Quarta 8 de Maio de 2024

Leandro Ventura





TODAS AS PUBLICAÇÕES

A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima

Armas americanas, armas japonesas: ambas contra os trabalhadores

24 Mar 2007 | Os dois filmes recentes de Clint Eastwood, A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima mostram duas caras de um mesmo conflito imperialista. Os dois se ambientam na pequena e sulfurosa ilha de Iwo Jima, palco de uma importante batalha na Segunda Guerra (...)

A luta de classes e os marinheiros no pré-1964: uma tentativa de resistir ao golpe*

09 Feb 2007 | Nos anos anteriores a 1964, junto ao ascenso operário e popular, ocorriam fraturas na base das Forças Armadas. Este processo teve um desenvolvimento marcante entre os marinheiros antes do golpe e ficou conhecido pela “Rebelião dos Marinheiros”. Este processo e a rebelião trazem à (...)

Em defesa de Rosa ou de velhos reformismos?

19 Oct 2006 | A professora Isabel Loureiro foi chamada pelo CEUPES para ministrar uma palestra sobre Rosa e Lênin e teve o mérito de, em toda sua reflexão tentar fazer que tudo aquilo servisse para algo, porém seu esforço esteve marcado por um profundo pessimismo e isto baseado em Rosa – à (...)

Crônicas e debates sobre o curso livre de “marxismos” do CEUPES

O “Socialismo, palavra desgastada pelo uso” ou o Marxismo (de Leda e outros) desgastado pela falta de uso?

11 Oct 2006 | Não há muito espaço para o marxismo na academia, sabemos, e por isto a iniciativa do curso livre pelo CEUPES é louvável; porém, suas contradições, primeiro por se darem em forma “aula” cobram um preço em conteúdo.

Reflexões sobre o papel do Exército na formação do Estado semi-colonial brasileiro

10 Oct 2006 | O presente artigo se insere no marco do processo de elaboração ora em curso das Teses Fundacionais da LER-QI, nas quais estamos buscando, a partir de uma combinação entre o resgate das melhores tradições do movimento operário brasileiro e a crítica das principais correntes de (...)

Lições da história do movimento estudantil brasileiro e balanço da história da UNE

05 May 2006 | A universidade no Brasil sempre foi e ainda é elitista. "Evoluiu" de 0,1% a "massivos" 2,5% da população do país. Historicamente seu projeto atende aos interesses da burguesia nacional e, de forma mais mediada, de distintos imperialismos. A universidade no Brasil nunca foi de (...)

Sopram ventos de maio de 68: greve geral estudantil na França contra a precarização do trabalho

19 Mar 2006 | A luta contra a precarização do trabalho na França interessa a todos trabalhadores do mundo. A precarização do trabalho é uma necessidade do capitalismo decadente e tem sido aplicada em todos países.

Mais publicações: