Quinta 28 de Março de 2024

Partido

Primeiro diário digital da esquerda na América Latina chega ao Brasil

03 Feb 2015   |   comentários

Chega ao Brasil no próximo mês a novidade digital LaIzquierdaDiario lançada em 2014 pelo Partido dos Trabajadores por el Socialismo, o PTS da Argentina. No Brasil, com o nome EsquerdaDiario, vamos formar parte desta rede internacional de notícias dos trabalhadores e da juventude, que é a primeira experiência de um jornal diário digital com ideias de esquerda na América (...)

Chega ao Brasil no próximo mês a novidade digital LaIzquierdaDiario lançada em 2014 pelo Partido dos Trabajadores por el Socialismo, o PTS da Argentina. No Brasil, com o nome EsquerdaDiario, vamos formar parte desta rede internacional de notícias dos trabalhadores e da juventude, que é a primeira experiência de um jornal diário digital com ideias de esquerda na América Latina. O objetivo não é fazer um novo “portal” da esquerda, mas um verdadeiro diário de informação e opinião, com a perspectiva e o ponto de vista dos revolucionários sobre os mais variados temas. Um ponto de apoio para desmascarar as mentiras dos ricos e poderosos e dar voz aqueles que não tem acesso aos meios de comunicação de massas.

Este deve ser um instrumento para chegar a centenas de milhares na internet com as ideias de esquerda e revolucionárias, ao mesmo tempo que fortaleça a construção orgânica nos locais de trabalho e estudo. Para nós, que hoje impulsionamos o site Palavra Operária, já um dos mais visitados da esquerda brasileira com dezenas de milhares de visitas mensais, esta mudança se liga a uma nova etapa de construção de nossa organização, na qual nos colocamos como objetivo concreto chegar a setores de massa (o que também passa pela participação nas eleições) e ser um sujeito ativo no processo de reorganização sindical e política que tende a se recolocar com a crise do PT e os ataques que vem preparando o governo Dilma. Desde junho de 2013, fortalecemos nossa organização no movimento operário, dando exemplos na luta de classes e construindo o Movimento Nossa Classe, que já organiza hoje mais de 200 trabalhadores. Também organizamos um Encontro Nacional para debater as lições de junho para uma perspectiva revolucionária com 800 pessoas. Mas não nos contentamos, pois sabemos que o partido revolucionário não será fruto do nosso desenvolvimento evolutivo, mas que passará por confluir com setores de outras organizações da esquerda, seja no âmbito sindical ou político. São os debates que estamos realizando rumo a nosso V Congresso.

Hoje, ter a ambição de chegar a setores amplos pela via de um forte diário digital, é um dos primeiros passos que damos nesta perspectiva. Se trata de uma ferramenta ofensiva que pode ser tomada com tudo por trabalhadores e jovens que despertam para a política e que com suas jornadas exaustivas e pouco tempo para o lazer e também para a política podem acessar com muito mais facilidade e opinar de forma interativa sobre os temas que mais lhe interessar. Será também um espaço para a juventude poder escrever e opinar sobre os temas que mais dialogam com os jovens atualmente. Com um sistema interativo nas redes sociais (Twitter, Facebook, Whatsapp) apostamos chegar a centenas de milhares em pouco tempo e popularizar as ideias revolucionárias. Chamamos também todos os leitores, simpatizantes, familiares e amigos, além daqueles que já se inclinam para se organizar politicamente, a construir conosco a EsquerdaDiario, inclusive participando da campanha financeira que lançaremos para dar força máxima ao projeto.

Artigos relacionados: Partido









  • Não há comentários para este artigo