Sexta 26 de Abril de 2024

..................................... Diana Assunção é diretora do Sintusp e trabalhadora da Faculdade de Educação.

“Geiza não é a primeira, exigimos que seja a última”

23 Mar 2015 | Na última sexta-feira a imprensa noticiou o assassinato de Geiza Aparecida Medeiros Martinez, 44. Ela era funcionária da Seção de Alunos do curso de Letras da USP, e tinha uma filha de 15 anos. No mesmo dia, a Secretaria de Mulheres do Sintusp publicou uma declaração repudiando (...)

Editorial Semanal

Governo Dilma em xeque, mas a resposta não pode fortalecer a direita

16 Mar 2015 | Este último domingo centenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de todo o país. Apesar dos inflados números da Polícia Militar e da TV Globo, os jornais tem divulgado o expressivo número de mais de 200 mil apenas na Avenida Paulista, o que em si mostra uma mudança de (...)

Organizar a insatisfação popular de forma independente do governo e da direita

10 Mar 2015 | A lista da Operação Lava-Jato atinge os principais partidos políticos burgueses, o que do ponto de vista do regime aponta uma tendência a mais acordos e pactos para livrar a cara de todos

Neste 8 de março, Dilma mostra mais uma vez que está com os patrões

03 Mar 2015 | Mais um 8 de março se aproxima, dia internacional de luta das mulheres, e em um Brasil governado pela primeira vez por uma mulher, a grande maioria das mulheres brasileiras vive em condições de pobreza, com os piores postos de trabalho, convivendo com mais de 50 mil estupros (...)

Nova publicação traz texto inédito de Trotsky sobre a luta das mulheres

26 Feb 2015 | Neste 8 de março virá a público a compilação de textos "Trotsky e a luta das mulheres" da Centelha Cultural em parceria com as Edições ISKRA

2015 e os primeiros “laboratórios” da luta operária contra os ajustes

24 Feb 2015 | O ano de 2015 começou com primeiras respostas operárias ao plano de ajustes do governo Dilma. A insatisfação popular, que expressa cansaço diante das mentiras dos governantes, derrubou a popularidade de Dilma, mas também de Alckmin e Haddad, logo no primeiro mês do ano. O voto no (...)

Por uma campanha de solidariedade internacional ativa ao povo grego

20 Feb 2015 | A “Troika”, conformada pelo FMI, a UE, e o Banco Central Europeu, aprofunda a chantagem sobre o governo grego para que aceite continuar com o ajuste e utilize os recursos para o pagamento da dívida pública. A solidariedade com os trabalhadores e o povo grego é mais necessária do (...)

Bloco de Carnaval "Oh abre vagas" denuncia Reitoria da USP e exige abertura de vagas nas Creches

12 Feb 2015 | No dia 11/02 ocorreu uma importante manifestação de trabalhadoras, trabalhadores, mães, pais e crianças das Creches da USP. Foi o Bloco de Carnaval "Oh abre vagas".

Insatisfação popular derruba a popularidade de Dilma e Alckmin

09 Feb 2015 | O último fim de semana foi marcado pelas estatísticas do DataFolha que indicam uma queda importante na popularidade de Dilma Roussef, além da queda de popularidade do governador de São Paulo Geraldo Alckmin e do prefeito de São Paulo Fernando (...)

Primeiro diário digital da esquerda na América Latina chega ao Brasil

03 Feb 2015 | Chega ao Brasil no próximo mês a novidade digital LaIzquierdaDiario lançada em 2014 pelo Partido dos Trabajadores por el Socialismo, o PTS da Argentina. No Brasil, com o nome EsquerdaDiario, vamos formar parte desta rede internacional de notícias dos trabalhadores e da (...)

Diana Assunção: “Desmonte da USP começa pelas creches, atingindo mulheres e crianças”

28 Jan 2015 | Nesta semana a Direção das Creches da USP soltou um comunicado anulando a matrícula de filhos de funcionários e estudantes. O argumento é de que o Plano de Incentivo à Demissão Voluntária (PIDV) teve adesão acima do previsto na Superintendência de Assistência Social (...)

Quem são as mulheres da USP?

17 Dec 2014 | Um contraponto entre a luta das trabalhadoras da USP e a elite feminina paulistana

Diana Assunção: “Avança a organização das mulheres trabalhadoras da USP”

16 Dec 2014 | Nesta semana se realizou o V Encontro das Mulheres Trabalhadoras da USP, que reuniu muitas das trabalhadoras que foram linha de frente da vitoriosa greve de 118 dias.

Dezenas de novos ativistas se elegem para o Conselho Diretor de Base do Sintusp

11 Dec 2014 | Nos últimos dias 10 e 11, ocorreu em dezenas de unidades da USP uma eleição democrática e muito bem organizada onde se elegeu uma grande maioria de trabalhadores que estiveram na linha de frente da greve levantando as bandeiras de nossa luta. A categoria somente tem a ganhar com (...)

Show de horrores na Faculdade de Medicina da USP

04 Dec 2014 | A crise da Faculdade de Medicina da USP está longe de se fechar. Ainda assim, a Reitoria e o diretor José Costa Auler apostam na chegada das férias pra abafar o caso, e por isso não compareceram a nenhuma das Audiências Públicas convocadas pela Comissão de Direitos Humanos da (...)

FRENTE À FALÊNCIA DA ESQUERDA

Por uma política revolucionária dos trabalhadores

02 Dec 2014 | Chamamos os trabalhadores e jovens que estiveram na linha de frente das manifestações de junho e das greves que sacudiram o país a construir uma organização revolucionária.

Campanha contra machismo e homofobia chega a centenas de milhares de pessoas

01 Dec 2014 | Na última semana as páginas da Folha de São Paulo e do Estadão estiveram estampadas com fotos de trabalhadores da USP carregando faixas contra os estupros no campus. Nesta mesma semana, os metroviários estão tomando conta das redes sociais com fotos de apoio à Danilo e Raphael, (...)

Um grito dos trabalhadores contra toda forma de opressão

21 Nov 2014 | É por isso que dá vigor e renova as energias revolucionárias ver a quantidade de trabalhadores que deram seus rostos pra estampar um grito de revolta contra a opressão.

PSOL E PT "JUNTOS"

A unidade da “esquerda” por mais direitos... junto com o governo do PT

17 Nov 2014 | Como "combater a direita" e lutar por mais direitos sociais junto com os que apoiam um governo e um partido financiado pelas empreiteiras envolvidas nos escândalos da Petrobrás e pelos investidores financeiros que lucram com a dívida pública do (...)

Após greve, Sintusp amplia conselho de base avançando na democracia operária

11 Nov 2014 | A vitoriosa greve dos 118 na USP, para além das conquistas salariais e imediatas, teve uma conquista fundamental, talvez a mais importante: o fortalecimento da categoria de trabalhadores da USP através da democracia operária e do surgimento de uma nova camada de (...)

Diana Assunção: "Já são mais de 950 mulheres na fila do papanicolau"

31 Oct 2014 | Neste mês de novembro será organizado o V Encontro das Mulheres Trabalhadoras da USP, organizado pela Secretaria de Mulheres do Sintusp. Uma das campanhas que a Secretaria vem levando adiante este ano diz respeito ao exame do (...)

A classe trabalhadora brasileira precisa de um novo partido revolucionário

15 Oct 2014 | Queremos abrir o debate da necessidade de construir um novo partido revolucionário da classe trabalhadora no Brasil que possa tirar as lições da experiência de integração do PT à democracia dos ricos bem como do fracasso da esquerda (...)

Entrevista com Diana e Pablito

Balanço e perspectivas frente ao primeiro turno das eleições

09 Oct 2014 | Diana e Pablito, diretores do Sintusp, fazem balanço das eleições e tiram conclusões políticas para próximo período.

Mais publicações: