Sexta 26 de Abril de 2024

Leandro Ventura





TODAS AS PUBLICAÇÕES

RIO DE JANEIRO

A ocupação da Rocinha inaugura uma nova era: a era das Olimpíadas e mais repressão aos trabalhadores, os pobres e os negros

14 Nov 2011 | A geografia das UPPs não permite tergiversações. Duas cidades no país tem unidades deste modelo traçado no PRONASCI (PAC da Segurança): Rio de Janeiro e Salvador. Duas cidades que além de serem destinos turísticos são e serão a cara do país na Copa do Mundo e sobretudo nas Olimpíadas (...)

OPINIÃO

Opinião: Grande ato e assembléia dos estudantes da USP: uma nota “militar” sobre as conquistas e novas contradições no movimento

12 Nov 2011 | Toda batalha implica em perigos. As conquistas também abrem dificuldades até para o exército vitorioso. O exército derrotado se reagrupa, estuda seu contra-ataque. A euforia dos vitoriosos os distrai, o ganho de aliados faz pensar que tudo já está ganho. Por este caminho só se (...)

DEBATE

Sejamos o que dizem de nós: o melhor de 1968 e uma corrente de centenas ligados aos trabalhadores e o povo!

03 Nov 2011 | O massacre da mídia tem razão de existir. Os estudantes da USP se mostram obtusos e audazes. Desafiam o que tornou-se senso comum. Desafiam a polícia, desafiam a necessidade de existir polícia não só na USP mas também nos morros e favelas. Isto fez Carlos Alberto Sardenberg, (...)

SOMOS CONTRA A POLÍCIA NA UNIVERSIDADE PORQUE SOMOS CONTRA AS UPPS E POLÍCIA NOS MORROS E FAVELAS

Tal como nos morros e favelas a juventude não tem nada a ganhar com a presença da polícia nas universidades

02 Nov 2011 | A violência da polícia entrando nos corredores da FFLCH-USP para prender estudantes que estavam supostamente fumando maconha e a oposição do movimento estudantil a sua presença e prisões reabriram um grande debate nacional sobre a presença da polícia na universidade e ligado a isto (...)

POR UMA CAMPANHA OPERÁRIA E ESTUDANTIL EM DEFESA DA VIDA DE FREIXO E TODOS LUTADORES!

O Estado quer Marcelo Freixo e outros lutadores mortos! Por uma campanha dos sindicatos, DCEs e movimentos populares!

02 Nov 2011 | Desde ontem, terça-feira 1/11 o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) adotou um exílio temporário no exterior para denunciar as ameaças que sofre, a existência das milícias e reorganizar sua segurança pessoal e familiar. A dramática situação que vem se desenvolvendo para ele e sua (...)

A PROPÓSITO DO DEBATE ELEITORAL NA ESQUERDA DO RIO DE JANEIRO

Muito cálculo de votos, de composição, alianças e até programa, mas longe da luta de classes

28 Oct 2011 | Esse cenário regional poderia proporcionar a utilização desse espaço eleitoral para fortalecer as dezenas de lutas dos trabalhadores que vem ocorrendo como dos correios, dos bancos, dos professores, do Maracanã, setores populares em luta contra as remoções e estudantes (...)

ESTADOS UNIDOS E 15-O

A mobilização da juventude despertará os trabalhadores?

25 Oct 2011 | Iniciado há mais de um mês, o movimento “Occupy Wall Street” em Nova Iorque pode expressar sinais do nascimento de um massivo movimento da juventude nos EUA e, com isto, inúmeras vias de contágio em todo o mundo . Este movimento começa, ainda que incipientemente, a atrair (...)

EM MUITAS CIDADES DO PAÍS LUTAS ECONÔMICAS DE TRABALHADORES E DA JUVENTUDE:

Superar a fragmentação e o corporativismo para vencer

17 Sep 2011 | O crescimento de empregos no período Lula e, agora Dilma, esteve baseado sobretudo em empregos precários, terceirizados, e em intensa rotatividade do trabalho. As recorrentes greves da construção civil em todo país, agora com imensos atos em Belém e as repetidas greves em obras do (...)

RIO DE JANEIRO

Corrupção e violência começam a mostrar a verdadeira cara das UPPs e do exército no Alemão

16 Sep 2011 | A cada dia das últimas duas semanas emergiu uma nova denúncia, um novo confronto, um novo questionamento à política repressiva de Dilma e Cabral no Rio de Janeiro. Primeiro a denúncia de violência do exército no Alemão e de sua repressão à manifestação dos moradores onde escreviam (...)

EDITORIAL

Crise capitalista mundial: nova marolinha ou a preparação de uma tsunami no Brasil?

11 Aug 2011 | Os cenários para a economia nacional não podem ser pensados em separado dos cenários mundiais, que ainda não se definem entre uma longa recessão, ou crescimento anêmico, ou se haverá algum crash. Nacionalmente, distintos fatores podem operar, levando a distintos cenários. O melhor (...)

LOCK-OUT PATRONAL E FORTE MOBILIZAÇÃO DE PETROLEIROS

A Petrobrás de Dilma é um sinal de tempos mais duros na luta de classes no país

29 Jul 2011 | Seguindo uma forte mobilização realizada a cerca de duas semanas, os petroleiros continuaram um forte movimento contra os milionários bônus que a empresa modelo de Dilma e Lula está oferecendo a seus diretores (R$ 400 mil) e a todos gerentes e supervisores com valores não (...)

EDITORIAL

150 dias de governo Dilma: mostras de um governo mais frágil e com crescentes contradições

10 Jun 2011 | Os resultados da eleição e a composição de um parlamento com a mais significativa maioria governista em muito tempo, pareciam indiciar que salvo por alguma turbulência externa como a quebra da dívida em algum país do mediterrâneo (o que não se deve descartar nem no curto nem no (...)

EDITORIAL

Diversos canteiros de obras e terceirizados se levantaram: construamos uma grande campanha contra a precarização do trabalho e pela efetivação dos terceirizados.

29 Apr 2011 | No final de março e durante o mês de Abril cerca de 200 mil trabalhadores cruzaram os braços em todo o país. Sua ampla maioria eram trabalhadores precários, terceirizados e em regimes de semi-escravidão. O que estas verdadeiras revoltas operárias com o incêndio de alojamentos e (...)

A VISITA DE OBAMA AO BRASIL

Dilma recebe Obama: fala em democracia e desenvolvimento, mas negocia a submissão

11 Apr 2011 | A recente visita de Obama ao Brasil mostrou crescentes elementos de alinhamento do governo Dilma ao imperialismo norte-americano. O governo enfrenta dificuldades em mostrar, mesmo a seus apoiadores de centro esquerda, de como estaria tendo uma política externa independente, (...)

MASSACRE EM REALENGO

Uma Expressão de Violência Contra a Juventude e, Antes de Mais Nada, Contra as Meninas

07 Apr 2011 | O terrível massacre ocorrido na escola Tasso da Silveira chocou todos. Até o momento há 12 crianças mortas, além de outras onze internadas sendo três em estado grave. Nos solidarizamos com as famílias, amigos e vizinhos de todas as crianças e professores desta (...)

NACIONAL

Enchentes e deslizamentos: o capitalismo e seus governos tucanos e petistas matam!

05 Feb 2011 | Se o crescimento econômico ainda esconde problemas estruturais do Brasil, as reincidentes enchentes e deslizamentos de começo de ano que atingiram diversos estados como Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro e resultaram em milhares de vítimas, escancaram a (...)

A DITADURA E O GOVERNO DILMA

Dilma acende uma vela para os direitos humanos e todo um castiçal para os militares

08 Jan 2011 | Dilma assumiu a presidência lembrando em seu discurso mais de uma vez os que morreram lutando conta a Ditadura. Ela e seu novo chefe da política externa, o ex-embaixador nos EUA Antônio Patriota afirmam tratar-se de um governo que terá foco nos direitos humanos, subindo um pouco (...)

LULISMO

Para onde vai o proletariado brasileiro? Reflexões sobre os ombros dos intelectuais governistas

26 Nov 2010 | A correta apreensão das mudanças e continuidades operadas por Lula e que contradições se acumulam no proletariado por trás dos discursos exitistas dos governistas e do pessimismo e falta de perspectiva da maioria dos intelectuais da esquerda é o grande desafio da esquerda (...)

PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O SEGUNDO TURNO

Dilma eleita prometendo avanços graduais enquanto arma “ajustes”

08 Nov 2010 | As eleições de domingo expressaram a força de Lula e do clima social reformista e de continuidade. Dilma foi eleita com 55,7 milhões de votos ou 56% dos votos válidos (menos de 50% se considerados os nulos e os que não votaram). Confirmou seu favoritismo e ampla aprovação entre a (...)

CONTRA O PAÍS DOS MONOPÓLIOS E DO TRABALHO PRECÁRIO

Contra os ataques aos direitos democráticos dos trabalhadores, das mulheres e homossexuais: vote nulo!

24 Oct 2010 | Este é o segundo turno mais quente desde 1989. Em alguns bairros populares e locais de trabalho, a burocracia sindical convoca os trabalhadores para fazerem campanha por Dilma.Alguns até se oferecem. O ativismo destes setores ultrapassa o ativismo da grande mídia, de (...)

ELEIÇÕES

O que expressou o primeiro turno?

22 Oct 2010 | O primeiro turno expressou uma tendência ao espectro político de centro na situação nacional, em conformidade com a situação política da América do Sul e o crescimento econômico, e sua concomitante expectativa de melhoras graduais nos salários e condições de (...)

O RESULTADO DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 3 DE OUTUBRO

Lulismo e pós lulismo, continuidade e contradições

08 Oct 2010 | As eleições no Brasil estiveram marcadas pelo lulismo: um clima social continuista e reformista. Lula, o PT e seus partidos aliados saem como os maiores vencedores desta eleição, garantindo quase a mesma votação (47%) que haviam conquistado com Lula (48%), apesar do revés tático (...)

DEBATE NA TV

A fanfarra eleitoral e os interesses dos trabalhadores e do povo

12 Aug 2010 | O debate foi uma fanfarra eleitoral, onde a demonstração de força marcial é apresentada em outro ritmo. O ritmo dos ataques aos trabalhadores não foi mostrado. Mas ao contrário, todos querem fazer melhor, “desenvolver o país”, ter mais igualdade, etc., etc. Isto de senhores e (...)

EDITORIAL

Mais uma eleição em uma “democracia” onde os interesses dos ricos estão garantidos e dos lutadores proibidos

12 Aug 2010 | De dois em dois anos os trabalhadores são chamados a cumprir uma “grande missão pelo país: escolher seus governantes”, assim corre a propaganda oficial do TSE e as iniciativas da grande mídia. Com os recorrentes escândalos de corrupção não há promessas e maquiagem dos políticos de (...)

DEBATE

As contradições nas candidaturas de Serra e Dilma apontam instabilidades em um pós-Lula

28 Jul 2010 | Cada dia que passa o debate eleitoral nacional ocupa mais e mais as manchetes dos jornais, telejornais e de cada panfleto sindical do país. Por um lado a Veja reedita seu editorial de 2002 com a Hidra do PT e as alas esquerdas que tem que ser decapitadas, e questiona a (...)

Mais publicações: