Quarta 24 de Abril de 2024

Gênero e Sexualidade

A "hombridade" de Zago na CPI da USP: nenhuma preocupação real com as vítimas

26 Jan 2015 | Após meses de uma crise aberta pelas denúncias de estupros e trotes violentos na Faculdade de Medicina da USP, o reitor Marco Antonio Zago finalmente se pronunciou sobre os acontecimentos. Quarta feira, 21 de janeiro, ele compareceu a CPI das universidades estaduais (...)

TRANSPORTE PÚBLICO

Os encochadores e o machismo de cada dia

19 Jan 2015 | Após horas e horas de expediente de trabalho, mulheres em todo o país são forçadas pela péssima qualidade do transporte público a pegar ônibus, trens e metros extremamente lotados. FOTO UOL.

Carta Aberta à Leelah Alcorn

10 Jan 2015 | Leelah Alcorn , trans, 17 anos se suicidou no dia 29 de dezembro em Ohio nos Estados Unidos. Ela se soma aos 50% de pessoas trans nos Estados Unidos que cometeram ou tentaram se suicidar antes dos 20 anos.

Isadora Duncan, uma dançarina do futuro

29 Dec 2014 | Isadora Duncan considerava sua arte como um esforço para expressar, em gestos e movimentos, a verdade do seu ser. Desde o começo de sua vida, nada mais fez que dançar sua própria vida; quando criança dançava espontaneamente sobre coisas que cresciam a sua volta; adolescente, (...)

CPI da USP: As mulheres e vítimas devem ser protagonistas das investigações

23 Dec 2014 | Quarta feira, dia 17 de dezembro foi instaurada CPI para investigar as denúncias de estupros e assédios na Faculdade de Medicina da USP e nas demais faculdades paulistas.

Revolução Mexicana e as mulheres

Dolores Jiménez y Muro: Quem é esta mulher?

20 Dec 2014 | A fotografia que ilustra este artigo é, talvez, uma das mais famosas da Revolução mexicana iniciada em 1910. Na fotografia há apenas uma mulher, freqüentemente invisível atrás de Pancho Villa e Emiliano Zapata. Quem é esta (...)

Quem são as mulheres da USP?

17 Dec 2014 | Um contraponto entre a luta das trabalhadoras da USP e a elite feminina paulistana

Diana Assunção: “Avança a organização das mulheres trabalhadoras da USP”

16 Dec 2014 | Nesta semana se realizou o V Encontro das Mulheres Trabalhadoras da USP, que reuniu muitas das trabalhadoras que foram linha de frente da vitoriosa greve de 118 dias.

Os concursos de beleza e os padrões de beleza que a sociedade capitalista impõe as mulheres

15 Dec 2014 | Mulheres lindas, altas, com cabelos perfeitos, corpo esbelto e curvilíneo, rosto encantador, vestidas em longos vestidos de gala. O imaginário dos concursos de belezas está muito presente na vida das mulheres em nossa (...)

PANFLETO DA JUVENTUDE ÀS RUAS e do grupo de mulheres PÃO E ROSAS NA UERJ

Todo apoio à greve dos trabalhadores terceirizados da UERJ!

15 Dec 2014 | Mais um ano em que os terceirizados da UERJ ficam sem receber no final do ano. A empresa Construir, a REItoria e o Governo do Estado se revezam jogando a responsabilidade uns nos outros.

TRAVESTI É IMPEDIDA DE VIAJAR POR EMPRESA AVIANCA

Virgínia Guitzel: Sim, eu existo

12 Dec 2014 | Com uma grande denúncia difundida nas redes sociais, Virgínia Guitzel, militante do grupo de mulheres Pão e Rosas e também redatora do Jornal Palavra Operária que estaria na mesa de abertura do evento denuncia a empresa AVIANCA por transfobia após a empresa se recusar a aceitar (...)

Bolsonaro deveria estar preso por incitar a violência contra as mulheres

11 Dec 2014 | Bolsonaro já deveria estar preso por ser defensor dos crimes da ditadura, inclusive crimes que usavam o estupro como métodos de tortura.

Mulheres deveriam receber mais do que os homens, segundo a OIT

09 Dec 2014 | As mulheres deveriam ganhar mais do que os homens, pois, mesmo com maiores níveis de escolaridade e produtividade do trabalho, recebem menos em relação aos homens.

Show de horrores na Faculdade de Medicina da USP

04 Dec 2014 | A crise da Faculdade de Medicina da USP está longe de se fechar. Ainda assim, a Reitoria e o diretor José Costa Auler apostam na chegada das férias pra abafar o caso, e por isso não compareceram a nenhuma das Audiências Públicas convocadas pela Comissão de Direitos Humanos da (...)

Dia da mulher, o dia da revolução

01 Dec 2014 | Em 1917, o dia da Mulher começava com uma greve das operárias têxtis, e se transforma no primeiro dia da Revolução Russa. Essa greve não havia sido a primeira. As lutas operárias entre 1905 e 1907 incluíam nas suas demandas as necessidades das (...)

Virgínia fala sobre o ato por Justiça para Marcos Vinícius no dia 19/11

26 Nov 2014 | No último domingo ocorreu o ato por Justiça e Investigação para o caso de Marcos Vinicius, jovem homossexual (19), esfaqueado no Ibirapuera, point LGBT de São Paulo.

UNIVERSIDADE

Dia internacional de combate à violência contra as mulheres na USP

25 Nov 2014 | No dia 25 de novembro, no dia Internacional de Combate a Violência contra as Mulheres, aconteceu o lançamento da campanha "Chega da Violência, por uma USP feminista", e do abaixo assinado com as reivindicações tiradas no II Encontro de Mulheres Estudantes da (...)

25/11: dia internacional de luta contra a violência às mulheres

25 Nov 2014 | Os casos mais recentes que ganharam a mídia como o caso de Jandira, morta pela máfia do aborto clandestino no Rio de Janeiro e os estupros na Faculdade de Medicina na USP ecoaram o grito entalado na garganta de milhares que sofrem com a realidade da violência contra as mulheres (...)

Minas Gerais é o 3º estado com mais casos de abortos no Brasil

21 Nov 2014 | Recente estudo publicado pela UFRJ aponta que são mais de 865 mil abortos por ano no Brasil, sendo a quinta causa de morte materna.Minas Gerais aparece como o terceiro estado do país com maior número de internações por gravidezes que terminaram em aborto, atrás apenas da Bahia e (...)

Marcos Vinicius, presente! Basta de vítimas de homofobia e transfobia!

18 Nov 2014 | Nos jornais e nas redes sociais, pelo menos mais três assassinatos homofóbicos foram divulgados neste domingo (16).

Basta de violência homofóbica! Danilo e Raphael: estamos com vocês!

18 Nov 2014 | Nós, do Metroviários pela Base, repudiamos mais um caso de homofobia dentro do metrô que vitimou o metroviário Danilo Putinato e seu companheiro Raphael Martins no domingo dia 09/11. Danilo e Raphael foram covardemente agredidos por um grupo de cerca de 15 homens dentro de uma (...)

Virginia fala sobre a defesa de trabalhadora trans em fábrica ocupada por trabalhadores na Argentina

16 Nov 2014 | "Essa experiência é um grande exemplo pois descobre uma verdadeira maneira de garantir na vida real o respeito e à permanência no trabalho".

OPERAÇÃO HERODES

Mais impunidade dos “peixes grandes” da máfia do aborto clandestino

13 Nov 2014 | Seguem ocorrendo prisões da quadrilha do aborto realizada pela Operação Herodes no Rio de Janeiro. Chega ao número de 63 presos envolvidos na quadrilha. A Polícia Civil expediu 75 mandados de prisão através da Operação Herodes e ainda faltam 12 a serem cumpridos. Entre os membros da (...)

ENTREVISTA

O exame Papanicolau, a decadência da saúde e a luta pelos nossos direitos

11 Nov 2014 | Gilson Dantas, médico e doutor em sociologia, fala sobre o descaso do Estado frente às necessidades básicas da saúde da mulher.

Mais publicações: