Sexta 26 de Abril de 2024

Gênero e Sexualidade

Diana Assunção: "Já são mais de 950 mulheres na fila do papanicolau"

31 Oct 2014 | Neste mês de novembro será organizado o V Encontro das Mulheres Trabalhadoras da USP, organizado pela Secretaria de Mulheres do Sintusp. Uma das campanhas que a Secretaria vem levando adiante este ano diz respeito ao exame do (...)

Rita Frau comenta propostas de Dillma para o combate à violência contra as mulheres

26 Oct 2014 | Na reta final da campanha eleitoral, pesquisas mostram que Dilma Rouseff (PT) cresceu entre o eleitorado feminino. Dilma tem afirmado que o combate à violência contra a mulher será prioridade em seu governo através do programa Casa da mulher brasileira, caso seja (...)

Mobilizemos contra a homofobia e o machismo

17 Oct 2014 | Passado o primeiro turno das eleições para presidente, uma certeza se generaliza aos LGBT, mulheres e negros: nossos direitos elementares novamente seguem relegados aos interesses das bancadas fundamentalistas e setores conservadores. Enquanto cada dia surge um novo caso (...)

Dilma Rousseff se cala sobre a legalização do aborto

05 Oct 2014 | Na reta final do primeiro turno das eleições presidenciáveis brasileiras, os temas relacionados às questões democráticas da população mais uma vez passam longe do discurso dos três principais candidatos. O grave problema social dos abortos clandestinos, que aflige milhares de (...)

28 de setembro no Rio de Janeiro

Manifestação no Rio de Janeiro pelo direito ao aborto legal

30 Sep 2014 | Ontem (28/09) realizou-se na praia de Copacabana na cidade do Rio de Janeiro uma manifestação que reuniu cerca de 100 pessoas como parte das atividades que ocorreram em várias cidades da América Latina em referência ao dia Latino Americano e Caribenho pela descriminalização e (...)

Pão e Rosas no dia latinoamericano de luta pela legalização do aborto

29 Sep 2014 | Neste dia 28 de setembro o Pão e Rosas, junto a companheiros do Movimento Nossa Classe, Juventude às Ruas e LER-QI, compôs blocos nos atos de Campinas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Levy Fidelix: um discurso para matar homossexuais

29 Sep 2014 | Foi utilizando o espaço de um debate televisivo que, ontem, Levy Fidelix expressou o que há de mais reacionário e fascistizante na política brasileira, dando voz ao que setores conservadores como a bancada evangélica impõem de forma sistemática, mas menos escancarada, aos programas (...)

Quantas Jandiras mais?! Direito ao aborto legal seguro e gratuito já!

29 Sep 2014 | Declaração do grupo de mulheres Pão e Rosas frente ao dia 28 de setembro - dia latino americano e caribenho pela legalização do aborto

O “beija-mãos” da bancada evangélica na política brasileira

23 Sep 2014 | A entrada em cena de uma candidata com forte e assumida ligação às igrejas evangélicas como é Marina Silva, e também a presença de um candidato menos expressivo mas longe de ser algo a ignorar, como Pastor Everaldo, trás novamente à tona a discussão sobre a influência das Igrejas (...)

Declaração do Pão e Rosas frente ao dia 28 de setembro - dia latino americano e caribenho pela legalização do aborto

Quantas Jandiras mais?! Direito ao aborto legal seguro e gratuito já!

20 Sep 2014 | Quatro anos se passam e assistimos ao mesmo filme: disputa eleitoral e barganha dos direitos das mulheres. Duas entre os três principais candidatos são mulheres e todos estão a serviço dos empresários, banqueiros e latifundiários, aliados à conservadores e (...)

NENHUMA PUNIÇÃO AOS LUTADORES: ABAIXO A COMPENSAÇÃO DE HORAS! PAGAMENTO IMEDIATO DO ABONO SALARIAL DE 28,6%!

Boletim Nossa Classe USP #7

15 Sep 2014 | A reitoria da USP e o governo de São Paulo tentaram de todas as formas derrotar a greve dos trabalhadores das universidades estaduais. Agora, Zago que, foi obrigado a devolver os salários descontados e sofreu uma derrota na justiça, não quer cumprir nem mesmo o abono salarial de (...)

Basta de assassinatos, violência e mutilações aos LGBT!

Investigação e Justiça para João Donati já!

12 Sep 2014 | Tragicamente, nesta quarta-feira 10 de Setembro, mais um homossexual é brutalmente assassinado. João Antônio Donati, jovem trabalhador, 18, de Goiás, foi encontrado num terreno baldio com hematomas nos olhos e no nariz, a boca estava cheia de papeis e (...)

28 de setembro- Dia latino americano e caribenho pelo direito ao aborto

Basta de mulheres mortas! Construir uma forte campanha pelo direito ao aborto, à saúde e à maternidade plena!

05 Sep 2014 | Rita Frau, professora e membro da Executiva Nacional do Movimento Mulheres em Luta O aborto no Brasil continua sendo a terceira causa de morte entre as mulheres. São realizados um milhão de abortos por ano, tendo como o principal método o uso de misoprostol, princípio ativo do (...)

QUESTÃO DA MULHER

A luta das mulheres e o transporte público: um debate sobre os vagões exclusivos 

20 Jul 2014 | Há um tempo vem se desenvolvendo na esquerda e no movimento feminista uma discussão acerca da criação de vagões exclusivamente para mulheres (também conhecidos no movimento como “vagões rosas”).

Histórica greve do Hospital Universitário da USP

26 Jun 2014 | Entrevistamos Dinizete Xavier que foi trabalhadora do HU e atualmente é membro do comando de greve do Centro de Saúde Escola do Butantã.

WENDY GOLDMAN NO BRASIL!

“Mulher, Estado e revolução” de Wendy Goldman, chega ao Brasil em pleno maio operário

22 May 2014 | Não haveria momento melhor pra lançar o livro “Mulher, Estado e revolução” no Brasil. Em meio a greves operárias e manifestações, trazer a tona os debates mais profundos que os revolucionários e a classe operária russa levaram adiante será fonte inesgotável de lições para a classe (...)

DECLARAÇÃO DE MARÍLIA ROCHA, OPERADORA DE TREM DO METRO DE SP

Não podemos aceitar operar um trem com mulheres sendo assediadas!

17 Apr 2014 | Marília Rocha, operadora de trem do Metrô de São Paulo: "Dirijo todos os dias o vagão da linha vermelha e considero que nós, trabalhadoras e trabalhadores do Metrô, trem e ônibus, não podemos aceitar trabalhar em estações, operar trens ou dirigir ônibus normalmente, enquanto tem (...)

LANÇAMENTO MULHER, ESTADO E REVOLUÇÃO

As lições de 1917 na luta pela emancipação das mulheres

17 Apr 2014 | Nos dias 19, 20 e 21 de maio, em Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro respectivamente ocorrerão as conferências de lançamento do livro “Mulher, Estado e revolução” com a presença da autora, a historiadora norte-americana Wendy Goldman. A publicação, uma coedição da Boitempo Editorial (...)

BASTA DE VIOLÊNCIA POLICIAL CONTRA OS NEGROS E POBRES

Não deixemos o assassinato de Cláudia Silva ficar impune

19 Mar 2014 | No domingo 16/03 a polícia militar do Rio de Janeiro assassinou brutalmente Claudia Silva Ferreira. Cláudia era uma trabalhadora, negra, terceirizada, auxiliar de serviços gerais, mãe de 4 filhos, moradora de favela (...)

GRUPO DE MULHERES PÃO E ROSAS ABC!

Atividade 8 de Março na Cia do Nó

11 Mar 2014 | No último domingo, dia 09 de março a Professora Maíra Viscaya de Santo André, participou do 3º Sarau da Cia. Do Nó sobre a questão da mulher.

I ENCONTRO NACIONAL DO MOVIMENTO MULHERES EM LUTA

Jornal do Pão e Rosas

07 Mar 2014 | Chamamos todas as mulheres presentes neste Encontro a conhecer e debater com o grupo de mulheres Pão e Rosas. Porque exigimos nosso direito ao pão, mas também às rosas!

POLÊMICA COM O MOVIMENTO MULHERES EM LUTA

Dilma e o PT nunca poderão governar para a mulher trabalhadora

28 Feb 2014 | O Pão e Rosas, que integra o Movimento Mulheres em Luta, há tempos vem abrindo um debate dentro deste movimento sobre a política de exigência ao governo Dilma, que em nossa opinião muitas vezes se transforma em uma estratégia, ou seja, depositando toda a energia nisso e desarmando (...)

POR UM 8 DE MARÇO CLASSISTA E ANTIGOVERNISTA

Da Copa eu abro mão, pelos direitos das mulheres contra a Dilma e o patrão!

27 Feb 2014 |

DEBATE

Mesa sobre opressões na UFMG, organizada pelo D.A. da Fafich na calourada de 2014

22 Feb 2014 | A mesa foi composta por diversos movimentos sociais de mulheres e negros, pela professora e coordenadora do Nepem, Marlise Matos. A seguir, leia na íntegra a fala de Flávia Vale, uma das convidadas para o debate, do grupo de mulheres Pão e (...)

GRUPO DE MULHER PÃO E ROSAS LANÇA JORNAL ESPECIAL 8 DE MARÇO

Da Copa eu abro mão, pelos direitos das mulheres contra Dilma e o patrão!

21 Feb 2014 | Leia o novo Jornal do grupo de Mulheres Pão e Rosas: ESPECIAL 8 DE MARÇO

Mais publicações: