilheira, são os ares do Estado Espanhol dos indignados, da Primavera Árabe dos povos do Oriente Médio, da Grécia e da greve geral. No Chile, 21 anos se passaram dede o fim da ditadura de Pinochet, porém, hoje, o Chile está começando um (...)

150 estudantes participam de teleconferência direto do Chile na USP e Unesp de Marília

03 Sep 2011 | Na última quarta feira, dia 31/08 foi realizada a teleconferência com os companheiros estudantes do PTR, organização irmã da LER-QI no Chile, com o intuito de discutir com o conjunto dos estudantes o processo de mobilização pela educação (...)

JUVENTUDE EM RIO CLARO DEBATE A SITUAÇÃO NO CHILE

Unesp de Rio Claro debate as lutas em curso no Chile

02 Sep 2011 | No dia 29 de agosto, na Unesp de Rio Claro, o Bloco Anel às Ruas e o CAEGE (Centro Acadêmico dos Estudantes da Geografia) realizaram um vídeo-debate sobre as lutas estudantis no Chile, um processo de mobilização histórico, centrado a partir da reivindicação de fim do lucro sobre a (...)

COMENTÁRIO POLÍTICO SEMANAL DO PTR-CcC

CHILE: impunidade policial, lucro e diálogos de mãos vazias, mais do mesmo

02 Sep 2011 | Está confirmado: Manuel Gutiérrez foi assassinado pelos Carabineros. Como havia denunciado sua família, tentaram enlamear a investigação mas foi impossível que o fizessem. Ao mesmo tempo o Governo chamou um diálogo, sem anunciar a menor concessão às reivindicações estudantis. Ao (...)

TODO APOIO A LUTA DOS PROFESSORES DE MINAS GERAIS!

Das salas de aulas para as barricadas: Viva a luta da juventude chilena!

31 Aug 2011 |

EDITORIAL DO JORNAL CLASE CONTRA CLASE 168, DO PTR

Fortalecer a aliança de trabalhadores e estudantes nas ruas: por uma Assembléia Constituinte Livre e Soberana baseada na mobilização

30 Aug 2011 | Querem negociar reformas por cima. Chamar a novas mobilizações mas para pressionar por estas reformas cosméticas. Por isto chamam o diálogo com o governo, ao invés de desenvolver a unidade dos trabalhadores e dos estudantes em base a organismos de democracia direta em cada lugar (...)

CONFECH ACEITA "DIÁLOGO" QUE É PARA DESARMAR O MOVIMENTO

CONFECh em Temuco: reuniões de costas às bases

29 Aug 2011 | Os estudantes de base presentes ficamos boquiabertos já que, não é graças ao nosso deslocamento do executivo que esta mesa foi apresentada, é porque o que o governo quer é nos tirar das ruas, impedir que as mobilização sigam crescendo e colocar panos frios ao assassinato de nosso (...)

DIA 2 EM SANTIAGO DO CHILE, SEXTA 27 DE AGOSTO

A raiva

28 Aug 2011 | Bronca. Ódio. Indignação. Um novo companheiro caiu nas mãos do estado do Chile.

Históricas Jornadas de Mobilização no Chile contra o Regime herdeiro de Pinochet

27 Aug 2011 | As duas jornadas de paralisação nacional convocadas pela CUT (Central Unitária de Trabajadores) nos dias 24 e 25 de agosto significaram um novo salto na luta iniciada há meses pelos estudantes secundaristas e universitários do (...)

NENHUMA REFORMA NO REGIME PINOCHETISTA!

Aprofundar a aliança de estudantes e trabalhadores nas ruas

27 Aug 2011 | Os dois dias de paralisação, as barricadas, as assembléias por estruturas, as marchas estudantis e de trabalhadores, as intensas batalhas contra a polícia demonstraram que existe no Chile um embrião de aliança operária e estudantil que começa a colocar medo no governo de (...)

VIVA A LUTA DOS ESTUDANTES CHILENOS!

Todos à Teleconferencia direto do Chile.

27 Aug 2011 |

1º DIA EM SANTIAGO DO CHILE – QUINTA-FEIRA, 25 DE AGOSTO

Uma viagem aos remanescentes da ditadura pinochetista

26 Aug 2011 | Chegando em Santiago do Chile, longe, nas mediações da cidade, se respira o silêncio. Está por começar o segundo dia de paralisações, ao redor de 1h da madrugada.

Mais publicações:
  • 1
  • 2