Quinta 25 de Abril de 2024

Leandro Ventura





TODAS AS PUBLICAÇÕES

DEBATE COM A ESQUERDA

O eleitoralismo da esquerda e sua miséria de estratégia

09 Jul 2010 | Enquanto o PSOL dividia-se em torno de setores que estavam mais abertos a Marina Silva do PV e outros mais “resistentes” a esta guinada à direita, o PSTU desde final do ano passado dialogava com ambos insistindo que a candidatura deveria ser a de Heloísa Helena, expoente do (...)

DIREITOS HUMANOS

8 anos de Lula: com os torturadores, os arapucas e a impunidade policial

03 Jun 2010 | Depois de uma intensa campanha liderada pelo ministro da justiça e pelos ministros militares, e apoiada fortemente pela mídia e pela igreja, o III Plano Nacional de Direitos Humanos foi todo transformado em seu contrário. – JUDICIÁRIO BRASILEIRO DE MÃOS DADAS COM A DITADURA: (...)

ELEIÇÕES

Dilma, Serra e Marina suas propostas e as reais necessidades dos trabalhadores

03 Jun 2010 | Mal terminaram de ser enterrados os últimos mortos das enchentes no Rio de Janeiro, os principais candidatos da burguesia, Dilma, Serra e Marina Silva desfilam na TV sobre quais deles seria o melhor administrador e teria o melhor programa para o “desenvolvimento do (...)

CAMPANHA ELEITORAL DE SERRA E DILMA

Lucros para os capitalistas e demagogia para o povo

23 Apr 2010 | A cada dia que se aproxima outubro cresce o clima eleitoral no país. Em meio à série interminável de promessas de que os governos Serra e Dilma seriam voltados para o povo, fica evidente o mais profundo silêncio dos candidatos quanto às necessidades prementes do povo como moradia, (...)

TEORIA

Estudo preliminar sobre os pobres urbanos

09 Apr 2010 | A pobreza urbana tem sido uma condição estrutural do capitalismo e não um produto original do neoliberalismo do final do século. Entretanto, a acumulação de riqueza de um lado e a miséria do lado da classe que produz seu produto na forma de capital, nos dizeres de Marx, se foi (...)

AMÉRICA LATINA

A visita de Lula a Cuba e as iniciativas da burguesia brasileira pela restauração capitalista

11 Mar 2010 | A recente visita de Lula a Cuba esteve marcada por intensa polêmica nacional e internacional pela falta de condenação do presidente ao regime cubano quando morria um preso político, Orlando Zapata.

CRISE POLITICA EM BRASÍLIA

A prisão de Arruda e a podre democracia dos ricos

24 Feb 2010 | Para a mídia burguesa, para a OAB e segundo declarações de diversos dirigentes de partidos burgueses a prisão de Arruda estaria marcando uma quebra na impunidade na política brasileira, bem como uma mostra do fortalecimento das (...)

RETRATO DO BRASIL

Eike Batista, a concentração da riqueza, a associação com o Estado e o capital imperialista

15 Oct 2009 | A generosidade do governo Lula com este empresário “nacional” e do PAC se expressa nos R$ 3,2 bilhões que se conhece publicamente que foram concedidos pelo BNDES entre 2008 e 2009 para as suas empresas (para efeito de comparação, o orçamento prometido do REUNI é de R$ 2,4 bilhões (...)

RIO 2016

O povo de fora da Festa Olímpica

06 Oct 2009 | A Defesa de uma cidade sem “orgulho” e que precisa ser revitalizada é parte fundamental da campanha realizada pelo aliado de Lula, Paes e que tem se destacado por políticas como o muro em favelas e o “Choque de Ordem”.

PRÉ-SAL

o “nacionalismo light” de Lula favorece aos trabalhadores?

26 Sep 2009 | A retórica nacionalista de Lula e estes novos elementos “nacionalistas light” mesmo que significando uma maior fatia da renda do petróleo para o Estado brasileiro não significam uma transformação profunda, uma vez que a maior parte dos recursos deste governo como de outros é usado (...)

O PRÉ-SAL DE LULA

Elementos de uma política “pós-neoliberal” e continuidades com a ofensiva neoliberal

10 Sep 2009 | É necessário desenvolver uma política independente que leve a questionar não só a continuidade da sangria de recursos do país para as grandes multinacionais do petróleo, mas inclusive as medidas tomadas por Lula como marca de uma política menos pró-EUA e mais (...)

GRIPE SUÍNA:

Nossa saúde ou seus lucros!

07 Aug 2009 | As estrondosas declarações através das quais o governo procura aparecer como preparado frente à gripe A (gripe suína) estão, há semanas, em aberta contradição com a situação das emergências e unidades hospitalares em todo país que revelam a virulenta combinação da calamidade do sistema (...)

CRISE AMBIENTAL

Por onde começar a resposta?

18 Jul 2009 | Secas, furacões, tsunamis, e milhares de vidas perdidas. Destruição da biodiversidade em todos os continentes. 3 bilhões de pessoas vivendo sem saneamento básico. Gripe aviária na Ásia, gripe suína na América Latina. A burguesia tenta transformar a crise ecológica, em um problema de (...)

A POLÍTICA DE LULA quanto ao MEIO AMBIENTE e o CAMPO:

Viva os usineiros, as motos-serras e os grileiros!

27 Jun 2009 | Bilhões aos latifundiários, desmatadores e poluidores. Carta-branca aos grileiros e omissão frente aos assassinatos dos camponeses e lutadores sociais. Esta é fórmula do governo Lula para o campo e para o meio ambiente: uma política de aberto favorecimento dos grandes (...)

ATOS DE 1º DE MAIO NO BRASIL

Festas e missas: a classe operária sem representação política independente dos patrões e governo

13 May 2009 | Com mais de 2 milhões de demissões desde setembro, com cortes de salários e direitos, PDVs, suspensões de contrato, férias coletivas e ameaças pairando sobre a educação e saúde em muitos estados e municípios os trabalhadores brasileiros não tínhamos nada o que comemorar neste 1º de (...)

CONTRA OS ATAQUES PATRONAIS

Lutemos por uma saída operária independente para a crise!

23 Jan 2009 | Essa é uma crise estrutural do capitalismo mundial, a mais forte desde a década de 1930, e os capitalistas farão de tudo para defender seus lucros aumentando os ataques sobre a classe operária. Definitivamente temos que escolher: somos nós ou (...)

NACIONAL

O "petróleo é nosso" de Lula está manchado de sangue

06 Jan 2009 | Dia 5/12 foi anunciado que um grande acidente ocorreu nesta mesma plataforma gerando vazamento de óleo e assassinando um trabalhador terceirizado e ferindo outros dois.

NACIONAL

O petróleo é nosso?

19 Sep 2008 | Há muitos anos a Petrobrás é símbolo de um suposto “Brasil que dá certo”. Tal discurso é marcado por uma esperança nacional-desenvolvimentista, como se fosse possível que o país “encontre seu lugar ao sol” sem romper com o (...)

Debate sobre a Revolução Russa na USP

Há algo de novo no ar

09 Nov 2007 | Fukuyama voltou atrás e a história não acabou. A classe operária que tinha sua existência negada inclusive do ponto de vista sociológico, já é para alguns, ator coadjuvante. Há algo de novo no ar.

Mais publicações: