Sexta 26 de Abril de 2024

Gênero e Sexualidade

Rumo ao I Encontro Nacional de Homens Trans:

Colocar de pé um movimento de milhares para arrancar nossos direitos

20 Feb 2015 | Nessa sexta, sábado e domingo acontecerá na USP o I Encontro Nacional de Homens Trans.

A transfobia nas escolas

20 Feb 2015 | O artigo de Wellington Soares na revista Nova Escola nos traz a visibilidade de uma pauta tão importante como é a necessidade de se discutir gênero e sexualidade nas escolas.

DENÚNCIA

A mulher trabalhadora na indústria da carne

20 Feb 2015 | Neste artigo, continuamos a denúncia, ao tratarmos da precária (e invisível na propaganda da Friboi e da Seara, uma brutal realidade que Tony Ramos e Fátima Bernardes não mostram) situação dos trabalhadores da indústria da carne no (...)

Cinquenta tons de cinza: o desejo permitido

19 Feb 2015 | Estreiou com grande sucesso o filme baseado no livro Cinquenta tons de cinza, um boom editorial que percorreu o mundo. Libertação sexual ou uma embalagem apresentável dos desejos feminimos?

Trabalhadores da USP organizam a exibição do filme PRIDE: Lésbicas e Gays apóiam os mineiros

19 Feb 2015 | A importância desse filme diz respeito a retomarmos a única estratégia de luta que pode abalar os pilares dessa sociedade capitalista.

Daniela Mercury bota o bloco na rua pelos direitos das mulheres

17 Feb 2015 | Daniela Mercury encerrou o desfile do seu bloco com seus bailarinos levantando bandeiras a favor da legalização do aborto, contra a violência sexual e pelos direitos das mulheres

Trotes: violência e estupros nas universidades de São Paulo

13 Feb 2015 | As matrículas nas universidades do estado de São Paulo começaram neste fevereiro e a sensação comum entre os estudantes recém-chegados é o medo. A incerteza está estampada em cada ingressante, mas a angústia maior é sentida pelas mulheres que passarão, a partir deste ano, à vida (...)

INGRESSADAS 2015

A recepção aos calouros na USP e o combate ao trote

13 Feb 2015 | Essa quarta feira, 11/02 foi o primeiro dia de matrícula presencial na USP. Um dia de muitas expectativas para milhares de calouros que conseguiram furar o filtro social do vestibular e entraram na reconhecida por todos, como a melhor universidade do país. Uma mistura de (...)

Eduardo Cunha e a Câmara dos Bons costumes da Ditadura

13 Feb 2015 | Ameaçado pelas investigações do Lava Jato não perde tempo para atacar os LGBT que conquistaram ano passado o reconhecimento da união estável, aprovando uma comissão especial para acelerar a tramitação de um projeto que reconhecerá família apenas por casais heterossexuais, que (...)

Transformar o repúdio a Eduardo Cunha em mobilização rumo ao 8 de março

13 Feb 2015 | As declarações de Eduardo Cunha geraram enorme repúdio nas redes sociais. "No mesmo dia em que ele disse que somente sob seu cadáver se legalizaria o aborto eu criei um evento no Facebook chamando a passar por cima do cadáver de Eduardo Cunha e legalizar o aborto. Para além da (...)

ORIENTE MÉDIO

As guerreiras de Kobane

11 Feb 2015 | Em 26 de janeiro passado, o Estado Islâmico (EI) foi expulso de Kobane, cidade próxima da fronteira da Síria e da Turquia que durante quatro meses se converteu no epicentro da resistência curda.

ACAMPAMENTO NACIONAL DA JUVENTUDE ÀS RUAS

Pão e Rosas também é sobre lésbicas, gays e mineiros

10 Feb 2015 | A aproximação da LGSM ao movimento de trabalhadores está verdadeiramente retratada no filme através da profunda relação entre o movimento LGBT e o movimento de mulheres. São as esposas, filhas, avós, mães e irmãs dos mineiros que organizadas em uma Comissão de apoio abriu a (...)

EDUARDO CUNHA E DIREITO AO ABORTO

Eduardo Cunha já está passando por cima dos cadáveres das mulheres

09 Feb 2015 | O recém-eleito presidente da Câmara dos deputados, Eduardo Cunha, em uma de suas entrevistas para o Estadão, em relação aos direitos democráticos das mulheres, declarou que "Aborto só vai à votação se passar pelo meu cadáver" (...)

TROTES NAS UNIVERSIDADES

Um trote escandaloso que chocou Sao Paulo

09 Feb 2015 | Nathália de Souza, ingressante do curso de pedagogia das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI – Região Oeste de São Paulo), foi queimada com ácido por estudantes veteranos, sofrendo lesões graves nas duas pernas e no umbigo no dia (...)

Em 2014, mais de 180 mil crianças ficaram sem creche em São Paulo

09 Feb 2015 | A batalha por conseguir uma vaga nas creches públicas acompanha todas as famílias trabalhadoras do município que, em grande parte, são derrotadas: em 2014, 228.056 crianças foram atendidas, enquanto outras 187.535 ficaram de (...)

Feminismo mastigável

06 Feb 2015 | Cresce a tendência das propagandas “feministas”. A luta passou das ruas para as mídias? Avanço ou domesticação?

Pride: lésbicas e gays em apoio aos mineiros

06 Feb 2015 | O nome do filme é Pride: orgulho. Um filme que emociona até as lágrimas, um filme poderoso que não tem o que perder. Pride se baseia na história do grupo LGSM (Lesbians and Gays Support the Miners), criado em 1984 em Londres para apoiar a grande greve dos mineiros britânicos (...)

Direitos LGBT

Nome social e Transcidadania, avanços e limites

04 Feb 2015 | Além disso, nós gostaríamos de refletir mais profundamente a relação entre essas medidas localizadas e o problema dos LGBTs no Brasil de conjunto: porque essas medidas seguem sendo parciais enquanto a homofobia e a transfobia continua (...)

Por um 8 de Março contra os ataques do governo Dilma

04 Feb 2015 | Rumo ao 8 de Março, as mulheres precisam se organizar para fazer uma grande manifestação contra as primeiras medidas tomadas pelo “novo” governo de Dilma com ataques e ajustes aos direitos trabalhistas, como é a reforma no setor (...)

Governo Alckmin ameaça direito à licença-maternidade

03 Feb 2015 | Governo Alckmin move uma ação direta no supremo tribunal federal para que todas as servidoras públicas em estágio probatório compensem os seis meses de afastamento antes de cumprirem prazo para obter estabilidade no (...)

Syriza, Podemos, a Frente de Esquerda e as mulheres

03 Feb 2015 | O Syriza é criticado pela ausência das mulheres em seu brilhante gabinete. Podemos, do Estado espanhol, também recebeu o ano passado, numerosas críticas de feministas pelas contradições entre seu discurso e sua prática a respeito da agenda de igualdade de gênero. Ambos agrupamentos (...)

Dia da visibilidade trans: não nos calamos, gritamos!

30 Jan 2015 | Reflexão de Virgínia Guitzel, militante da Ler-qi, da Agrupação Pão e Rosas e integrante da equipe editorial do Palavra Operária, sobre o Dia Internacional da Visibilidade Trans

Diana Assunção: “Desmonte da USP começa pelas creches, atingindo mulheres e crianças”

28 Jan 2015 | Nesta semana a Direção das Creches da USP soltou um comunicado anulando a matrícula de filhos de funcionários e estudantes. O argumento é de que o Plano de Incentivo à Demissão Voluntária (PIDV) teve adesão acima do previsto na Superintendência de Assistência Social (...)

Mais publicações: