Quinta 25 de Abril de 2024

Governo Syriza na Grécia

Milhares de gregos se mobilizam na praça Syntagma contra a decisão do BCE

06 Feb 2015 | A decisão do Banco Central Europeu (BCE) de não aceitar os títulos gregos como garantia em suas operações de refinanciamento e os infrutíferos resultados que conseguiram o primeiro ministro, Alexis Tsipras, e o ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, em seu giro europeu, foram os (...)

O giro europeu de Tsipras para renegociar a dívida: os limites do Syriza?

05 Feb 2015 | Em sua primeira semana no Governo, o Syriza tratou de colocar em prática, à sua maneira, a parte do discurso que sustentou seu triunfo eleitoral: o fim da austeridade. As contradições entre as posições do imperialismo e a inflexibilidade da Alemanha deixam em aberto a questão: as (...)

Reflexões sobre a Grécia

04 Feb 2015 | A Grécia é um expoente máximo dos efeitos acumulados da crise econômica mundial. Como assinala o editorialista do Financial Times, Martin Wolf, o desemprego alcançou 26% e o PIB se encontra também em 26% abaixo do seu pico anterior à crise de 2008. O gasto da sociedade grega em (...)

Syriza, Podemos, a Frente de Esquerda e as mulheres

03 Feb 2015 | O Syriza é criticado pela ausência das mulheres em seu brilhante gabinete. Podemos, do Estado espanhol, também recebeu o ano passado, numerosas críticas de feministas pelas contradições entre seu discurso e sua prática a respeito da agenda de igualdade de gênero. Ambos agrupamentos (...)

O curso à direita do Syriza para governar com os capitalistas

03 Feb 2015 | A lógica pragmática de que “vale tudo” para chegar ao governo levou o Syriza não só a moderar sua resistência às instituições européias (já que sempre se mostrou favorável a acordos que possibilitassem a permanência da Grécia ao conglomerado imperialista da União Européia), mas também a (...)

O significado do triunfo eleitoral do Syriza na Grécia

03 Feb 2015 | O triunfo do Syriza, que muitos consideram “histórico”, representa um fato político de primeira ordem na Europa. A esquerda internacional não fica fora dessa influência. No Brasil, o PSOL fez ecoar estas expectativas.

A opção política do Syriza e o debate com a esquerda

03 Feb 2015 | Dentro de setores da esquerda, há uma operação para eximir a opção política do Syriza de responsabilidade. Mesmo os mais entusiastas em disfarçarem o real significado das alianças do Syriza e suas correspondentes iniciativas, agora encontram subitamente “contradições” das quais não (...)

Christian Castillo frente a vitória do Syriza nas eleições gregas

02 Feb 2015 | Declaração de Christian Castillo, dirigente nacional do PTS (organização-irmã da LER-QI na Argentina) e deputado estadual da província de Buenos Aires pela Frente de Esquerda e dos Trabalhadores, frente a vitória do Syriza nas eleições (...)

O novo ministro do Interior do governo do Syriza e a “obediência devida” da Polícia

02 Feb 2015 | O novo ministro do Interior grego, Nikos Voutsis, disse nesta quarta que o Governo do Syriza não será “revanchista” com a Polícia, senão que "respeitará" seu trabalho. "A confrontação de vocês com as pessoas nas manifestações criou uma impressão de autoritarismo. Eram ordens políticas (...)

Syriza e o acordo com a direita nacionalista: o pragmatismo no poder

29 Jan 2015 | A vitória do Syriza, contra a campanha da Troika e do governo de Samarás-PASOK mostrou a profunda insatisfação de amplos setores da população com os partidos do regime, assim como as grandes expectativas de acabar com os planos de ajuste, o desemprego e a crise social. Isto após 6 (...)

Syriza, o discurso econômico e a nova homofobia

29 Jan 2015 | Quem pensa que o moderado êxito do Syriza (não conseguiu a maioria absoluta apesar da desesperadora situação do país heleno) é uma vitória em si, sofre de uma ingenuidade ou perversidade sem limites. Syriza foi cedendo cada passo que conquistou até acabar compactuando com a extrema (...)

O povo grego dá a vitória ao Syriza

26 Jan 2015 | O triunfo do Syriza, que muitos consideram “histórico”, representa um fato político de primeira ordem na Europa. Desde 2008, o continente vive uma profunda crise econômica, à qual os governos responderam aplicando duras políticas de austeridade ditadas pela “Troika” (Banco Central (...)

Syriza pactua com os nacionalistas de direita para formar governo na Grécia

26 Jan 2015 | O líder do partido de direita nacionalista, Gregos Independentes (Anel) anunciou nessa segunda-feira que havia concordado em que seu partido apoie com seus votos o Syriza

Syriza ganha as eleições na Grécia e poderia alcançar maioria absoluta, segundo pesquisas de boca de urna

25 Jan 2015 | Na Grécia, seguidores do Syriza celebram os primeiros resultados de boca de urna.Foto: EFE/EPA/MICHAEL KAPPLELER

Quais são e o que defendem os principais partidos que disputam as eleições na Grécia

25 Jan 2015 | Neste domingo, 25 de janeiro, a Grécia viverá suas eleições gerais antecipadas. O Syriza, partido liderado por Alexis Tsipras, lidera as últimas pesquisas, seguido do partido conservador governante, o Nova Democracia.

Frente às eleições de 25 de Janeiro: Com os trabalhadores e o povo grego, contra os capitalistas e a Troika.

22 Jan 2015 | Neste 25 de janeiro se realizarão as eleições parlamentares antecipadas na Grécia, acompanhadas com grande expectativa em toda a Europa. Estas eleições acontecem no marco da profunda crise politica, econômica e social que sacode os alicerces da Grécia há mais de 6 anos, em que o (...)

Um governo Syriza é uma ameaça ao imperialismo alemão?

10 Jan 2015 | Junto à queda vertiginosa das ações gregas nas principais Bolsas de Valores, tanto o governo de Samarás quanto a União Européia reiniciaram a campanha de um cenário catastrófico de “caos” e “descontrole” para a população e o país se o Syriza chega a ser governo em (...)

Mais publicações:
  • 1
  • 2