Terça 23 de Abril de 2024

Gênero e Sexualidade

LUTA DAS MULHERES E LUTA DE CLASSES

Trabalhadoras do Brasil e da França falam de gênero e luta de classes

28 Mar 2013 | Na última terça-feira, dia 26 de março, os Coletivos Feministas Garçes e ROSA, junto ao Coletivo de Estudantes Solidários aos Trabalhadores em Luta, organizaram na Escola de Ciência Política de Paris, França, um importante debate com o tema « Mulher e Trabalho: a luta segue! ». Na (...)

DEBATE FRANÇA

"Mulher e trabalho: a luta continua!"

25 Mar 2013 | Na próxima terça Diana Assunção, diretora do Sintusp e dirigente da agrupação de mulheres Pão e Rosas e da LER-QI, estará na Escola de Ciência Politica de Paris no debate "Mulher e trabalho: a luta continua!" numa mesa com Karine, operaria e grevista da PSA Aulnay e Severine, (...)

LANÇAMENTO DA 2ª EDIÇÃO DO LIVRO “A PRECARIZAÇÃO TEM ROSTO DE MULHER”

Mais de 300 trabalhadores e estudantes lotam a Casa Socialista Karl Marx

17 Mar 2013 | No último sábado, dia 09 de março, como parte das atividades do dia internacional das mulheres, as Edições ISKRA e o grupo de mulheres Pão e Rosas, com apoio da Juventude Às Ruas organizaram o lançamento da 2ª edição do livro “A precarização tem rosto de mulher”. Com um auditório (...)

INTERVENÇÃO DE DIANA ASSUNÇÃO NO LANÇAMENTO DO LIVRO

“A precarização tem rosto de Mulher”

10 Mar 2013 | Estas mulheres passaram a enxergar que não há saída individual pra tamanha opressão e exploração. Sozinhas é muito difícil. Nós, militantes revolucionárias, como eu, acreditamos profundamente na força da classe operária, e acreditamos profundamente que quando este “exército silencioso” (...)

LANÇAMENTO

"A precarização tem rosto de mulher" é lançado no próximo dia 09 de março

07 Mar 2013 | No próximo dia 09 de março haverá o lançamento da 2ª edição do livro "A precarização tem rosto de mulher" das Edições ISKRA, que conta a história de luta das trabalhadoras e trabalhadores terceirizados da limpeza da USP. Nos anos de 2005 e 2011, a categoria organizou importantes greves (...)

CHAMADO ÀS MULHERES DA CSP-CONLUTAS

Adiante mulheres trabalhadoras e jovens! Abaixo os ataques de Dilma à classe trabalhadora e às mulheres!

26 Feb 2013 | Chegamos ao terceiro 8 de março, dia Internacional da Mulher, sob o governo Dilma. Durante esses anos, os que achavam que uma mulher no poder, simplesmente pelo fato de ser mulher, com a mesma política burguesa, poderia melhorar a vida das mulheres, se enganaram (...)

A PRECARIZAÇÃO TEM ROSTO DE MULHER

O processo de mobilizações na Índia e a luta pelo fim da opressão às mulheres

26 Feb 2013 | Publicamos na íntegra este artigo anexo que compõe a 2ª edição do livro A precarização tem rosto de mulher

NOVA EDIÇÃO DO LIVRO

“É preciso difundir as lutas das mulheres trabalhadoras porque nós não começamos do zero!”

08 Feb 2013 | No próximo 8 de março as Edições ISKRA e o grupo de mulheres Pão e Rosas lança a 2ª edição do livro “A precarização tem rosto de mulher”, organizado por Diana Assunção, diretora do Sindicato dos Trabalhadores da USP e responsável por sua Secretaria de Mulheres. Aqui publicamos uma (...)

94 ANOS DO ASSASSINATO DE ROSA

A atualidade de Rosa Luxemburgo frente ao sexto ano da crise econômica Internacional

08 Feb 2013 | Há noventa e quatro anos, no mês de janeiro de 1919, morria uma das mais brilhantes dirigentes revolucionárias do proletariado internacional, Rosa Luxemburgo. Nas séries de batalhas dos trabalhadores alemães iniciadas em 1918, a revolucionária polonesa foi capturada pelos (...)

NESSA SEXTA, III ENCONTRO DE MULHERES NO SINTUSP

29 Nov 2012 | Nessa sexta, das 9 as 16 horas, na sala 114 no Bloco B da Faculdade de Educação. Roda de discussão com a Secretaria de Mulheres do Sintusp, CSP-Conlutas, Movimento Negro Unificado, trabalhadoras terceirizadas da União e da Dima. (...)

ENCONTRO DE MULHERES NA ARGENTINA

Marchamos junto ao Pan y Rosas pelo direito ao aborto legal, seguro e gratuito, contra a violência às mulheres e pelo direito das mulheres trabalhadoras e da juventude!

02 Nov 2012 | Nos dias 6, 7 e 8 de outubro ocorreu o XXVII Encontro Nacional de Mulheres da Argentina. O grupo de mulheres Pan y Rosas participou com uma delegação de quase mil mulheres entre estudantes universitárias e secundaristas de todo o país, terciárias (formação para professoras), (...)

NA ARGENTINA E NO BRASIL EM DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER TRABALHADORA E DA JUVENTUDE!

Delegação do Pão e Rosas Brasil no XXVII Encontro Nacional de Mulheres da Argentina

01 Oct 2012 | Desde o Pão e Rosas Brasil, enviaremos uma delegação com as companheiras Marília Rocha, metroviária, e Rita Frau, professora, levando uma calorosa saudação às companheiras do Pan y Rosas da Argentina, que compartilham conosco dessa visão. Saudamos a grande delegação que as (...)

28 DE SETEMBRO: DIA LATINO-AMERICANO E CARIBENHO PELO DIREITO AO ABORTO

A luta pelo direito ao aborto no Brasil: basta de mulheres mortas por abortos clandestinos! Direito ao aborto legal, gratuito e seguro!

27 Sep 2012 | Retomar com força a luta pelo direito ao aborto é uma tarefa fundamental de toda a classe trabalhadora, dirigindo-se ao conjunto das mulheres para que tenham este direito elementar, causado pelas mazelas e contradições da sociedade capitalista. São as trabalhadoras e pobres as (...)

DECLARAÇÃO DO PÃO E ROSAS AO ENCONTRO DE MULHERES DA CONLUTAS

Sigamos os exemplos das mulheres egípcias e todas as lutadoras árabes, gregas, espanholas e chilenas!

01 May 2012 |

NESTE 8 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Sigamos o exemplo das mulheres da primavera árabe: nos organizemos para arrancar nossos direitos!

29 Feb 2012 | Marcharemos nesse Dia Internacional da Mulher quando entramos no 5º ano de crise capitalista internacional, marcado pela Primavera Árabe, processo da luta de classes que, ao lado das mobilizações nos países europeus, já expressam os resultados da crise em curso. A crise (...)

RESENHA DO LIVRO "O COMBATE SEXUAL DA JUVENTUDE" DE WILHELM REICH

Para além da miséria sexual

05 Dec 2011 | Voltar “à Reich” com o olhar marxista, deve ser encarado como parte deste exercício, de recolocar o tema da sexualidade como um aspecto das transformações humanas que almejamos. A burguesia, dizia Reich, não é capaz de encabeçar esta transformação, já que a sociedade capitalista se (...)

DECLARAÇÃO DO PAN Y ROSAS ARGENTINA E MÉXICO EM APOIO À LUTA DA USP

Exigimos a liberdade imediata de Diana Assunção, diretora do SINTUSP e lutadora pelos direitos das mulheres e a de todos/as os/as presos/as!

08 Nov 2011 | Na luta estudantil ainda aberta no Chile, na UNAM no México e agora na luta contra a militarização na Universidade de São Paulo, vimos as mulheres participar ativamente. Por isso, desde o grupo de mulheres Pão e Rosas Argentina, chamamos a todas as organizações de mulheres, de (...)

ENCONTRO DE MULHERES ESTUDANTES DA USP

Por uma estratégia independente na luta contra a opressão

20 Oct 2011 | Este Encontro tem sido articulado centralmente pelo PSOL e pela Marcha Mundial de Mulheres que termina seu panfleto dizendo “Mulheres em marcha para mudar a universidade!”. É o mesmo slogan que esta organização feminista ligada ao governo e ao PT utiliza nacionalmente clamando a (...)

CRÔNICA

"Você já leu esse livro aqui?"

29 Sep 2011 | Elisa trabalhava com Silvana. Um dia no trabalho Silvana lhe mostrou um livro que falava dela própria. Contava a história de uma luta das trabalhadoras terceirizadas da limpeza na Universidade de São Paulo. Contava que elas perceberam que não eram escravas e não poderiam ser (...)

28 DE SETEMBRO - DIA LATINO-AMERICANO E CARIBENHO PELO DIREITO AO ABORTO

Até quando decidirão por nós? Aborto legal, livre, seguro e gratuito!

25 Sep 2011 | Faz quase um ano que Dilma foi eleita a primeira mulher presidenta do Brasil com o discurso de que sua vitória representaria a transformação na vida das mulheres brasileiras, mas desde as eleições, vimos os direitos democráticos das mulheres serem trocados por votos retrocedendo a (...)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - LANÇAMENTO DO LIVRO "A PRECARIZAÇÃO TEM ROSTO DE MULHER"

Importante debate com Vírginia Fontes, Camila Valle, Nilzete de Souza e Diana Assunção na UFRJ

08 Jul 2011 | Ontem dia 07/07 ocorreu no IFCS-UFRJ uma importante atividade de lançamento do livro “A precarização tem rosto de mulher” organizado por Diana Assunção, dirigente da LER-QI, diretora do Sintusp e fundadora do Pão e Rosas Brasil, contando com a presença da mesma, da historiadora da (...)

RESENHA DO FILME "REVOLUÇÃO EM DAGENHAM"

Saiam todas!

06 Jul 2011 | 1968. 198 operárias numa Ford de 5 mil operários decidem iniciar uma mobilização por equiparação salarial entre homens e mulheres. Baseado em uma história real, é este o tema central do filme “Revolução em Dagenham”, do diretor Nigel Cole. Neste filme, muitos temas que dizem respeito a (...)

RIO DE JANEIRO

Lançamento do livro "A precarização tem rosto de mulher" com Virgínia Fontes na UFRJ

05 Jul 2011 | 07 de julho | 5ªfeira | 18h | IFCS/UFRJ Largo São Francisco de Paula, 01, Centro, Rio de Janeiro Debate com: Diana Assunção - organizadora do livro, diretora do Sintusp e fundadora do Pão e Rosas; Virginia Fontes - Professora da UFF e professora-pesquisadora da EPSJV/Fiocruz; (...)

Mais publicações: