Quinta 28 de Março de 2024

..................................... Diana Assunção é diretora do Sintusp e trabalhadora da Faculdade de Educação.

GREVE DA USP

Os trabalhadores da USP deram mais um exemplo de luta

28 Jul 2010 | A confluência da política revolucionária da LER-QI em frente única com a maioria da direção do Sintusp e setores independentes, mostrou como um sindicato de luta pode transformar uma luta salarial em uma batalha de classe, combinando métodos combativos, um programa não corporativo (...)

MULHER TRABALHADORA

Mais creches, mais luta

13 Jul 2010 | No último mês, cerca de 20 pais (fura-greves) fizeram uma manifestação de repúdio durante um piquete na Creche Central da USP. Eles diziam querer garantir o direito que elas têm à creche. Mas o que fazer com as milhares de crianças, filhas de funcionários, estudantes, professores e (...)

LUTADORAS

Patrícia Galvão

09 Jul 2010 |

GREVE DA USP

Seus filhos não têm creche, nossos filhos passam fome

02 Jul 2010 | Essa semana, os principais jornais da burguesia brasileira amanheceram escandalizados com um acontecimento que, segundo eles, era de enorme crueldade: o piquete da Creche Central da Universidade de São Paulo.

VATICANO

No "abençoado" reino dos abusos e da pedofilia reina também a impunidade

23 Apr 2010 | A cada dia que passa aumenta o número de denúncias de abusos sexuais de crianças por parte de padres e sacerdotes. As capas dos jornais nos últimos dias retrataram a história das 8 vítimas abusadas sexualmente por padres durante a década de 1980 em Malta. Sobre este caso o Papa (...)

CONFLITO NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA USP

Lutar contra o assédio moral e pela qualidade de ensino!

23 Apr 2010 | Na USP, universidade do “diálogo” de Rodas, as trabalhadoras da Escola de Aplicação começaram a se organizar junto ao Sindicato pra lutar por melhores condições de trabalho, contra os abusos e assédio moral da Diretoria.

PELOS DIREITOS DAS MULHERES TRABALHADORAS! BASTA DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES! FORA AS TROPAS DO HAITI!

Ato de lançamento da Secretaria de Mulheres do SINTUSP contou com a presença de terceirizadas da Personal, da Escola de Aplicação e professoras em greve

10 Apr 2010 | Saudaram o lançamento da Secretaria a companheira Maria, ex-trabalhadora terceirizada da empresa PERSONAL, vigilância interna da USP, que está lutando junto a outros trabalhadores pra receber seus salários e direitos; as companheiras da Escola de Aplicação que hoje lutam contra o (...)

CATÁSTROFE NO RIO DE JANEIRO

"No lançamento da Secretaria de Mulheres do SINTUSP queremos gritar pelas mulheres trabalhadoras e pobres do Rio de Janeiro"

08 Apr 2010 | Queremos relembrar que em 2009, quando fizemos uma greve de mais de 57 dias na luta salarial e em defesa de nosso sindicato, e enquanto lutávamos contra o governo Serra que nos reprimia com a polícia invadindo a universidade, o povo pobre e os trabalhadores do Nordeste se (...)

BASTA DE PEDOFILIA E IMPUNIDADE

Que o governo brasileiro rompa relações com o Vaticano!

01 Apr 2010 | Em plena Semana Santa a Igreja Católica e o Vaticano se encontram no meio de uma enorme crise tendo sido alvo de denúncias de milhares de casos de pedofilia e abusos de menores por parte de sacerdotes. Assim como acontece com a burguesia e com os políticos burgueses, que todos (...)

MULHER TRABALHADORA

Pelos direitos da mulher trabalhadora, nos organizar desde a base!

26 Mar 2010 | Já não é mais novidade pra ninguém que as trabalhadoras são as que vivem as piores condições de trabalho, são maioria entre os precarizados, recebem os menores salários e ainda por cima são as que garantem as responsabilidades domésticas depois das intensas jornadas de (...)

SECRETARIA DE MULHERES DO SINDICATO DE SAPATEIROS DE FRANCA E PÃO E ROSAS ORGANIZAM DEBATE

Mais de 80 sapateiras de Franca participam de discussão em homenagem aos 100 anos de luta e resistência do 8 de março

10 Mar 2010 | A mesa foi composta por Edvânia Angela de Souza Lourenço, Profa. de Serviço Social da Unesp de Franca; Diana Assunção, coordenadora da Secretaria de Mulheres do Sindicato de Trabalhadores da USP e integrante do Pão e Rosas e Maria da Graça Bá, coordenadora da Pastoral (...)

KASSAB TEM MANDATO CASSADO

Kassab questionado na justiça enquanto São Paulo está entre aumento de impostos, tarifas e enchentes

25 Feb 2010 | Nesta última semana a prefeitura de São Paulo foi “surpreendida” com um pedido de cassação do mandato do prefeito Gilberto Kassab, decisão motivada pela denúncia de recebimento de doações ilegais durante campanha eleitoral de 2008: R$ 10 (...)

PLANO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS III

Mais demagogia lulista com as mulheres e os trabalhadores

10 Feb 2010 | Uma simples passagem no Plano Nacional de Direitos Humanos III, o PNDH-3, que explicitava apoio à aprovação do projeto de lei que descriminaliza o aborto, considerando a autonomia das mulheres para decidir sobre seu próprio corpo, foi alvo de uma enorme (...)

Programa Pão e Rosas na Rádio MUDA entrevista Diana Assunção, trabalhadora da USP, sobre a precarização do trabalho e faz homenagem à Mercedes Sosa

08 Oct 2009 | O programa Pão e Rosas dessa semana traz uma entrevista com Diana Assunção, trabalhadora da USP e integrante do Pão e Rosas sobre terceirização e precarização do trabalho. Saiba como a flexibilização trabalhista que vem ocorrendo nos últimos anos afeta a classe trabalhadora e, (...)

A TERCEIRIZAÇÃO DO TRABALHO NA PUC-SP

Fundação São Paulo, Dirceu de Mello e Higilimp: escravistas do século XXI

17 May 2009 | O último PUCViva publicou a carta de trabalhadoras terceirizadas da limpeza denunciando as condições de trabalho às quais são submetidas pela PUC-SP e pela empresa terceirizadora Higilimp, condições que vão desde comer em meio à baratas até não receberem vale refeição e vale (...)

FRENTE NACIONAL PELO FIM DA CRIMINALIZAÇÃO DAS MULHERES E PELA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO

De qual frente-única precisamos?

13 May 2009 | As políticas de frente-única que unificam setores em torno de uma bandeira comum são importantes, principalmente num momento em que a direita, encabeçada pela Igreja, já começa a se levantar. Mas é necessário saber que por trás de uma política de frente-única está plasmado um (...)

Diana Assunção:

Lutar pela unidade entre efetivos, terceirizados e temporários

13 May 2009 | A seguir entrevistamos Diana, trabalhadora da Faculdade de Educação, delegada eleita em sua unidade para o Comando de Greve e dirigente da LER-QI.

ENTREVISTA

“Na América Latina, a criminalização do aborto condena milhares de mulheres à morte”

26 Apr 2009 | Entrevistamos Diana Assunção, dirigente da LER-QI e integrante do grupo de mulheres Pão e Rosas, sobre os últimos casos no Brasil que envolveram a Igreja, médicos e meninas estupradas, e sobre a Campanha Latino-Americana: Basta de mortes por abortos (...)

IGREJA, UNIVERSIDADE E MULHERES

Na luta contra o obscurantismo

09 Apr 2009 | Estamos no ano de 2009, há alguns séculos do movimento filosófico chamado Iluminismo, mas é cada vez mais necessário retomar suas bandeiras de luta "pelas luzes" e contra o obscurantismo da Igreja.

A REACIONÁRIA IGREJA CATÓLICA

Para a reacionária Igreja na "defesa da vida" até o estupro de meninas é permitido

07 Mar 2009 | Aqui não se trata de uma posição individual, e tampouco de uma crença ou fé que cada um carrega para si. Estamos falando de uma campanha reacionária da Igreja Católica encabeçada, neste momento, pelo Arcebispo de Olinda, que contou com a bênção de membros do (...)

O PAPEL DAS MULHERES FRENTE À CRISE CAPITALISTA

Unidade das fileiras operárias para triunfar!

23 Jan 2009 | Em 1936, num momento em que os Estados Unidos ainda sentem as consequências da chamada “Grande Depressão”, se torna conhecida a militante Genora Johnson Dolliger, da ala esquerda do Partido Socialista norte-americano, e que mais tarde se aproxima dos trotskistas ingressando no (...)

ENQUANTO ISSO NO BRASIL...

Perseguição e violência contra as mulheres

29 Nov 2008 | Desde julho desse ano, a Justiça do Mato Grosso do Sul está indiciando, julgando e condenando 150 mulheres acusadas de prática do aborto numa clínica em Campo Grande, sendo que o número total de mulheres que devem passar pela investigação é de 1,5 mil. Até agora 37 foram julgadas e (...)

LUTAR CONTRA A VIOLÊNCIA ÀS MULHERES

Uma bandeira do conjunto da classe trabalhadora

21 Nov 2008 | Convocamos todos, ao lado dos companheiros e companheiras da Conlutas o ato contra a violência às mulheres, no sábado, dia 29/12 às 10h. Concentração na Praça Osvaldo Cruz (próx. ao metrô Paraíso).

MULHERES TRABALHADORAS

A crise pesará duplamente sobre nossas costas

17 Oct 2008 | A noção mais exata dos progressos de uma sociedade é dada pelas medidas práticas que são tomadas para melhorar a vida das mulheres. Hoje, é evidente que há pouca preocupação em torno disso já que as mulheres compõem cerca de 70% da população (...)

Mais publicações: